A Polícia Federal encaminhou ao STF

A Polícia Federal encaminhou ao STF o relatório final sobre a investigação das declarações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro em live, durante a pandemia da covid-19. Na ocasião, Bolsonaro associou a vacina contra a covid à Aids.

Bolsonaro teve uma atuação muito criticada durante a covid-19. Foram muitas as críticas, como de ter se esforçado para desestimular a vacinação, ter agido de forma lenta na aquisição dos imunizantes e até envolvimento no suposto caso de tentativa de propina na compra da vacina indiana.

Em uma das lives, realizadas diversas vezes durante o mandato, o presidente fez declarações polêmicas e chegou a sugerir que a vacina poderia causar Aids. Sem citar nenhum tipo de prova, Bolsonaro usou como base supostos dados do governo do Reino Unido.

Na live, Bolsonaro declarou que “relatórios oficiais do governo do Reino Unido sugerem que os totalmente vacinados […] estão desenvolvendo a síndrome de imonudeficiência adquirida muito mais rápido que o previsto“.

O caso foi investigado pela Polícia Federal que apenas não indiciou o presidente pelo seu foro privilegiado. O caso agora segue à Procuradoria Geral da República e caberá ao procurador-geral, Augusto Aras, decidir se o caso prossegue ou não.


A delegada do caso, Lorena Lima Nascimento, ainda destacou que as lives presidenciais foram palco recorrente de desinformação e com objetivo de “fortalecer opiniões isoladas”.

Apoiadores mais radicais do presidente, por exemplo, se recusaram a usar máscara ou burlaram regras intencionalmente durante a pior fase da pandemia, inclusive compartilhando vídeos provocativos nas redes sociais.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee