Um padrão de amargura não precisa ser um estado mental permanente.

Por Seth Meyers Psy.D

A progressão para se tornar emocionalmente amargo é muito parecida com a progressão do crescimento físico de uma criança. Enquanto o pai de uma criança pequena, por exemplo, não percebe o quanto seu filho cresce em altura a cada dia, chega um momento em que o pai repentinamente reconhece o quanto a criança cresceu ao longo do tempo. A progressão para se tornar amargo acontece de maneira semelhante - lentamente, mas seguindo um padrão crescente até que uma diferença seja claramente reconhecível mais tarde.

O que significa “amargo”?

Sentir-se emocionalmente amargo refere-se a sentimentos de tristeza e raiva , especialmente raiva acumulada ao longo do tempo. Como o sentimento de amargura envolve uma mistura de emoções, muitas vezes pode ser difícil identificá-lo e expressá-lo em termos simples.

Leia os vários sinais de amargura para realizar um rápido auto-inventário para determinar se você pode ter ficado amargo.

Você fica irritado com frequência, desencadeado por pequenas coisas que provavelmente não deveriam incomodá-lo.

Quando uma pessoa fica amarga, o efeito mais óbvio é em seu humor. Especificamente, o humor básico da pessoa amarga costuma ser raivoso, desapontado ou irritável. Os sentimentos são difíceis de abandonar e muitas vezes não parecem ter um precipitante claro.

Uma maneira simples de medir seu próprio humor é pensar nos últimos dias e se perguntar, em uma escala de 1 a 10, como você se sentiu satisfeito e positivo, em média, a cada dia. Se você está sendo honesto consigo mesmo e seus números médios são baixos, isso é um sinal claro. Uma maneira adicional de medir seu humor é menos óbvia. Pense nos últimos dias e pergunte a si mesmo se você fez alguma das seguintes coisas:

Enviou um e-mail irritado ou frustrado ou deixou uma mensagem de voz semelhante

Entrou em um conflito verbal de qualquer tipo com alguém em sua vida pessoal ou profissional

Teve uma reação emocional negativa a um estranho que encontrou enquanto dirigia, no trabalho ou fazia recados

Bateu em qualquer um em resposta a algo que eles disseram ou perguntaram

Se você se envolveu em algum desses comportamentos nos últimos dias e também tem o hábito de fazer qualquer uma dessas coisas regularmente, pode ter entrado em uma espiral amarga que requer sua atenção .

Ao fazer um inventário de seus relacionamentos mais próximos, você sente que os outros não o compreendem totalmente ou apreciam tudo o que você faz.

Via de regra, a qualidade dos relacionamentos pessoais e profissionais é prejudicada quando uma pessoa se torna amarga. Embora os relacionamentos sejam fontes de apoio, encorajamento e abertura , a pessoa amarga passa a sentir que os relacionamentos são frustrantes e insatisfatórios. Indivíduos amargos perderam a fé e a confiança nas pessoas próximas a eles, dizendo a si mesmos que os relacionamentos não valem a pena, porque ninguém se importa o suficiente com eles. Uma medida simples para avaliar se você se tornou amargo em seus relacionamentos é fazer a si mesmo as seguintes perguntas com base, novamente, em uma escala de 1 a 10:

Quão apreciado eu me sinto pelo meu parceiro romântico?

Se solteiro, quão apreciado eu me senti por meu último parceiro romântico?

O quanto as pessoas ao meu redor entendem e validam meus sentimentos quando os compartilho, especialmente minha frustração ou raiva?

Essas perguntas e os dados que elas produzem são importantes porque apontam para áreas claras de autoajuda nas quais focar se seus números caírem na direção errada e negativa.

Você passou a acreditar que é possível que nunca se sinta verdadeiramente feliz.

Quando você considera a infelicidade, pode primeiro associá-la à depressão . É verdade que a depressão inclui sentir-se infeliz, mas muitas vezes os indivíduos que se sentem infelizes na verdade se sentem mais zangados ou amargos do que deprimidos. A amargura não é apenas uma mistura de tristeza e raiva, mas também um acúmulo de decepções nas várias partes da vida de uma pessoa ao longo do tempo.

Seria difícil para qualquer um se sentir positivo e esperançoso se o que eles vivenciaram fosse uma série de situações e relacionamentos que os deixassem incompreendidos, negligenciados, descuidados ou até mesmo apagados. Quando uma pessoa se torna amarga, muitas vezes há um sentimento de traição sobre como a vida a tratou. Uma mentalidade de autopiedade ou de vítima pode se instalar, o que deixa pouco espaço para esperança no futuro.

Um plano de ação para ir além da amargura.

É crucial entender que qualquer pessoa tem os sentimentos que tem por uma razão, e indivíduos amargos não são exceção. Tornar-se amargo é a consequência provável de se sentir invalidado e desvalorizado em muitas situações e relacionamentos, mas o problema aumenta quando a pessoa magoada e amarga cede e desiste. Em vez de desistir, duas palavras – agir – podem fazer a diferença entre uma vida isolada e uma conectada.

Especificamente, a tendência de pensar e sentir demais é parte integrante da amargura, então, da próxima vez que você se envolver em qualquer uma das práticas, entre em ação mudando para uma atividade produtiva que o distraia. Aumente seu senso de conexão ligando para um amigo ou conversando mais com alguém com quem você mora do que faria normalmente, inclusive fazendo perguntas que mostrem curiosidade sobre como eles estão ultimamente. 

Faça um inventário de suas práticas de autocuidado que são de natureza pacífica e reflexiva, incluindo caminhadas ao ar livre e meditação , para acalmar seu sistema nervoso central . Por fim, considere procurar um profissional de saúde mental que possa fornecer suporte útil.

Em última análise, o processo de se tornar uma pessoa amarga é sorrateiro e lento, dificultando a detecção enquanto está acontecendo. Fazer algumas perguntas simples pode ajudar a identificar a diferença entre um mau humor ocasional e um padrão mais sério de amargura emocional.

Um padrão de amargura é preocupante, mas a amargura não precisa ser permanente.

Adotar uma nova abordagem à vida — agir — pode reduzir a amargura e aumentar a esperança para o futuro.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee