Quer saber como decorar sua casa para o Natal? Essa é a época em que a decoração entra em foco, e tudo fica mais brilhante e alegre, como o Natal é.

Preparar a casa para o Natal exige atenção na decoração, graças aos enfeites como guirlandas, árvores e itens artesanais que deixam o ambiente mais colorido e vibrante.


Algumas pessoas não decoram suas casas porque acham que os enfeites são muito caros, mas com um pouco de criatividade você pode montar decorações de Natal sem gastar muito.

Então, por que não pensar em uma decoração completa para deixar sua casa com a cara do Natal? Essas 10 dicas irão te ajudar e te inspirar em uma decoração linda para você passar o Natal com grande estilo. 

Por que decorar a casa no Natal?

Antes de irmos para as super dicas originais de decoração natalina para sua casa, vamos esclarecer a importância de promover uma decoração harmoniosa nessa época tão especial para a grande maioria das pessoas.

A verdade é que, a não ser que você seja o Grinch, não há motivos para não decorar, afinal, até o queijo prima donna preço para a ceia é planejado no Natal, e por que não a decoração?

Vamos dar um empurrãozinho para levantar seu ânimo e mostrar algumas motivações plausíveis pelas quais você deve decolar sua casa. 

  • É a época para refletir a paz e a alegria;

  • É um momento de se unir a família;

  • Promove bem-estar psicológico e felicidade;

  • É um momento esperado por grande parte das pessoas.

Ou seja, existem motivos de sobra para você decorar sua casa para o Natal. É por isso que separamos as principais dicas de decoração original para você entrar no espírito natalino e desfrutar desse momento tão especial.

Além disso, nosso objetivo neste artigo é mostrar a você que é possível fazer decorações de Natal originais gastando pouco, e assim incentivar todas as pessoas que porventura estejam desanimadas em decorar a casa nessa época tão linda por algum motivo.

Você usará alguns materiais reciclados, como sementes de maracujá desidratada para fazer o solo do presépio, por exemplo, e outros itens de custo muito baixo, como feltro e outros materiais de acabamento.

Confira nossas dicas e ideias para árvores de Natal feitas com materiais reciclados, centros de mesa de Natal, vasos de decoração e ideias para luzes de jantar de Natal e enfeites de mesa.

  1. Luzes de Natal

O que é mais original do que as luzes de Natal? Seja luminária de embutir, luzes de pisca-pisca ou refletores, elas são o trunfo de toda essa época, e são elas que dão sentido a todos os itens que rodeiam a decoração natalina.

Sem contar que enfeitar a mesa no Natal é super simples e dá para fazer com pouco gasto.

Tudo o que você precisa é de uma garrafa de vinho vazia e uma luz pisca-pisca colorida ou branca. Para isso, basta colocar as luzes no vidro e você terá um lindo abajur para decorar sua mesa e sua casa!

Independentemente se você possui ou não projeto elétrico predial na sua casa, você pode usar essa dica e garantir aquela decoração original e sem erro.

Afinal, as encantadoras luzes de Natal farão você repensar todo o conceito de decoração nessa época, de tão inspiradoras que são.

  1. Velas de Natal

As velas natalinas são um item obrigatório na decoração, pois além de deixar o ambiente mais aconchegante, elas também podem enfeitar a mesa e dar um toque de sofisticação à ceia.

E as opções de decoração com velas são infinitas, você pode pegar uma jarra de vidro, fixar alguns ramos de cedro e depois colocar uma vela, que pode ser branca ou vermelha.

  1. Coroa do advento

A Coroa do Advento é uma tradição que remonta ao século XIX, e é um tipo de decoração que traz um significado muito original, lembrando aos católicos a importância deste momento tão importante, o Advento.

Esse item é um símbolo do cristianismo e pode ser colocado na casa de qualquer católico ou de qualquer pessoa que queira ter uma decoração de Natal original e com um significado expressivo.

É muito importante porque, além de ser uma lembrança do Advento, traz uma mensagem importante nos símbolos que esta coroa contém.

Ela é implementada na decoração quatro semanas antes do Natal e é representada por quatro velas coloridas que guiam as reflexões mais importantes.

O vermelho refere-se à salvação, o verde à esperança do Rei dos Reis e Senhor dos senhores, a cor lavanda representa a alegria no coração, e o pacífico branco faz referência ao espírito Santo, o Príncipe da Paz.

