O que é uma tomografia computadorizada

Você ou algum amigo ou familiar já fez uma tomografia computadorizada? A primeira vez que você ouviu esse termo , você pode ter ficado curioso . É natural se perguntar por que um médico usaria um  gato  para diagnosticar o que há de errado com você se estiver doente!

Você pode ficar aliviado ao descobrir que nenhum  gato real  está envolvido em uma tomografia computadorizada . “CAT” na verdade significa “Tomografia axial computadorizada”.

Alguns médicos podem chamar esses exames de “tomografia computadorizada” ou tomografia computadorizada. De qualquer maneira, é um bocado para dizer. Temos certeza de que você pode entender por que é mais fácil chamá-los de tomografia computadorizada ou tomografia computadorizada!

As varreduras CAT ou CT são versões avançadas de  raios-X . Radiografias regulares podem fornecer aos médicos uma visão bidimensional de um osso ou outra parte do corpo. As tomografias fornecem aos médicos uma visão tridimensional muito mais detalhada do   que está acontecendo dentro do seu corpo.

Por que os médicos usam tomografias computadorizadas? Eles podem ajudar os médicos a descobrir o que está acontecendo dentro do corpo de uma pessoa quando ela está doente. No entanto, existem outros usos para tomografias computadorizadas. Algumas indústrias usam tomografias para ver o interior dos objetos sem destruí-los. Por exemplo, os arqueólogos usaram tomografias para ver o interior das  múmias !

Você já viu uma máquina de tomografia computadorizada? Se assim for, você sabe que se parece um pouco com um  donut grande . Para escanear seu corpo, um médico fará com que você se deite sobre uma mesa que passe pelo anel do donut. Isso não dói nem um pouco. Ainda assim, pode ser um pouco estressante se você não souber o que esperar.

À medida que seu corpo passa pelo anel da máquina de tomografia computadorizada, a máquina tira muitas fotos com raios-X de centenas de ângulos diferentes. Essas imagens são então coladas em um computador poderoso. Isso dá aos  médicos uma imagem tridimensional  única do interior do seu corpo.

Essas imagens podem ajudar os médicos a diagnosticar todos os tipos de problemas, incluindo lesões na cabeça e  câncer. 

As tomografias computadorizadas são uma ferramenta importante que os médicos de todo o mundo usam milhões de vezes por ano. 

Muitas pessoas estão muito gratas por esta peça de tecnologia médica!
Postagem Anterior Próxima Postagem
Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!


Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!

Compartilhe nas redes sociais: Apoie ou retribua.

Todos os nossos artigos são exclusivos. A reprodução total ou parcial é proibida.

Apoie ou retribua.