Atualmente a decoração é uma prática que vem sendo adotada pelas pessoas com uma atenção cada vez mais especial. O teto colorido, por sua vez, vem ganhando cada vez mais espaço nas casas e escritórios. 

Usada na maioria das vezes em paredes, as cores no teto conseguem criar uma nova dinâmica no ambiente. Com isso, os cômodos se transformam com personalidade, fazendo com que as pessoas tenham uma nova percepção do local. 


Mesmo que seja local pequeno, ou até mesmo amplo, cada cor consegue causar um visual diferente que pode ser adotado para:


  • Delimitar áreas;

  • Garantir um ar de sofisticação;

  • Trazer contraste;

  • Entre outros.


O uso do teto colorido, inclusive, é um esquema que não se limita apenas às casas. Na verdade, é um tipo de decoração que pode ser facilmente aplicado em uma loja que vende resina epóxi, por exemplo, contribuindo para um local mais agradável e chamativo para os clientes. 


Se você ficou curioso para essa tendência que está crescendo cada vez mais nas decorações, leia este artigo, pois separamos dicas e inspirações para transformar o ambiente da maneira que desejar. Confira:

Por que usar cores no teto?

Usar cores no teto é uma das melhores opções para quem deseja apostar em uma estética nova no seu lar, completando-o com um toque de personalidade. 


Ao pensar em usar cores no teto, você começa a ter uma mente mais aberta para combinações que envolvem, quem sabe, um piso de pintura epóxi e outros elementos. 


Comumente, os tetos são pintados de branco, mesmo que as paredes estejam coloridas. Isso faz com que a luz reflita no branco, deixando o ambiente ainda mais claro, mesmo com as luzes apagadas. 


Por outro lado, apostar em tetos coloridos não significa que o ambiente ficará escuro. Para evitar isso, é importante avaliar tanto o tamanho, quanto o pé-direito do ambiente. 


No geral, por mais que você escolha um cimento queimado perolizado para pintar o seu teto, saiba que dependerá de algumas condições para que o ambiente não fique totalmente escuro. 


Se for pequeno, e com a distância entre o chão e o teto reduzidas, o melhor a se fazer é optar por cores claras. Apesar disso, você pode aplicar um pouco de ousadia com uma tonalidade escura no teto, mesmo que em parte dele, usando um branco bem puro nas paredes. 

Teto colorido de destaque

Em alguns casos, como os móveis mais antigos, há detalhes em relevo formados por molduras de gesso. Ao receber tonalidades vibrantes, os desenhos acabam ganhando mais destaque, tornando-se uma verdadeira atração no espaço. 


Se esse for o seu caso, considere investir em cores como verde-esmeralda e azul-royal no ambiente desejado. Enquanto isso, procure manter as paredes em tonalidades claras, como branco, bege e off-white. 


A partir do momento que você aposta nesta opção, não se esqueça de manter a decoração do ambiente em tons neutros ou complementares ao seu teto colorido. 


Em certas situações, você pode achar uma certa dificuldade para essa decoração, portanto, considere entrar em contato com uma empresa de pintura de fachada para receber algum tipo de suporte. 


Para continuar as colorações vibrantes nos acessórios, considere utilizar a mesma cor do teto de maneira pontual. 


Da mesma forma, é possível adotar na cor contrária ao que foi usada, utilizando um círculo cromático. Se for do seu desejo, saiba que o contrário de:


  • Azul é laranja; 

  • Verde é vermelho;

  • Amarelo é roxo. 


Cores próximas no círculo também se encaixam bem na estética, como é o caso da rosa e do roxo, deixando sua empresa de tinta a base de água muito mais moderna e estilosa. 

Teto colorido x paredes coloridas

Além da alternativa de deixar o teto colorido para destacar o cômodo, também é possível utilizá-la para complementar o visual das paredes. 


Se você gostar da ideia, saiba que você pode tanto definir uma cor para o teto, e outra para as paredes. Para ajudar, crie faixas ou desenhos que consigam fazer uma integração com as estruturas do ambiente. 


Para fazer esse esquema, o ideal é evitar cores muito contrastantes, para promover um ambiente mais sofisticado e agradável. Para complementar, considere realizar buscas do tipo “onde comprar lustres bonito e barato” para completar a decoração sofisticada do seu ambiente. 


Outra alternativa que você pode adotar, é optar pela mesma cor, mas em diferentes tonalidades, evitando qualquer tipo de contraste desagradável. Um exemplo interessante da utilização das cores, é escolher o azul-claro e escuro. 

Cor descendo pela parede

Por fim, a alternativa que você também pode investir é deixar que a cor transborde em partes da parede. 


Trata-se de uma técnica interessante para casa com o pé-direito bem alto, visto que reduz um pouco essa sensação de teto muito distante, o que acaba deixando o cômodo, naturalmente, mais aconchegante. 


Entretanto, o processo deve ser feito com os mesmos cuidados que uma empresa especializada em jateamento e pintura executa. 


Além disso, essa é uma opção que consegue garantir 100% a personalidade do seu espaço. Com um teto preto e paredes brancas, é impossível as pessoas não se apaixonarem pelo estilo do seu ambiente. 


Contudo, é muito importante avaliar qual é o tipo de teto que você possui. Os lisos facilitam a aplicação da tinta, mas existe a possibilidade de fazer um teto colorido em um espaço com texturas. 


Em outras palavras, estamos te apresentando uma ótima opção para esconder imperfeições na estrutura, possibilitando, talvez, a implementação de um projeto de iluminação industrial para tornar o seu ambiente ainda mais especial. 


Se a área que você deseja usar esse tipo de decoração for um pouco úmida, como salas e quartos, considere usar produtos mais tradicionais. Por outro lado, banheiros e cozinhas pedem a utilização de produtos com mais tecnologia, evitando possíveis mofos. 


Há algumas marcas no mercado que já disponibilizam tintas que com tecnologias antimofo, portanto, você não deve encontrar muitas dificuldades para encontrar esse tipo de tinta. 

Passo a passo para ter um teto colorido

Para tornar esse processo mais fácil para você, listamos um passo a passo para que possa iniciar os trabalhos sem ficar perdido. Veja o que você precisa fazer para realizar essa tarefa:

Cubra o ambiente

Antes de tudo, garanta que todos os móveis sejam cobertos e que todos os objetos tenham sido removidos do ambiente. As superfícies restantes devem ser cobertas por plástico. Todos esses cuidados devem permanecer durante todo o processo, desde a aplicação até a secagem. 

Demarque a área para pintar

Após tomar todos os cuidados necessários, faça a demarcação do teto usando fitas adesivas. Essa ação é necessária para que você não pinte outros espaços, principalmente se a sua intenção é colorir paredes com uma tonalidade diferente do teto. 

Prepare o teto

Um dos principais passos para aprender a pintar o teto, é entender quantas demãos de tinta serão necessárias para cobrir todo o local. Alguns tons mais intensos ou superfícies manchadas podem precisar de uma base antes de iniciar a pintura. 

Pinte o teto

Você provavelmente não deve saber disso, mas os pincéis são perfeitos para fazer tetos coloridos. Devido ao fato dessa superfície ser grande, óbvio, o rolo é muito útil para cobrir tudo sem muito esforço. Contudo, os cantos e os detalhes são os locais perfeitos para os pincéis. 


Vale lembrar da necessidade de remover excessos de tintas antes de pintar, e aplicar a pressão correta ao fazer todas as camadas. Se utilizar muita pressão, acaba deixando uma demão muito fina, mas o contrário pode gerar acúmulo e manchas. 


O ideal é que você faça a pintura na direção da maior janela do ambiente, para que possa evitar que a luz dê destaque a algumas marcas da tinta. Por fim, espere o tempo de secagem e retire as fitas adesivas com todo o cuidado possível. 

Escolha definitivamente a cor do seu teto

Para finalizar este artigo, vamos agora, mostrar como você pode escolher de forma definitiva as cores do seu teto. 


Se você possui um ambiente pequeno, tenha em mente que tons claros são os mais recomendados, visto que eles passam uma sensação de amplitude. 


No teto, isso se torna um grande aliado da iluminação natural e de lustres ou luminárias. Cores pastel, inclusive, são as mais indicadas. 


Se você deseja optar por um tom mais escuro, vale a pena criar um contraste com o resto do ambiente utilizando tonalidades mais claras, ou variações da mesma cor, como já foi dito no início deste artigo. 


No mais, é importante lembrar que as cores intensas chamam mais atenção nos espaços, o que traz um ar sofisticado para a sua decoração. 


Outro ponto que merece ser pontuado, e que ajuda no processo da escolha da cor, é entender quais sensações a cor que você deseja é capaz de transmitir. A cozinha, por exemplo, é o local ideal para usar vermelho e amarelo, devido ao fato de estimular o apetite. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postagem Anterior Próxima Postagem


Increase Alexa Rank