4. Coroa de flores

A coroa de flores é colocada na porta da casa para simbolizar a chegada da criança, o menino Jesus. Ainda que você não seja cristão, trazer esses itens originais de Natal para sua decoração pode promover um ambiente de leveza espiritual.

Todos esses itens podem ser encontrados em lojas de produtos artesanais, e você mesmo pode preparar essa decoração sem gastar muito e mantendo a originalidade da decoração.

Além disso, é uma decoração que pode ser utilizada tanto em casas como em alas de empresa de automação residencial, por exemplo.

5. Árvore de Natal

E em uma decoração original de Natal não poderia faltar a principal e icônica árvore. É só observar nos filmes as pessoas ansiosas por encontrar a árvore perfeita, e como ela traz um significado especial a tudo.

As bolas coloridas na árvore nos lembram o fruto da graça e da redenção que nos foi trazido pelo Santo Menino.

Em lojas de construção de casas e lojas de decoração, é muito fácil encontrar essas bolas coloridas, mas se você quiser economizar ou fazer você mesmo a decoração, pode fazer com boas artesanais de papelão, pintadas com tinta e glitter, por exemplo.

6. Presépio

Nada como um presépio para uma decoração original e repleta de significado para o Natal na sua casa. Principalmente se você for cristão, essa é a decoração que deve ganhar destaque, seja na sala de estar ou no hall de entrada do prédio ou da sua casa.

Mas não necessariamente você precisa ser cristão ou cristã para ter um presépio na decoração da sua casa.

Afinal, a criança no presépio, O Menino Jesus, dorme sob o olhar atento dos pais, e essa cena nos lembra da importância da:

  • Família;

  • Humanidade;

  • Amor;

  • Graça.

Todos os personagens e detalhes de um presépio faz com que toda família reflita sobre a importância de cada membro.

A imagem de São José recorda-nos o homem justo que dedicou a sua vida aos filhos, ensinando aos pais a importância da sua missão na família; a terna imagem de Maria, dedicada inteiramente aos filhos, ensinando às mães a importância da sua missão.

Ali vemos também os pastores de Belém, humildes representantes do povo judeu, correndo ao encontro do Santo Menino para adorá-lo.

Houve reis magos que vieram do oriente distante, representando todos os povos pagãos, e, guiados pelas belas estrelas, chegaram a Belém e trouxeram presentes ao Santo Menino: ouro para o rei, incenso para Deus e mirra para o cordeiro que um dia seria sacrificado.

Todos esses itens cheios de significado do presépio podem ser feitos com papelão pré-moldado e tinta à base de água, por exemplo. É só você baixar todos os moldes pelo Pinterest e começar a fazer.

Além disso, pode recriar o presépio com massa de modelar em um “faça você mesmo” em família. Sem dúvidas as crianças são as principais que irão amar todo o processo de produção, e irão se divertir muito, promovendo a união e alegria.

Você pode utilizar raspagem de tacos e assoalhos preço de fábrica para cobrir a manjedoura, por exemplo. São ideias infinitas.

7. Guirlanda

 A guirlanda é tão original que existe em todos os tipos de decorações natalinas. E o melhor de tudo é que você pode fazer uma colorida em menos de meia hora.

Tudo o que você precisa é de um conjunto de cozinhas coloridas e baratas que podem ser encontradas em lojas de bugigangas.

Primeiro, você precisa desenrolar um cabide velho. Se você não tiver um, pegue um fio forte e comece a inserir todas as bugigangas natalinas e abuse da sua criatividade.

8. Meias vermelhas

As meias vermelhas são a tradição de decoração natalina americana, mas você também pode recriar utilizando TNT vermelho e criando moldes de meias para colocar presentes e doces durante as confraternizações entre a família.

9. Bengala de doces

A bengala de doces também é uma ideia super original que pode ser utilizada na decoração natalina na sua casa.

Você só precisa encontrar o molde para bengala, enchê-la de doces ou mesmo com enfeites natalinos, ou ainda pintando de listrado de vermelho e branco, que já vai preencher toda a decoração da sua casa.

10. Biscoitos natalinos

Este último item não necessariamente é uma decoração. No entanto, pode ser uma decoração comestível para ceia de Natal. Ou seja, nada mais original do que biscoitos natalinos para alegrar e adoçar a noite de ceia mais importante do ano.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee