Juntos Somos + Fortes e Unidos Somos Melhores!
Seja Hoje Diferente:


Ter um sono reparador é fundamental para manter a saúde e ter um dia produtivo

Dormir bem é essencial para garantir a saúde física e mental, segundo médicos e especialistas no assunto. No entanto, este é um privilégio que tem se tornado cada vez mais raro. Pular da cama para encarar a rotina puxada pode ser ainda mais difícil se a noite não foi boa.

Os paulistas não dormem bem

Uma pesquisa conduzida por cientistas do Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 2019, apontou que uma em cada três pessoas na cidade de São Paulo (SP) apresenta algum distúrbio do sono — em especial a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), condição na qual a respiração é interrompida por breves períodos, causando microdespertares.

Mas a SAOS não é a única coisa a tirar o sono dos brasileiros. A insônia, por exemplo, pode ocorrer em um terço dos adultos, de forma crônica ou esporádica, prejudicando muito a qualidade de vida e a produtividade do indivíduo.

A médica especialista, Dra. Dalva Poyares, do Instituto do Sono, diz que a falta de sono é incompatível com a vida. É que enquanto dormimos, nosso corpo se regenera e se prepara para o dia seguinte. Diversos processos são realizados durante o descanso para manter a imunidade em dia, a musculatura pronta para as atividades rotineiras, a memória estabelecida, entre outros.

Estilo de vida

Ter uma noite de sono restauradora tem muito a ver com os hábitos de cada um. E para acordarmos bem, precisamos, obviamente, ter dormido bem.

Muitos médicos afirmam que a maioria dos transtornos relacionados ao sono podem ser tratados sem uso de medicação, apenas com a mudança na rotina do paciente e de seus costumes. Essa é a famosa higiene do sono, que prega algumas coisas como:

Praticar atividade física, mas nunca à noite;

Evitar o consumo de bebidas cafeinadas, após às 17h, como chá, café, chocolate, refrigerantes de cola;

Ir para a cama quando estiver realmente com sono;

Manter o celular desligado e em outro cômodo;

Cobrir ou desligar todas as luzes de stand by dos aparelhos eletrônicos;

Manter uma temperatura amena no quarto;

Manter o quarto escuro e silencioso;

Fazer uma refeição leve à noite,

Estabelecer uma rotina de horário para ir dormir.

E para acordar?

Deixar o conforto da cama para encarar o dia pode ser difícil para a maioria das pessoas. Se isso ocorre nas primeiras horas da manhã, então, acaba sendo até uma tortura! Mas, é possível tornar o hábito de acordar cedo sem sofrimento. Algumas dicas preciosas podem ajudar neste momento tão delicado:

Sem adiar: nada de botão soneca ou de “mais 5 minutinhos”. Levante da cama assim que o despertador tocar e, se for muito difícil, coloque o aparelho longe de você para se obrigar a ter de sair dela para acabar com o barulho incômodo;

Escolha um som agradável: o despertador não precisa ser um inimigo. Você pode optar por uma música que soe bem aos seus ouvidos. Só tome cuidado para não ser uma melodia muito relaxante ou de ninar;

Hidrate-se: deixe um copo ou garrafa de água ao lado da cama e, antes mesmo de se levantar, tome um pouco. O organismo ficou horas em jejum e o líquido vai ajudar a despertar e dar energia para o dia que começará,

Exercite-se: no começo, pode ser ainda mais difícil sair da cama para malhar, mas lembre-se de que tudo é uma questão de hábito. A prática de atividade física pode ser tão prazerosa, ao longo do tempo, que se torna um vício e o corpo vai “pedir” para acordar para se exercitar — e sua saúde vai ganhar muito com isso!
Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee