Blog Diferente Para Ser Diferente
Blog Diferente Para Ser Diferente, Vem Com a Gente!

Fortes e Unidos Somos Melhores!
Seja Hoje Diferente:

Reprodução Divulgação

Saiba quais são os melhores esportes para praticar em casa e descubra como fazê-los. 

O sedentarismo é um dos grandes males mundiais e tem o Brasil como líder. Os prejuízos causados pela ausência da prática de exercícios vão desde doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade até — em casos extremos — morte súbita.

Entende-se que a correria do dia a dia muita das vezes impossibilita que uma academia seja frequentada com regularidade, no entanto, há outras alternativas, como esportes para fazer em casa com facilidade e no seu tempo.

5 esportes simples para praticar dentro de casa

Há uma ampla gama de esportes que podem ser praticados no conforto do seu lar. Confira 5 deles e escolha o que melhor se adapta à sua rotina e se encaixa em suas necessidades.

Pilates

Há alguns exercícios simples de pilates que podem ser feitos em casa, no entanto, é necessário tomar alguns cuidados, como respirar corretamente, ter a postura certa e se concentrar completamente no momento da sua realização.

Além disso, os exercícios realizados em casa são classificados como “solo” e nenhum equipamento precisa ser utilizado, o que os torna ainda mais fáceis. Dessa forma, ter um colchão ou tapete confortável já é suficiente. 

Alguns exemplos de exercícios de pilates são:

Posicionamento escapular: posição de 6 apoios (joelhos, pés e mãos) e flexão da coluna e das escápulas; 

Swimming: posição e movimentos de um nadador, respirando e inspirando,

The one leg kick: posição de bruços, com os cotovelos flexionados apoiados no chão e as mãos unidas. Elevação alternada das pernas, sem deixar os joelhos encostarem no chão.

Yoga

Para praticar yoga em casa, é importante criar uma rotina e tentar segui-la à risca, além de ter um lugar calmo e confortável reservado para fazer os exercícios.

É recomendado fazer os movimentos em jejum para evitar refluxos, mas caso a fome não permita, opte por um suco ou um pouco de mel e aguarde meia hora antes de iniciá-los.

Ter um tapete de yoga, além de almofadas, e vestir roupas adequadas, garantem o conforto e permitem que você se movimente livremente, então não dispense esses itens.

Ademais, meditar durante a prática é excelente para que a execução das posições seja segura e tranquila. Mas é necessário, sobretudo, conhecer e respeitar os limites do próprio corpo. 

Pular corda

Muitos podem não saber, mas pular corda é um esporte reconhecido no Brasil e foi denominado double dutch. Esse exercício é excelente para quem quer entrar em forma ou mantê-la, além de ser um velho conhecido da infância de grande parte das pessoas. 

Além disso, o esporte também auxilia no fortalecimento do coração e pode ser usado como um aquecimento para outros exercícios. 

É necessário ter coordenação motora para executar os movimentos simultâneos — “bater” a corda e pular no momento certo —, no entanto, a prática em casa costuma ser bem simples, já que é feita individualmente.

Além de uma corda pequena e roupas adequadas, é indicado que seja usado um bom tênis, que possua absorção de impacto. Além disso, se possível, o pratique em cima de uma superfície macia, como grama, carpete ou tapete. 

Corrida

A corrida pode ser praticada dentro de casa com o auxílio de uma esteira elétrica e no quintal ou condomínio. É um exercício simples, que pode, inclusive, ser combinado com o double dutch.

Independentemente de como for praticado, é importante escolher o tênis adequado e vestir roupas leves, que permitam tanto a movimentação quanto a respiração corporal, a fim de evitar problemas como assaduras, bolhas e calos.

Os benefícios da corrida são incontáveis e, entre eles, estão: melhoria do nível de colesterol, redução do peso corporal, aumento da massa muscular, diminuição do risco de infarto, ativação da circulação sanguínea, etc. 

Ciclismo
Por fim, o ciclismo, assim como a corrida, pode ser praticado por meio de um aparelho elétrico — nesse caso, uma bicicleta — e no quintal ou condomínio, com uma bike comum.

Como em todos os esportes citados anteriormente, o cuidado na escolha da roupa e do tênis utilizado é primordial e, além disso, também é importante tomar cuidado com os possíveis obstáculos no caminho e com a velocidade da pedalada, a fim de evitar acidentes.

As vantagens da prática do ciclismo incluem o fato de ser um exercício de baixo impacto para as articulações, além de controlar a glicemia sanguínea, aumentar o fôlego, melhorar a resistência muscular e proporcionar a sensação de bem-estar.
Postagem Anterior Próxima Postagem
 Juntos Somos Mais Fortes, Unidos Somos Melhores e Que Seja Hoje Diferente
Novos Artigos

GeraLinks - Agregador de links