Juntos Somos + Fortes e Unidos Somos Melhores!
Seja Hoje Diferente:


Entenda como funciona e quais os tratamentos para o medo de voar

Quando existe uma necessidade de viajar, seja a trabalho ou nas férias, muitas pessoas acabam enfrentando uma situação corriqueira, mas que pode complicar os planos: o medo de voar. Ao sair da zona de conforto e cruzar o céu a bordo de um avião, helicóptero ou balão, por exemplo, existe muita gente que sofre do início ao fim da viagem. E outras que nem chegam a embarcar. 

Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 75% dos brasileiros têm algum tipo de medo ao encarar viagens aéreas, chamado de aerofobia. Isso resulta em três em cada quatro pessoas com problemas na hora de voar, que é c. 

Em contrapartida, uma pesquisa da Condé Nast Traveller aponta que o avião é o segundo meio de transporte mais seguro do mundo, atrás apenas do elevador. A pergunta mais frequente sobre o tema é se existe algum tipo de tratamento para diminuir o medo e se tranquilizar. E sim, existem métodos que podem te ajudar a sentir-se mais seguro. Confira algumas dicas para voar sem receios. 

Vários medos em um só momento

Andar de avião pode acabar acumulando alguns medos comuns que as pessoas têm, em apenas um momento. O medo de estar em locais fechados por muito tempo, chamado de claustrofobia, o medo de altura e da morte são algumas das fobias que podem acompanhar e causar o receio. 

Esse medo pode ser causado por alguma experiência traumática anterior, da pessoa ou de algum conhecido, que gerou algum tipo de bloqueio. A fobia é ainda mais forte. Lidar com o pavor faz parte do cotidiano e, nos aviões, qualquer turbulência causa medo, até em pessoas que já estão acostumadas a voar. 

Já a fobia é mais paralisante e pode, realmente, evitar que uma pessoa embarque, causando taquicardia, suor, mal-estar e, em alguns casos, até desmaios. Para começar um tratamento eficaz, é necessário identificar a origem desse medo e combatê-la, através de métodos desenvolvidos por especialistas.

Como tratar a aerofobia?

O perfil das pessoas que possuem fobia de avião ainda é uma incógnita no meio psiquiátrico, mas já existem algumas ferramentas que colaboram com a diminuição do medo e podem ajudar a conseguir embarcar em uma viagem com maior tranquilidade e sem sustos. 

Há um consenso de que uma das formas mais eficientes de se tratar esse e outros tipos de fobia é a exposição lenta, gradativa e segura da pessoa ao seu medo, para ir confrontando-o, aos poucos. Alguns métodos, inclusive tecnológicos, são utilizados para ajudar nesse tratamento, como simuladores e realidade virtual. 

Imagine-se voando sem sair do chão, totalmente seguro e confortável. Se você é uma das pessoas que sofre de aerofobia, pode experimentar um simulador de voo, ou até mesmo óculos de realidade virtual, usados em videogames, para conseguir ter as sensações e ir derrotando o medo, aos poucos, até chegar no voo, de fato. 

Falar também ajuda. É por isso que também existem tratamentos com terapeutas e psicólogos, em sessões de conversas, individuais ou em grupo, em que as pessoas expressam as razões de seus medos, ou contam experiências que tiveram, e o profissional identifica a origem do problema. Esse método é chamado de teoria cognitiva-comportamental. Há opções até de hipnoses, que são menos comum, mas também podem funcionar, como a Hipnose Ericksoniana.

Como diminuir a tensão em um voo real?

Se você pretende enfrentar esse medo ou está com alguma viagem marcada, é importante criar um ambiente que seja propício para te deixar o mais calmo possível. Se estressar com atrasos, bagagens e problemas no aeroporto já são motivos que afastam as pessoas, antes mesmo de o avião ligar os motores. 

Por isso, tenha uma boa noite de sono na véspera e chegue no local de embarque com antecedência, com todos os documentos necessários para sua viagem à mão e com fácil acesso. Passou por isso e conseguiu entrar no avião? Agora, procure relaxar e respire fundo. 

Se você tem medo, evite as poltronas com visão para a janela; sente-se próximo ao corredor. Procure coisas para fazer durante a viagem, para que o tempo passe e você tenha uma distração. Leve um bom livro, baixe um joguinho no celular ou atualize a sua série favorita, assim você nem vai perceber que está voando. A fobia é tratável, então não se preocupe. Procure um profissional, inicie um tratamento e logo estará se sentindo nas nuvens. Literalmente! 
Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee