Pin-up é uma palavra da língua inglesa que designa uma pessoa bastante atraente retratada em um pôster e também o próprio pôster.

Apesar de ter os dois significados, o conceito ficou mais conhecido como designação de um estilo, o estilo pin-up, representado em fotografias, pinturas ou desenhos de mulheres que eram publicados em antigas revistas femininas, calendários, cartazes ou catálogos.

Popularidade do termo pin-up

A expressão ficou muito conhecida porque durante o período da II Guerra Mundial, os soldados tinham o hábito de pendurar essas imagens nas paredes dos alojamentos.

A expressão pin-up se tornou popular no início da década de 40.

As pin-ups, também chamadas de pin-up-girls, eram representadas por imagens de mulheres mais sensuais ou provocativas, mas que transmitiam um pouco de ingenuidade.

Além de representar um estilo estético, as pin-ups acabaram sendo uma tendência pioneira de comportamento mais livre, porque não era comum que mulheres fossem fotografadas de maneira tão sexy.

As pin-ups tinham corpo voluptuoso, aspecto clássico, visual retrô e bastante feminilidade. Quase sempre as pin-ups eram atrizes ou modelos da época.

Origem do estilo pin-up

Apesar de o termo ter sido criado entre 1940 e 1950, existem registros de imagens do estilo ainda no século XIX, por volta do ano de 1890.

Um exemplo disso são os cartazes dos antigos cabarés franceses ou de propagandas que foram consideradas de vanguarda para a época.

O pintor peruano Alberto Vargas foi o primeiro a usar imagens de pin-ups em suas obras e por esse motivo ficou conhecido como o “pai das pin-ups”.

As pin-ups atualmente

Atualmente o termo é mais usado para definir uma tendência estética do que um comportamento.

As pin-ups de hoje buscam repetir o estilo clássico das modelos, quase sempre composto por batom vermelho, olhos bem delineados, cabelos no estilo rockabilly e roupas em estilo retrô.

O estilo pin-up passou a fazer parte da cultura pop e é usado até mesmo como fantasia.

Também é possível encontrar artigos desse estilo em mercado de produtos no estilo retrô e vintage.

São exemplos do estilo pin-up moderno Amy Winehouse, Dita Von Teese e Katy Parry.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee