O ano de 2023 acabou de começar, e com ele as novas tendências de decoração já foram lançadas por profissionais da área, que vale a pena conhecer, principalmente para quem deseja renovar o visual do ambiente neste novo ano.

Novos ciclos tendem a inspirar as pessoas a fazerem coisas diferentes e mudar o visual, e nem sempre isso quer dizer mudar a cor do cabelo ou o corte, mas também o visual de onde você vive e o espaço em que chama de lar todos os dias.

Neste novo ano, é comum que muitos queiram repaginar o visual de suas casas e alguns estão realizando o sonho de ter o seu próprio imóvel, por isso investir em uma boa decoração é de suma importância.

Assim como diversos outros conceitos no mundo, a decoração passou por diversas mudanças com o passar do tempo, dos séculos, das décadas e dos anos, assim como a moda, a música e diversas outras áreas.

Hoje, podemos contar com equipamentos e materiais de mais qualidade do que há 50 anos, como a resina epóxi e o piso em porcelanato, que são lindos e duram muitos anos dentro de uma casa ou apartamento.

Por mais que muitos ainda sejam relutantes em relação à construção de uma boa decoração para suas casas, não há como negar que uma casa bem decorada faz toda a diferença no ambiente e que vale a pena o trabalho e investimento nessa área.

Tendo em vista o crescimento desse setor e o aumento da importância que as pessoas estão dando a este assunto, hoje iremos falar sobre as 10 tendências de decoração para o ano de 2023 e que podem te inspirar a mudar por completo o seu ambiente.

Entenda a importância da decoração para as casas

Para começo de conversa, antes de falarmos sobre as tendências em si, é necessário que você entenda sobre a importância da decoração para as casas, que está longe de ser algo que foca apenas na combinação da cor da parede com a dos móveis.

Decoração é mensagem, é o que faz as pessoas reconhecerem o seu ambiente, é o que transmite sensação, seja através de um piso laminado ou de um piso de madeira, seja através de uma tinta fosca ou de um papel de parede.

É importante entender que quando falamos de decoração, não falamos apenas do cuidado para que a cor da parede combine com a cor do piso, mas de um conjunto de características que formam uma boa decoração dentro de casa, e algumas delas são:

  • Acabamentos;

  • Texturas;

  • Iluminação;

  • Cores;

  • Revestimento;

  • Estampas;

  • Móveis;

  • Combinações.

Para que você entenda bem a importância da decoração dentro de casa, vamos a um exemplo prático: pense que você vai visitar a nova casa do seu casal de amigos que são conhecidos por serem bem animados e divertidos.

Ao entrar na casa deles, porém, você se depara com um ambiente bem escuro e pouquíssima iluminação. Automaticamente você se sentirá mais retraído e parecerá não reconhecer aquele lugar e muito menos assimilá-lo ao seu casal de amigos divertido.

Agora, se entrasse em uma casa mega iluminada, com paredes coloridas, plantas e equipamentos para automação residencial, provavelmente se sentiria bem mais confortável e teria a certeza de que aquela era a casa de seus amigos.

Essa é uma prova de como a decoração faz toda a diferença dentro de um ambiente e está longe de ser uma frescura, como muitos pensam, é uma forma de cuidar da sua casa e de fazer dela uma parte de você.

Sendo assim, se preocupar com a decoração da sua casa é uma prova de amor e cuidado para com ela, além da garantia de saber que você estará ingressando em um espaço no qual se reconheça e no qual seus visitantes saberão que aquela é de fato a sua casa.

Confira as 10 tendências de decoração em 2023

Agora que você já entende mais sobre a importância da decoração para as casas, chegou o momento de conferir as 10 tendências de decoração de 2023 que podem te ajudar a repaginar a sua casa. Confira:

  1. Tons neutros e aconchegantes

A primeira delas são os tons neutros e aconchegantes, que fazem qualquer pessoa se sentir bem mais confortável dentro da sua casa. A sensação ainda aumenta quando se conta com um bom ar-condicionados daikin para que o clima esteja sempre agradável.

Normalmente, os tons mais claros, como o bege, o branco e o off white tendem a ser as cores que combinam com diversos outros tons e que auxiliam na construção desse espaço que seja aconchegante para você e seus visitantes.

  1. Mix de texturas

Além das cores, não podemos deixar de falar sobre as texturas, que roubaram a cena no mercado de decoração em 2022 e entram neste novo ano com o reforço da importância que elas também possuem para a decoração das casas.

Seja o veludo, o áspero ou até mesmo o acolchoado, existem diversas texturas que podem ser usadas em diferentes espaços da sua casa e que auxiliam na construção de um ambiente que seja mais confortável ou até mesmo mais rústico.

  1. Monocromáticos

O monocromático é um estilo que também se consagrou em 2022 e promete continuar fazendo muito sucesso em 2023, combinando a mesma cor de um guarda-corpo de vidro para sacada com a cor da parede, por exemplo.

Tal estilo combina o mesmo tom, muito usado no universo da moda e que em 2023 promete invadir as casas, fazendo com que todo o ambiente seja decorado com uma única cor, o que gera um ambiente sofisticado e coerente.

  1. Cores quentes e terrosas

Os tons quentes e a paleta terrosa fizeram muito sucesso nos últimos dois anos e ainda prometem abalar o universo da decoração em 2023, pois são tons que trazem uma sensação de ambiente mais rústico e remete muito à natureza, para quem gosta.

O verde militar, o amarelo mostarda e o laranja avermelhado foram os tons mais usados, além do nude, é claro, que combina perfeitamente e cria um ambiente muito confortável e personalizado.

  1. Móveis arredondados

Além de tudo isso, os móveis arredondados também estão voltando com força total, mas é válido que, antes da compra ou troca, você realize uma avaliação de imóveis para ter a certeza de que a sua casa ou apartamento suporta e combine com tal escolha.

Mesas com as quinas redondas, cadeiras mais arredondadas e até mesmo pias neste formato estão chegando com uma forte presença no mercado de decoração e prometem ajudar na construção de um ambiente bem mais leve e autêntico.

  1. Muito conforto

O conforto foi deixado de lado para que desse espaço à beleza, agora ele está sendo a prioridade até mesmo dentro da decoração, afinal de contas, se tem algo que a sua casa precisa e você merece, é muito conforto.

Sendo assim, o estilo de decoração intitulado comfy tem ganhado cada vez mais notoriedade no mercado e sendo usado como base para a construção de uma decoração que deixe o espaço bonito, mas que foque em seu conforto acima de tudo.

  1. Iluminação natural

A iluminação é uma parte de extrema importância dentro de uma casa, assim como o serviço de engenharia, que garante a segurança do imóvel e te deixa tranquilo, sabendo que tudo está em seu devido lugar.

Neste ano, a iluminação natural é o que promete fazer grande sucesso, pois ambientes iluminados pelo sol e pelo exterior é a mais nova tendência de decoração no mundo, ou seja, quanto mais luz natural seus cômodos tiver, melhor será.

  1. Presença de verde dentro de casa

Outra tendência que surgiu nos últimos anos e que promete ficar é a presença do verde dentro das casas, ou seja, o cultivo de plantas e a criação de espaços que sejam dedicados apenas a isso dentro do seu imóvel.

Quem possui uma casa pode investir em uma horta, e quem possui um apartamento pode criar um jardim vertical, uma parede que possui diversas plantas que, além de deixar o ambiente lindo, ainda estimulam a melhora da circulação do ar dentro do espaço.

  1. Pedras rústicas

As pedras também estão chegando com força total no universo da decoração em 2023, paredes feitas com pedras são as melhores opções junto a um armário planejado para cozinha, por exemplo.

Isso porque as pedras são materiais que duram muito tempo, além de sujarem pouco e deixarem o ambiente lindo, com uma pegada mais rústica para quem ama um estilo de decoração mais industrial.

  1. Otimização de espaços e móveis

Por último, mas longe de ser menos importante, a otimização dos espaços e dos móveis também é algo que promete vir para ficar, ou seja, é usar um espaço ou móvel para mais de uma função, gerando praticidade em sua casa.

Por exemplo, o seu sofá que vira uma cama pode ser um móvel otimizado, assim como a sua mesa de escritório que vira uma mesa de jantar e a sua varanda que pode virar um espaço para festas e recepções.

Essas são as 10 tendências de decoração de 2023, que você pode pesquisar mais a fundo e até mesmo conversar com profissionais da área para saber o que melhor se encaixa dentro do seu imóvel, dos seus planos e, é claro, do seu bolso.

Considerações finais 

Dessa forma, em 2023 você terá uma casa bem decorada, pronta para receber sua família e amigos em um espaço que, além de lindo, seja bem organizado e siga as tendências, que deixarão a sua casa alinhada com as novidades do mercado.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!


Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!

Compartilhe nas redes sociais: Apoie ou retribua.

Todos os nossos artigos são exclusivos. A reprodução total ou parcial é proibida.

Apoie ou retribua.