segredos de networking
Ilustração Divulgação Reprodução

Cofundador do Clube Rampa conta quais são os caminhos para a construção de uma rede de contatos sólida, baseada no relacionamento profissional

A cada ano que passa, surgem mais e mais brasileiros com o forte desejo de ter seu próprio negócio. O relatório do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022 relatou que 67% da população brasileira adulta está envolvida com empreendedorismo, seja porque já tem um negócio, seja porque está fazendo algo concreto para iniciar um ou seja porque tem a intenção e a convicção de começar a empreender nos próximos três anos. Esse desejo também está presente entre os mais jovens. Segundo uma pesquisa realizada este ano pela Yubo, 50% dos jovens entre 13 e 25 anos pretendem abrir um negócio próprio no futuro e apenas 25% disseram que a possibilidade nunca fez parte de seus planos. 

“Os jovens estão sentindo cada vez mais a necessidade de revolucionar a forma de empreender no Brasil. Mas, para fazer dar certo, é preciso que haja um estudo preliminar de mercado que mostre as dores que o novo negócio irá resolver, além de uma análise de concorrência. Uma maneira de evitar erros bobos é a participação de grupos de networking. A nova geração conta com o privilégio de ter acesso a boas e grandes histórias de sucesso através desses relacionamentos com empresários renomados”, afirma Tiago Oliveira, cofundador do Clube Rampa, grupo de especialistas focado na educação empresarial que vem redirecionando empreendedores no caminho do sucesso por meio do aperfeiçoamento da gestão estratégica de seus negócios. 

O executivo, que lidera poderosos grupos de networking mensais, aponta quatro fatores que podem alavancar a carreira de jovens empreendedores:

  • Crie relacionamentos que acelerem a conquista de seus objetivos

Criar e expandir relacionamentos de qualidade e alinhados com seu propósito (ainda que em um primeiro momento esse alinhamento não pareça muito claro) multiplica as chances de qualquer profissional, tanto o empreendedor como o que pretende construir uma carreira como parte de uma organização já constituída. Uma rede de contatos pensada estrategicamente potencializa todo o conjunto de experiências, talentos e conhecimentos de um profissional. “Tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, ninguém prospera isoladamente. Nossa evolução na vida, em todos os aspectos, depende da colaboração e da reciprocidade. Participar de grupos de networking é indispensável para empreendedores que querem alavancar seus resultados”, analisa Tiago Oliveira.

  • Grupos de networking: onde encontrar?

A importância do networking vai além do que se faz; o foco deve ser em como se faz. Participar de eventos e espaços profissionais é essencial, mas conexões podem ser estabelecidas em qualquer ambiente social. Expandir relacionamentos para fora da área de atuação é benéfico, quebrando barreiras tradicionais. Atividades como cursos, clubes e grupos esportivos também podem gerar contatos valiosos para a carreira.

  • Deixe a timidez de lado

Transpor bloqueios pessoais é indispensável para os jovens que desejam participar de experiências coletivas. Muitos deixam de interagir por insegurança e timidez - e perdem boas oportunidades. “Aproveitar esses momentos para se envolver em conversas, compartilhar perspectivas e apresentar seu trabalho é o ponto de partida para construir e sustentar uma rede de contatos vibrante. Sem uma troca autêntica, as conexões não prosperam, exigindo esforço mesmo para os mais reservados”, comenta Tiago, que alerta: “Por outro lado, cuidado com o excesso de extroversão. Existe hora e lugar para tudo, inclusive para o jovem autoafirmar seu estilo e personalidade. No mundo profissional e corporativo, no entanto, lembre-se daquela máxima: a virtude está no meio.”

  • Networking é contínuo

Independentemente do perfil do empreendedor, o caminho do sucesso requer dedicação contínua. Assim como cuidamos de uma planta para garantir sua força e durabilidade, o networking também necessita de atenção, energia e sabedoria na medida certa. Invista sempre na construção e na manutenção de sua rede de contatos. “E lembre-se: networking é troca, é via de mão dupla. Mesmo que no início pareça que você tem mais para receber do que para dar, mantenha a porta da generosidade sempre aberta.” 

Sobre o Clube Rampa

Clube Rampa é uma empresa focada na educação empresarial através da gestão estratégica de negócios para empreendedores. Com a premissa de transformar empreendedores em empresários, revoluciona a maneira de construir sua própria organização, mostrando o caminho do sucesso por meio do compartilhamento de experiências e insights. Foi fundado por Tiago Oliveira (criador do app Bocado, empresário serial de serviços e especialista em comunicação estratégica), Reginaldo Pereira (criador do programa de TV Batalha das Startup’s, do Inova Hub e do Inova 360), Murilo Lelles (advogado tributarista de multinacionais e startups de atuação global), Jader Rossetto (publicitário das maiores marcas do país, ganhador de 28 Leões de Cannes) e Paulo Batista (investidor do mercado imobiliário europeu e brasileiro, presidente do Grupo Ci5R) e tem como advisor José Vicente Bernardo (jornalista com passagem pelas maiores empresas de comunicação do Brasil e editor da Forbes). 

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee