BASF e Plataforma Nobis abrem inscrições para 60 vagas exclusivas para mulheres

Em busca de iniciativas que transformem vidas e promovam o desenvolvimento sustentável, a Plataforma Nobis, com apoio da BASF, lança a segunda turma do programa socioambiental “Empreendedorismo para Mulheres nas Comunidades”, selecionado por meio do edital Conectar para Transformar. Ele beneficiará 60 mulheres de comunidades periféricas de Guaratinguetá (SP), que serão capacitadas para desenvolver um plano de negócio e participarão de uma formação multidisciplinar que as ajudará a potencializar suas ideias e renda.

O período de inscrições vai até 20 de março, com a publicação das mulheres selecionadas no dia 31 de março. O edital BASF Conectar para Transformar é promovido pela BASF e executado pela Plataforma Nobis com apoio institucional da Prefeitura de Guaratinguetá e Secretaria da Educação. Podem participar mulheres de 18 a 65 anos, que trabalham em atividade informal ou empreendedora, moradoras de comunidades de Guaratinguetá, cidade localizada  no Vale do Paraíba,  estado de São Paulo.

Após uma seleção (veja no serviço os detalhes), a formação digital contemplará noções de empreendedorismo, economia circular e liderança comunitária. Além desse aprendizado, as mulheres selecionadas irão desenvolver negócios próprios como atividade empreendedora comunitária. Os melhores projetos recebem ainda um capital de R$ 1.300 para tirar o projeto do papel, sempre acompanhados por mentores qualificados, num período de cinco meses de implantação.

“Todos os processos e resultados do projeto serão monitorados em tempo real pela Plataforma Nobis”, explica a CEO Cláudia Coser. A Nobis atua na implementação de práticas ESG (com princípios ambientais, sociais e de governança) em empresas de médio a grande porte.

“Nosso objetivo é aumentar a geração de renda até pelo menos 100% entre as 60 mulheres selecionadas, e assim estimular desenvolvimento comunitário – porque impacto socioambiental se faz de maneira intersetorial. Dessa maneira, os três setores estarão envolvidos e comprometidos com as transformações: setor privado, setor público e terceiro setor”, explica Claudia. 

Para Ivânia Palmeira, Consultora de Engajamento Social e Sustentabilidade na BASF, a iniciativa busca possibilitar que a preservação dos recursos naturais seja uma importante alavanca para a geração de renda. “Conectamos empresas, pessoas, organizações sociais e poder público com o objetivo de identificar e ampliar as oportunidades de geração de trabalho e renda. Nesse caso, também é fundamental o estímulo de iniciativas com foco em sustentabilidade, por exemplo, com a circularidade. A parceria com a Plataforma Nobis e o poder público de Guaratinguetá nos permite ampliar nosso impacto social, a fim de gerar proximidade, colaboração e desenvolvimento local comunitário”, conta.

O edital BASF Conectar para Transformar é um processo de seleção pública de projetos a serem patrocinados pela BASF, como parte de sua estratégia de engajamento social,  baseada em dois pilares: valor compartilhado, para contribuir com o desenvolvimento socioambiental e, ao mesmo tempo, realizar negócios rentáveis; e cidadania corporativa, a fim de participar do desenvolvimento social das comunidades em que a BASF está presente.

O edital tem como eixos temáticos as áreas de educação científica, empregabilidade, educação ambiental ou proteção dos recursos naturais e da biodiversidade. As iniciativas selecionadas vão apoiar os seguintes ODS:

  • 2 – Fome zero e agricultura sustentável
    • 3 – Saúde e Bem-estar
    •          4 – Educação de Qualidade
    •          5 – Igualdade de Gênero
    •          8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico
    •          9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura
    •          11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
    •          12 – Consumo e Produção Responsáveis
    •          13 – Ação contra a Mudança Global do Clima
    •          14 – Vida na Água
    •          15 – Vida Terrestre

Além disso, são priorizados para este apoio empreendimentos que valorizem a diversidade, prioritariamente em relação a mulheres, à população negra, aos povos indígenas, às pessoas com deficiência, à comunidade LGBTQIAP+ e a pessoas acima de 60 anos.

Para 2023, a BASF selecionou 12 projetos de impacto social e ambiental para serem patrocinados ao longo de 2023 em três países da América do Sul: Brasil, Chile e Argentina. A primeira turma do projeto em parceria com a Plataforma Nobis aconteceu entre setembro de 2021 e julho de 2022 (veja aqui).

“O meio é digital, mas o processo é humanizado. Na Nobis, a tecnologia permite escala: reproduzir uma solução que funcionou muito bem num local para outro. E para 2023 temos muitos outros projetos em andamento”, comemora Cláudia.

SERVIÇO:

Edital BASF Conectar para Transformar

Formação digital para mulheres da região de Guaratinguetá (SP)

Inscrições de 27 de fevereiro até 20 de março pelo link https://guaratingueta.nobisapp.com.br/

Divulgação do resultado: 31 de março

Sobre a Plataforma Nobis: Atua na implementação de práticas ESG (princípios de meio ambiente, social e governança) em empresas de médio a grande porte, a exemplo da BASF e da Cargill. Conta com uma rede de mais de 60 especialistas responsáveis por gerar impacto ESG, prestando serviços que vão desde a implementação de projetos socioambientais, passando pela comunicação adequada para social branding, certificação dos investimentos em impacto e consequente expertise (how-to-do) e autoridade para palestras, treinamentos, implementação e incorporação de projetos permanentes, formas de investimento privado, comunicação e certificação de ações ESG. É signatária do Pacto Global desde 2020 e comprometida com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos projetos que desenvolve, contando com a carta de Recomendação dos Escritórios das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS). É reconhecidamente sustentável e inovadora, sendo finalista do prêmio “Empresa Inovadora em Sustentabilidade”, organizada pela FIEP/SESI. Acesse a plataforma.

Sobre a BASF

Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Mais de 111 mil colaboradores do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio está organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 78,6 bilhões em 2021. As ações da BASF estão listadas na Bolsa de Valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Mais informações no site da BASF.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Compartilhe nas redes sociais e apoie ou retribua

Todos os nossos artigos são exclusivos é proibida a reprodução total ou parcial dos mesmos sem a indicação da fonte SHD: Sejahojediferente.com