Descobrir como fazer networking sem incomodar as pessoas, parecer interesseiro ou levar fama de chato é muito importante para criar uma rede de relacionamentos que ajude a garantir sua empregabilidade e desenvolver sua carreira. Para isso, claro, é importante que você aprenda a alimentar essa rede durante sua vida.

O que é networking?
Networking é uma rede de relacionamentos que você cria e alimenta durante sua vida profissional. Essa rede é formada por pessoas que podem ajudar seu desenvolvimento de alguma forma – porque conhecem bem sua área de atuação, porque podem dar bons conselhos, porque têm bons contatos, porque podem indicar seu nome para outras pessoas. E, da mesma forma que seus contatos podem ajudar você a crescer profissionalmente, eles esperam que você faça o mesmo por eles.

Por que é importante fazer networking para a carreira?
O networking é importante para fazer com que você seja lembrado entre as pessoas que atuam no seu segmento. Essa lembrança é importante, por exemplo, para que você seja indicado para uma vaga na sua empresa ou na empresa da pessoa que o indicou. 

Como fazer um networking mais eficiente
Confira algumas dicas para fazer um networking de forma eficiente para fazer sua carreira evoluir.


Defina objetivos

Um bom ponto de partida para criar sua rede de relacionamentos é saber onde você quer chegar e de que forma precisa direcionar sua carreira para isso. Qual é sua área de interesse? Quais são as empresas que você gostaria de trabalhar? Que cargo você pretende alcançar nos próximos dois anos, cinco e dez anos? A partir dessas respostas, você pode buscar contatos e começar a investir neles. 

Busque contatos que já passaram por sua vida 
Vale a pena buscar contatos que já passaram pela sua vida e se perderam em algum momento. Você pode retomar a conversar com um velho amigo e, no aniversário dele, por exemplo, conhecer um outro amigo que trabalha na sua área. Aqui valem amigos de escola, ex-chefes, colegas de faculdade e até aqueles antigos vizinhos com quem você tinha a maior amizade. Reencontrar essas pessoas, hoje em dia, com tantas redes sociais à disposição, não vai ser nenhum grande problema. 

Tenha histórias em comum
Encontradas as pessoas, uma boa forma de resgatar esses contatos é contar histórias comuns que faziam vocês rirem em alguma época. Faça um trabalho de resgate da sua própria memória, deixe essas histórias frescas na cabeça. Histórias leves e engraçadas vão sempre bem.  

Misture online e offline
Encontros presenciais produzem conexões mais profundas, mas redes sociais são ágeis e permitem que você acesse várias pessoas em menos tempo, independentemente de onde elas estejam. Chamadas de voz ou vídeo são um bom meio termo por serem mais pessoais do que uma mensagem de texto e mais práticas – e seguras, especialmente neste momento de pandemia – do que o presencial. A dica, então, é mesclar online com offline, sempre levando em conta a preferência e a disponibilidade da pessoa com quem você quer fazer contato.

Vá a eventos variados
Um almoço reservado apenas com um contato faz com que vocês tenham possibilidade de conversar de forma mais aprofundada sobre alguns assuntos. Por outro lado, uma conferências, por exemplo, permitem diversas interações – novas ou antigas – e são excelentes para encontrar uma pessoa específica pela primeira vez. A dica? Novamente, mesclar os dois tipos, focando principalmente na sua necessidade atual e nas restrições impostas pela pandemia, claro. Você precisa – agora – fazer mais contatos ou aprofundar os contatos que já fez?

Não seja repetitivo
Quando fizer contato com alguém, da forma que for, você precisa ter algo a dizer. Se o assunto for sempre você mesmo ou sua busca de emprego, você corre o risco de aborrecer as pessoas. Você até pode fazer isso, se houver espaço. O melhor é se focar na outra pessoa e demonstrar interesse (verdadeiro) por ela.

Um contato generoso e descomprometido pode incluir:

Um agradecimento. Você pode dizer “obrigado”, por exemplo, pelos insights que a apresentação daquela pessoa proporcionou;

Parabéns pela apresentação, pelo projeto, pelos resultados;
Um feedback. A pessoa sugeriu que você fizesse alguma coisa?

Indicou seu nome para uma vaga? Diga a ela como essa história continuou.

Uma novidade. Você pode compartilhar uma reportagem que tenha lido sobre a área de atuação da pessoa. Algo realmente interessante que possa ajudá-la em alguma coisa.

Oferecer um contato. Por exemplo, dizer que a palestra dele pode ser ótima para um determinado grupo e que você conhece o organizador.

