Por Jovem Pan

A seleção brasileira decepcionou nesta sexta-feira, 2, ao ser derrotada por Camarões por 1 a 0, no Lusail Stadium, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2022. 

Entrando em campo com todo o time reserva, o Brasil mostrou superioridade na maior parte do jogo, mas foi surpreendido nos acréscimos do segundo tempo, com gol de Aboubakar. 

A equipe verde e amarela, ainda assim, encerra a fase inicial na liderança da chave G, com os mesmos 6 pontos da Suíça, mas levando vantagem no critério de saldo de gols. 

O triunfo dos africanos, contudo, derruba uma invencibilidade de 17 partidas e impõe o primeiro revés ao país na fase inicial do Mundial desde a edição de 1998. 

Mesmo com o resultado frustrante, a comissão técnica celebra as boas atuações de Gabriel Martinelli e Antony, os jogadores mais perigosos do time e que podem receber mais oportunidades no decorrer na competição. Por outo lado, Tite e seus auxiliares lamentam também uma possível lesão de Alex Telles, que sentiu dores na perna e precisou deixar o confronto. 

Em jejum no principal torneio da Fifa, Gabriel Jesus também não teve bom desempenho e acabou sendo outro destaque negativo. Agora, a seleção volta a campo na próxima segunda-feira, 5, para enfrentar a Coreia do Sul, no Estádio 974, pelas oitavas de final. 

O vencedor medirá forças com quem passar de Holanda x Estados Unidos, nas quartas de final. Já os “Leões Indomáveis”, que conseguiram um placar histórico, se despedem do torneio com dignidade, mas sem a vaga para o mata-mata. Para avançar, os africanos dependiam de um tropeço dos suíços contra os sérvios.

Assim como nas vitórias sobre Sérvia e Suíça, a seleção brasileira encontrou dificuldades para incomodar o adversário no primeiro tempo. 

As únicas boas defesas de Epassy aconteceram em tentativas de Gabriel Martinelli. Primeiro, aos 13 minutos, o atacante cabeceou firme e fez com que o goleiro espalmasse para fora. Depois, já aos 45 minutos, o garoto do Arsenal experimentou de fora da área, mas novamente parou no arqueiro. 

O Brasil, é verdade, aproveitou alguns espaços na defesa camaronesa, principalmente com Antony e Rodrygo. Os jovens, entretanto, foram muito caçados dentro de campo e tiveram arrancadas interrompidas com faltas. Precisando da vitória para tentar a classificação, Camarões ameaçou algumas investidas, mas parou no forte sistema defensivo brasileiro. 

A melhor tentativa dos africanos só aconteceu nos acréscimos, com Mbeumo exigindo excelente intervenção de Ederson.  Assim, a etapa inicial acabou com 11 finalizações, sendo dez do lado verde e amarelo. Apenas três, contudo, encontraram a meta dos “Leões Indomáveis”. Fora o placar, a notícia negativa ficou por conta de Éder Militão, defensor que recebeu cartão amarelo e disputará as oitavas de final pendurado.

Mesmo com o placar zerado, Tite decidiu não fazer alterações no retorno para o intervalo e apostou na manutenção da equipe que começou a partida. O treinador, porém, precisou mudar de ideia com menos de dez minutos, quando Alex Telles sentiu dores na perna e acabou sendo substituído por Marquinhos. 

Aproveitando a parada, o técnico também colocou Éverton Ribeiro e Bruno Guimarães nas vagas de Rodrygo e Fred. Com a bola rolando, Camarões se lançou ao ataque e deixou o jogo mais franco. Depois de Aboubakar assustar com chute cruzado, o Brasil respondeu com Martinelli, Militão e Antony – os três fizeram Epassy trabalhar. Sem mostrar um bom futebol, Gabriel Jesus permaneceu “zerado” em Mundiais e acabou dando lugar para Pedro, aos 19 minutos do segundo tempo. 

Com a entrada dos flamenguistas, o conjunto verde e amarelo passou a ter um jogo mais associativo, mas pecou em alguns detalhes de conclusão. Sem outra alternativa, os “Leões Indomáveis” foram para o “tudo ou nada” e arriscaram de novo, desta vez com Ntcham e Aboubakar. 

Nos acréscimos, as descidas surtiram efeito, Aboubakar aproveitou cruzamento em contra-ataque e testou para as redes – o centroavante tirou a camisa na comemoração, recebeu o segundo cartão amarelo e acabou expulso. Bruno Guimarães, nos instantes finais, ainda mandou para fora a oportunidade de empatar.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee