A Amazônia abriga a mais rica biodiversidade do mundo e é essencial para o equilíbrio climático de todo o planeta e as chuvas que se espalham pelo continente. Na natureza, tudo está interligado: inclusive nós a ela.
A água que chega em nossas casas e a comida em nosso prato estão intimamente ligadas à existência das florestas. Ou seja, o desmatamento coloca em risco as coisas mais simples e essenciais da nossa vida.
Mesmo assim, a Amazônia vem sendo continuamente desmatada.
Enquanto você lê este texto, o equivalente a 6 campos de futebol está sendo destruído na Amazônia. Apenas em 2018, mais de um bilhão de árvores foram perdidas - este foi o maior desmatamento dos últimos 10 anos!Os rios da Amazônia estão sendo contaminados e espécies da sua fauna e flora extintas - muitas delas não existem em nenhum outro lugar do mundo! Áreas que deveriam ser protegidas pela lei estão sendo invadidas, loteadas, exploradas ilegalmente ou transformadas em pastagens. Quase 20% da sua área já foi destruída, e cientistas afirmam que estamos muito perto de atingir um ponto que não será mais possível reverter os graves impactos desta destruição.
Nada disso é novidade, mas a situação só tem piorado, e rapidamente.
Como vamos nos explicar para as futuras gerações? Você já pensou nisso?
Se não agirmos agora, as consequências serão irreversíveis e a própria existência da humanidade, ameaçada.
Junte-se a Nós, assine a petição online clicando aqui
O QUE O GOVERNO PRECISA FAZER?
Adotar o Desmatamento Zero
NENHUM HECTARE A MENOS DE FLORESTA. Já temos áreas mal aproveitadas ou abandonadas suficientes para garantir a expansão da produção agropecuária, sem que novas áreas de floresta sejam desmatadas.Respeitar os direitos originários dos povos indígenas às suas terras tradicionais e o direito ao seu modo de vida;
Retomar imediatamente as demarcações de terras indígenas;
Proteger os territórios das comunidades tradicionais, de modo a garantir o modo de vida de suas populações;
Combater a grilagem, os crimes ambientais e a violência no campo.
Assine a petição online agora mesmo clicando aqui