marketing de incentivo

Especialistas da 270B e Mark Up citam melhora na produtividade e no clima organizacional como as principais vantagens dessas ações

Atualmente, o cenário corporativo tem percebido que uma das formas mais eficientes de aumentar o engajamento dos colaboradores é o marketing de incentivo. Isso acontece porque essas campanhas valorizam os membros do time por meio de reconhecimento e premiações, que, segundo uma pesquisa do IMA (Incentive Marketing Association ou, em português, “Associação de Marketing de Incentivo”), maior entidade do setor do mundo, é o principal fator que leva os funcionários a participarem das ações.

De acordo com Maurício Fernandes, Diretor de Operações da 270B no Brasil, uma das maiores agências americanas de experiências digitais com filial no território nacional, quando os integrantes da equipe se sentem reconhecidos, cria-se um vínculo emocional com a empresa. “Essa conexão dissemina uma imagem positiva da companhia tanto internamente, como para o mercado”, afirma. “Em paralelo, é um meio para deixar claro quais são as metas da organização e os seus próximos passos”, completa.

A partir do sentimento de pertencimento e da transparência, essa categoria de marketing garante uma maior autoconfiança e satisfação dos colaboradores, além de melhorar o clima organizacional. “A produtividade cresce organicamente, o que, por sua vez, se reflete em diversos outros benefícios, como a diminuição da taxa de turnover, redução de custos operacionais e padrões de excelência mais elevados”, explica o executivo.

Viagens de incentivo

Esse efeito é observado, principalmente, nas viagens de incentivo, que são as mais desejadas pelos colaboradores. Nelas, os funcionários são premiados com experiências completas e marcantes por meio de metas alcançadas ou por bom desempenho. Dessa forma, a pessoa associa um capítulo único da sua vida à marca, estreitando ainda mais os seus laços com a mesma.

Para Silvana Torres, presidente e fundadora da Mark Up, uma das principais referências em live marketing no Brasil, esse tipo de reconhecimento se tornou um dos mais almejados das companhias após a pandemia. “As pessoas sentiram falta de viverem momentos especiais e inesquecíveis, por isso entregas personalizadas como uma viagem redobram o encantamento e proporcionam um vínculo maior e mais intenso do colaborador com a organização, diz. “Por meio de pesquisas internas sabemos que essa é uma tendência que só deve crescer nos próximos anos. Tanto experiências curtas e intensas quanto as longas e tranquilas vencedoras”, complementa.

Tecnologia como aliada do marketing de incentivo

Alguns atributos fundamentais para campanhas de incentivo eficazes são a clareza dos seus objetivos, conhecimento profundo do time e assertividade nas mensagens principais. Para que as ações possuam todas essas características, é imprescindível que a marca faça uma gestão de dados, a fim de compreender melhor os gostos dos colaboradores e transformar essas informações em ideias inovadoras.

“Com tecnologias data driven, temos a possibilidade de elaborar um perfil completo para cada colaborador de uma forma rápida e precisa, sem falar na conexão criada com eles por meio de canais de comunicação assertivos e segmentados”, ressalta Torres. “É claro que estamos falando de uma quantidade gigantesca de conteúdos, mas, felizmente, hoje temos ferramentas para organizá-los e interpretá-los, extraindo todos os aspectos relevantes para aprimorar estratégias que incentivem os participantes das campanhas”, finaliza.

Sobre a 270B

A 270B é a maior agência de experiências digitais focada em publicidade dos EUA. Com um olhar estratégico e consultivo, o objetivo da marca é ser uma extensão do departamento de marketing de seus clientes, oferecendo campanhas com narrativas criativas e disruptivas, que fujam da mesmice e gerem resultados. Com diversos prêmios e campanhas no Super Bowl, a empresa iniciou suas operações no Brasil em março de 2022, com o objetivo de se tornar referência para marcas brasileiras e internacionais que buscam acelerar a performance nos negócios no mercado nacional.

Sobre a Mark Up

A Mark Up é uma das principais referências em live marketing no Brasil. A companhia utiliza metodologia proprietária, nomeada de Construtoria Estratégica, que alia estratégias data driven de uma consultoria a execuções assertivas e criativas de uma agência. Com um ecossistema de negócios multidisciplinar, a empresa tem como foco criar experiências que trazem resultados efetivos para as marcas, oferecendo serviços que vão desde o marketing de incentivo e ativação de marca, até eventos e pesquisas tailor made. Há quase três décadas no mercado, a Mark Up já foi eleita agência do ano de 2020 no Prêmio Live da Promoview, além de Great Place to Work por seis vezes e vencedora do Prêmio Caio e Ampro Globes.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee