Empresas especializadas explicam os segredos para conseguir a primeira oportunidade no mercado de trabalho

Empresas especializadas explicam os segredos para conseguir a primeira oportunidade no mercado de trabalho

A busca pela primeira oportunidade no mercado de trabalho é um grande desafio. Afinal, o que colocar no currículo quando não se tem experiência? Como fazer os recrutadores prestarem atenção nas qualificações e agendarem uma entrevista, em meio a tanta concorrência?

De acordo com Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, o profissional de RH sabe que a “primeira chance” é fundamental para a construção de uma bela carreira. Para isso, o candidato deve focar nas qualificações, conhecimentos e habilidades que desenvolveu com os estudos e de forma pessoal ao longo dos anos e que fazem sentido para a vaga que está aplicando. Falar sobre as experiências acadêmicas que contribuem para melhor desempenho no mercado é uma boa forma de mostrar as competências técnicas. Mas há muitos outros segredos…

Pensando em contribuir com quem quer conquistar o primeiro emprego, três empresas especialistas prepararam um passo a passo completo para passar uma boa impressão para recrutadores. Confira as dicas:

Prepare um bom currículo

De acordo com Francisco Pereira, Gerente de Recursos Humanos da Intelligenza IT, o currículo é a primeira etapa decisiva em uma seleção de emprego. “Na hora de elaborar o documento é preciso ter atenção, capricho e demonstrar profissionalismo. Informações a mais ou a menos são detalhes que fazem toda a diferença aos olhos do recrutador. Mas por outro lado, como Gerente de RH de uma empresa de tecnologias para RH, ressalto a importância de oferecer uma experiência de recrutamento que cativa, envolve e atrai os talentos que mais se identificam com a sua cultura”.  

Caso a pessoa esteja em busca do primeiro emprego, a melhor estratégia é priorizar a vida acadêmica e habilidades aprendidas durante os cursos realizados. Ressaltando, que independente se o candidato tem ou não experiência no mercado profissional, é fundamental que ele direcione o currículo para uma área específica e, preferencialmente, para o cargo que almeja”, orienta Pereira.

Faça cursos profissionalizantes

Uma ótima alternativa para quem não tem experiência mas necessita de recursos para apresentar em uma entrevista é a especialização por meio de cursos profissionalizantes disponíveis na internet. 

“Hoje em dia, muitas pessoas iniciam sua jornada profissional com cursos na internet que ajudam a preencher o currículo, mas é preciso cuidado. A oferta é grande, mas nem sempre vem acompanhada de bom conteúdo e certificação. É importante escolher um curso de qualidade e com preço justo”, comenta João Martins, CEO da Hashtag Treinamentos.

A Hashtag, por exemplo, possui a Comunidade Impressionadora, que é o “Netflix do mercado de trabalho”. A estratégia foi criada para os usuários terem acesso a conteúdos sobre Excel, Power Point, Power BI, Python e muito mais a um preço único, permitindo maior capacitação e preparo para conquista de melhores oportunidades. O assinante pode acessar as aulas a qualquer momento e quantas vezes quiser, além de receber um certificado com validação profissional do software, assim que concluir as aulas.

Se cadastre em um jobsite

Quem está em busca de uma oportunidade de emprego, pode e deve contar com o auxílio de um jobsite. No Infojobs, por exemplo, os candidatos podem cadastrar o currículo de forma gratuita e, por meio de palavras-chave, são encontrados com mais facilidade por recrutadores. 

"São mais de 35 milhões de visitas ao mês. A probabilidade do candidato ser visto é enorme. Só em abril, por exemplo, tivemos 6.329 anúncios, com oferta de 32.347 vagas para posições que geralmente contratam pessoas sem experiência. Para estágio, foram 5.401 (85,3%), Jovem Aprendiz  foram 828 (13,1%) e  Trainee, 100 (1,6%). Além disso, há completa segurança em todo o processo, já que temos uma política bastante rígida que preza pela segurança dos dados", destaca Ana. 

Prepare-se para entrevista

Segundo a CEO do Infojobs, os recrutadores buscam sinceridade na entrevista de emprego. "O candidato não deve mentir ou fugir dos assuntos. O profissional de RH tem um motivo para realizar cada pergunta e às vezes, apenas quer entender qual habilidade a empresa deve se atentar em desenvolver no dia a dia. Também é fundamental ser pontual e cuidar do tom de voz e postura durante todo o processo seletivo", diz Ana. 

Postagem Anterior Próxima Postagem


Compartilhe nas redes sociais: Apoie ou retribua.

Todos os nossos artigos são exclusivos. A reprodução total ou parcial é proibida.

Apoie ou retribua.