Alternando esses assuntos, você não precisa ser repetitivo toda vez que se aproximar de alguém.

Crie uma rede variada
Conheça pessoas de várias áreas e vários níveis – júnior, pleno e sênior. Com isso, você não fica preso a uma rotina, com as mesmas pessoas, os mesmos assuntos, mesmos tipos de eventos, mesmos locais etc.

Siga empresas que te interessam
Siga as empresas de seu interesse nas redes profissionais. Observe o que é dito sobre ela, quem comenta e, se achar interessante, estabeleça contatos com essas pessoas. 

Participe de grupos de discussão
Participe de grupos de discussão da sua área, seja nas redes profissionais, blogs profissionais ou comunidades de colegas da graduação ou da pós. Tente manter-se ativo, mostrar interesse e mostrar o que está desenvolvendo na área, no seu trabalho. Perguntas para pessoas estratégicas, por exemplo, podem legitimar seu conhecimento.

Amigos são diferentes de colegas de profissão
Separe sua rede de amigos da sua rede profissional. Amigos são pessoas com quem você possui intimidade e um afeto diferenciado, que frequentam sua casa e sabem sobre a sua vida pessoal. Colegas de profissão são pessoas que nunca foram à sua casa, mas têm interesses em comum com você, além de alguma afinidade, é claro. 

Qualidade x quantidade
Uma boa rede de contatos deve ter um equilíbrio entre qualidade e quantidade. O que isso significa? Significa que o ideal é ter uma rede de contatos com quem você consiga conversar e desenvolver um relacionamento verdadeiro, ainda que profissional. 

Ou seja, a rede não pode ser pequena demais – 2 ou 3 pessoas, por exemplo – porque não vai gerar resultados, mas também não deve ser grande a ponto de inviabilizar sua manutenção. 


Mantenha contato
Networking é uma atividade que nunca acaba. Não basta adicionar o contato de uma pessoa para achar que ela faz parte da sua rede. Isso só vai funcionar se você conseguir manter contato com as pessoas, saber como elas estão e fazer com que elas saibam como anda a sua carreira. É preciso ter interesse verdadeiro pelos seus contatos e não buscá-los apenas quando estiver precisando de ajuda. 

Dicas para fazer networking sem incomodar

Sabemos que networking é indispensável para garantir nossa empregabilidade. A grande questão é que muitas vezes não sabemos como fazer isso de uma forma eficiente, que não seja forçada e nem inconveniente. É seu caso? Confira estas recomendações e seja mais eficiente em suas interações.

Vá direto ao assunto
Se você precisa pedir alguma coisa para alguém, evite começar como quem não quer nada, perguntando da família, do cachorro, daquela viagem etc.

O que fazer: se você quer pedir alguma coisa para alguém com quem fala remotamente, seja apenas educado (Olá, tudo bem?) e vá direto ao assunto. O melhor é ser verdadeiro e objetivo no contato. A pessoa poderá decidir se vai ajudar ou não, mas as chances de ela se irritar com você serão bem menores.

Esteja disposto a ajudar
Networking é uma vida de mão dupla. No entanto, como afirma o coach, muitas pessoas tendem a ser imediatistas e querem muitas coisas sem dar nada em troca. Quer um exemplo? Alguém que é simpático com você quando está desempregado, mas não retorna seu contato quando está bem no emprego. Preste atenção se você tem ou já teve esse comportamento.

O que fazer: se você quer receber ajuda, precisa estar disposto a ajudar também. Do contrário, além de chato você poderá se tornar o “interesseiro do networking“.

Seja verdadeiro
Networking exige uma periodicidade, mas, mais uma vez, também exige interesse pelas pessoas e novos assuntos para conversar.

O que fazer: tente conviver com as pessoas e se interessar de verdade pelo que elas pensam e fazem. Só assim você terá assunto e motivo para estreitar uma relação. É preciso se fazer presente e se mostrar disponível. Para isso, as redes sociais são sensacionais, desde que utilizadas de forma adequada.

Gostou do artigo sobre Como fazer networking efetivamente e sem parecer chato?

Que tal agora que você sabe sobre a importância de um Networking ter em sua rede o Administrador do Seja Hoje Diferente?

Será um prazer trocar idéias e conteúdo com você!

Adicione o Administrador do SHD - Alessandro Turci em seu Whatsapp clicando aqui!

Aguardamos seu contato.

Um forte abraço!

Sucesso, Saúde, Proteção e Paz.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee