Por Rebeca Fuks

Conheça um pouco sobre Elon Musk, empreendedor norte americano e CEO da Tesla Motors e fundador da Space X.

Elon Musk (1971) é um empreendedor norte-americano de origem sul-africana. É cofundador e CEO da companhia Tesla Motors, pioneira na fabricação de carros elétricos. É o fundador e CEO da SpaceX, a primeira empresa a vender um voo comercial para a Lua. 

Elon Musk nasceu em Pretória, África do Sul, no dia 28 de junho de 1971.

Formação

Quando acabou os anos de escola, Elon Musk ficou dividido entre cursar física e engenharia na University of Waterloo ou física e economia na Queen’s University. Acabou optando pela segunda instituição.

Em 1989, mudou-se para o Canadá em busca de melhores oportunidades de trabalho. Ingressou na Queen’s University, em Kingston, Ontário, onde estudou durante até 1991 tendo cursado o primeiro e o segundo ano na universidade. Na instituição ele viveu no Victoria Hall, no International Floor. 

Sobre esses anos de formação no Canadá, Musk escreveu:

Nos primeiros dois anos na universidade você aprende muito sobre muitas coisas. Uma coisa particular que eu aprendi no Queen’s - com professores e alunos - foi como trabalhar de forma colaborativa com pessoas inteligentes e fazendo uso do método socrático para alcançar objetivos comuns.

Da Queen’s University se transferiu para a Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, uma universidade da American Ivy League, de topo, onde obteve o bacharelado em Física e Economia em 1995. 

Nesse mesmo ano, em 1995, iniciou o doutorado em Física na Universidade de Stanford, na Califórnia, no campo da física energética, mas em apenas dois dias desistiu e trancou a matrícula. 

Aos 24 anos, o então doutorando resolveu desistir da vida acadêmica para se dedicar a sua primeira empresa, a Zip2 Corporation, que fundou ao lado do irmão mais novo, Kimbal.

Apesar de ter concluído a graduação, durante a conferência Satellite 2020, realizada em Washington em 2020, Musk criticou o ensino formal acadêmico: "Eu acho que é a universidade é para se divertir e para provar que você é capaz de fazer tarefas, não é um espaço de aprendizado" e citou como exemplo alguns grandes nomes que desistiram das faculdades que cursavam como Bill Gates, Steve Jobs e Larry Ellison. 

Primeiras empresas

Ainda em 1995, Elon Musk fundou a Zip2 Corporation, uma empresa que fornecia conteúdos para jornais online que chegou a ter como clientes o Chicago Tribune e o New York Times. Na ocasião em que criou a empresa, o empreendedor trabalhava todos os dias e dormia no escritório. 

Em 1999, a Zip2 foi vendida para a Compaq, fabricante de computadores, por 370 milhões de dólares. Musk, que possuía uma participação de 7% na companhia, recebeu 22 milhões de dólares aos 28 anos.

Logo em seguida, o empresário usou o dinheiro da venda da Zip2 e fundou a X.com, empresa de pagamentos e transferências financeiras. Em 2000, a X.com se fundiu com a Confiniti e deu origem ao PayPal, principal serviço de transferência de dinheiro online. 

Em 2002, a eBay comprou a PayPal por 1,5 bilhões de dólares. Com o valor arrecadado, Musk criou três novas empresas: a Tesla, a SpaceX e a Solar City.

Tesla Motors

Pioneira na fabricação de carros movidos a bateria, a companhia americana Tesla Motors é uma empresa localizada em Palo Alto, Califórnia, Estados Unidos. Fundada pelos empresários Martin Eberhard e Marc Tarpenning, em 2004, Musk tornou-se um dos seus principais financiadores. 

O nome, Tesla, é uma referência ao inventor sérvio-americano Nikola Tesla (1856-1943), que registrou mais de 700 patentes, inventou a turbina sem pás e o motor de indução de corrente alternada. 

O desafio inicial da empresa de Musk era grande: a Tesla queria se consolidar com automóveis elétricos em um país que tradicionalmente consome muita gasolina.

Em 2006 a Tesla apresentou o seu primeiro carro o Roadster que tinha autonomia de 394 km com uma única carga, que custava 92 mil dólares. A Tesla Motors lançou também os modelos S e o X.

Em 2008 a Tesla quase foi a falência, tendo sido salva por um empréstimo de 456 milhões de dólares fornecido pelo governo norte-americano.

Em 2010, a empresa conseguiu cotar as suas ações na bolsa tendo se tornado a primeira montadora americana a negociar depois da Ford (em 1956).

Aos poucos, o custo de produção foi caindo e em 2017 a Tesla lançou o Model 3, que custa, na versão mais barata, 35 mil dólares. O Model 3 tinha autonomia de 350 km, ou seja, essa é a distância que o carro consegue percorrer com uma carga de bateria. 

Em 2017 a Tesla já havia superado o valor de mercado da Ford e da General Motors.  

Em novembro do mesmo ano a Tesla já acumulava uma lista de quase 500 mil interessados no novo carro elétrico. Para atender a toda essa demanda, Elon Musk construiu uma enorme fábrica de baterias no deserto do Estado de Nevada para abastecer os seus carros.

A SpaceX

No ano de 2000, Musk fundou a Space Exploration Technologie (SpaceX), para fazer foguetes a custos mais baixos e realizar viagens espaciais. Os dois primeiros foguetes foram o Falcon 1 (lançado pela primeira vez em 2006) e o Falcon 9 (lançado pela primeira vez em 2010).

Em janeiro de 2011, a SpaceX tornou-se a primeira empresa no mundo a vender um voo comercial à Lua. Musk desenvolveu um foguete reutilizável que poderia levantar voo e retornar à plataforma que o lançou.

A partir de 2012, o foguete Grasshopper fez vários voos curtos para testar a nova tecnologia.

A SpaceX também desenvolveu a Nave Dragon, que leva suprimentos para a Estação Espacial Internacional e também projetada para transportar até sete astronautas.

No dia 7 de janeiro de 2018, foi lançada a nave Falcon 9 para uma missão secreta chamada Zuma, que pertence ao governo norte-americano e transportou um satélite que ficará na órbita baixa da Terra.

Além de ser CEO da SpaceX, Musk também foi o designer chefe na construção dos foguetes Falcon, Dragon e Grasshopper.

A SpaceX levou um carro e, mais tarde, dois astronautas ao espaço

No dia 6 de fevereiro de 2018, a SpaceX lançou o “superfoguete”  Falcon Heavy, que levou para o espaço, como carga de teste, o Tesla Roadster, um carro elétrico, esportivo, vermelho, equipado com um “manequim astronauta” apelidado de Starman.

O Tesla Roadster viajou em direção à órbita de Marte e ficará no espaço por muitos anos. O Falcon Heavy é a primeira etapa de um ambicioso plano de Elon Musk, de levar o homem para Marte.

Em maio de 2020 a SpaceX lançou um foguete tripulado com dois astronautas da NASA (Doug Hurley e Bob Behnken) rumo à Estação Espacial Internacional. 

O lançamento do foguete foi um marco porque foi a primeira vez em praticamente uma década que uma viagem tripulada foi enviada ao espaço pelos norte-americanos. A última missão, em 2011, foi através do programa Space Shuttle.

No regresso a Terra, a Cápsula amarou na costa da Flórida trazendo de volta para a Terra os astronautas em segurança. O fato de ter amarado é também importante, há 45 anos nenhuma cápsula americana amarava no nosso planeta.

A missão foi um marco na indústria também por se tratar da primeira empresa privada a enviar um voo espacial com o seu próprio foguete. 

Outros empreendimentos

Elon Musk é também cofundador da SolarCity, empresa de painéis solares, é vice-presidente da OpenAI, uma empresa de inteligência artificial e fundador e CEO da Neuralink, uma empresa de pesquisa médica, fundada em 2016 na Califórnia.

A Neuralink se propõe a criar uma interface cérebro-máquina para fazer dos seres humanos uma espécie de ciborgue alimentado pela inteligência artificial.

A infância de Elon Musk

Filho de pai sul-africano (engenheiro) e de mãe canadense (modelo e nutricionista), Elon Musk tem dois irmãos: Kimbal (1972) e Tosca (1974). 

Desde cedo, Elon Musk mostrou o seu talento para computadores e o seu espírito empreendedor. 

Com 12 anos, Musk criou um jogo de videogame, o Blastar, que em pouco tempo foi vendido por 500 dólares. 

Com 16 anos pensou em instalar um fliperama, mas não teve a autorização dos seus pais. 

Vida pessoal

Elon Musk se casou em 2000 com Justine Musk (em solteira Justine Wilson), uma escritora que conheceu em Ontário. O primeiro filho do casal (chamado Nevada) morreu as 10 semanas de vida com a Síndrome da Morte Súbita Infantil.

Depois da morte de Nevada, o casal Elon e Justine se submeteu a tratamentos de fertilização in vitro e teve mais cinco filhos (gêmeos e trigêmeos). Os filhos de Musk com Justine são: Kai, Damian, Griffin, Xavier e Saxon.

Após oito anos de casamento, Elon e Justine se separaram. A relação de Musk a seguir foi com Talulah Riley, uma atriz britânica vinte anos mais jovem que o empresário. 

Os dois se casaram pela primeira vez em 2010, tendo divorciado dois anos mais tarde. Em julho do ano a seguir voltaram a se casar e se divorciaram definitivamente em dezembro de 2014. O casal não teve filhos.

Desde 2018 o empresário mantém um relacionamento com a cantora Grimes, que é mãe do sexto filho de Elon (e primeiro filho da cantora). O bebê nasceu no dia 5 de maio de 2020 e recebeu o polêmico nome X Æ A-Xii. O nome é resultado da variável X da matemática, faz referência à inteligência artificial (Æ) e a aeronave preferida do casal (A-Xii).

Musk criou a escola Ad Astra

Elon Musk, não satisfeito com as escolas tradicionais, criou para os seus cinco filhos a Ad Astra (uma expressão em latim que quer dizer “para as estrelas”). A escola funciona em Los Angeles desde 2015 com uma pequena turma.

Antes de criar a Ad Astra, os filhos de Musk estudavam na escola Mirman, para crianças superdotadas. Insatisfeito com o tipo de ensino oferecido, Musk resolveu tirar os filhos do estabelecimento de ensino e desenvolver a escola Ad Astra, com o objetivo de proporcionar uma educação diferenciada, pensando nas habilidades, interesses e aptidões de cada criança.

Pouco se sabe sobre o estabelecimento de ensino, uma das poucas informações disponíveis é que a escola também recebe os filhos de alguns funcionários das empresas de Musk. 

Veja também:

Elon Musk | Tesla Motors | Space X

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee