Fortes e Unidos Somos Melhores!
Conheça a origem da queridinha tapiocaSaiba tudo sobre a história da tapioca e descubra a origem desse prato que se tornou uma iguaria no mundo fitness.
A tapioca é uma herança indígena, cujo seu nome deriva do tupi tipi’óka — coágulo — como é chamada a farinha gerada a partir do amido da mandioca, além das panquecas feitas com essa especiaria, típicas da culinária do Nordeste.
Essa iguaria indígena conquistou vários povos devido à sua versatilidade. É possível adicionar diferentes ingredientes e receitas à sua mistura a fim de criar sabores incríveis e inesquecíveis para o paladar.
História da tapioca
Quando os portugueses chegaram até o Brasil, não possuíam nenhum conhecimento sobre a mandioca, tampouco sobre suas utilidades. No entanto, ao se aproximarem dos índios, gradativamente absorveram alguns de seus costumes e passaram a se interessar pela tapioca, que foi levada por eles a outros continentes.
Por vários anos, os portugueses, os africanos e os outros povos que chegaram até o Brasil Colônia se alimentaram de mandioca. Ela substituiu o pão e, por ser um produto barato e de fácil acesso, foi a principal fonte de alimento de inúmeras famílias.
Com o passar do tempo, o tubérculo foi disseminado em todo o país e até mesmo em outros continentes, graças à abundância, flexibilidade e a extrema facilidade de cultivo.
No entanto, por mais que seja o principal alimento da tribo indígena e que tenha agradado tanto os portugueses quanto os africanos, a aderência de outros alimentos na cultura brasileira, como o café e a cana-de-açúcar, restringiu a tapioca à determinadas cidades nordestinas e também à zona rural.
Porém, nos dias de hoje, a tapioca voltou a se destacar devido às dietas, o culto à boa forma corporal e o mundo fitness, pois ela não possui glúten, é facilmente digerida e é rica em carboidratos, sendo recomendada até mesmo para os celíacos.
Como a tapioca é preparada?
Rica em cobre, ferro, potássio, ácido fólico e vitaminas K e B, o consumo moderado de tapioca auxilia na circulação sanguínea, proteção dos ossos e também na digestão, pois melhora o trânsito do intestino e, assim, evita inflamações e dores.
A tapioca é produzida a partir da goma da mandioca — conhecida em algumas regiões como macaxeira ou aipim — que é colhida, tem sua casca retirada, é ralada e, por fim, espremida.
O caldo gerado é reservado dentro de uma vasilha para ficar em descanso e, depois de um certo tempo de repouso, o amido pode ser encontrado no fundo desse recipiente.
Esse amido — também chamado de polvilho — é usado para a preparação da tapioca. A partir dele, podem ser utilizados tanto recheios doces como recheios salgados, de acordo com o que a criatividade e a fome mandarem.
Os recheios salgados mais populares são carne seca e queijo, já os doces são coco e leite condensado, entretanto, essa popularidade também varia de acordo com a região.
Onde a tapioca pode ser encontrada?
Atualmente, encontrar a tapioca é uma tarefa bem simples, seja já pronta para o consumo imediato ou até mesmo em formato de goma.
A goma está disponível em feiras, supermercados e é vendida até mesmo por vendedores ambulantes, enquanto a tapioca pronta pode ser encontrada em lanchonetes e restaurantes em todo o Brasil.
Além disso, é possível achá-la também em alguns pontos turísticos do Nordeste, como as barracas de Maceió e Olinda, onde há a degustação dessa especiaria.