Alimentos detox e saudáveis

Depois da comilança das festas de final de ano, bate o peso na consciência e a dúvida: o que fazer para desinchar e desintoxicar o organismo? 

A Chef Michelle Mística do restaurante Akan, dá dicas de alimentos detox que fazem parte dos pratos do cardápio e que podem ser consumidos no dia a dia.

A couve-flor pode ser utilizada em sopas, saladas ou refogada. É super detox, rica em antioxidantes, tem poder anti-inflamatório e para quem exagerou nas comidas, sacia e nutre ao mesmo tempo. O Tofu é um ingrediente bastante versátil, completo e funcional, por ser fonte de proteína, carboidrato e vitaminas para o corpo. Ótima alternativa para uma dieta detox, é rico em ácidos graxos, ômega 3 e 6, e ajuda a reduzir os níveis de colesterol sanguíneo.

Excelente para uso em saladas e antepastos, o grão de bico é rico em proteína e possui baixa quantidade de carboidrato, é fonte de fibras solúveis que são rapidamente absorvidas pelo organismo e capazes de eliminar açúcar e gordura. Para saladas e bolws, o edamame é uma ótima opção de grão de soja, é rico em fibras, cálcio, magnésio e ferro. Pobre em gorduras, auxilia em dietas de emagrecimento.

A quinoa é um elixir de longevidade, pode ser servida como acompanhamento saudável, nutritivo e gostoso, também é protagonista de saladas incríveis. Bem cozida, bem temperada, ela pode honrar muito bem o lugar do arroz na hora de servir um estrogonofe, entrar numa receita de cuscuz marroquino ou mesmo empanar carnes na sua versão em flocos. Possui valor nutritivo equiparável ao leite materno. Contém vitaminas, minerais e triptofano, o aminoácido responsável pela produção de serotonina, hormônio relacionado à sensação de bem-estar.

E por fim, a beringela, o vegetal amigo do coração. Tem poder antioxidante e fornece minerais e vitaminas que afetam de forma positiva a energia e o humor. É rica em fibras, por isso garante saciedade e até pode ajudar a emagrecer. Muito utilizado em antepastos, como na caponata e também, em parmegiana vegetariano.

Segundo a chef Michelle Mística, importante evitar alimentos industrializados, controlar os impulsos e optar pela variedade de hortaliças, verduras e alimentos típicos da época. O importante nesse período, é a hidratação e uma alimentação saudável e equilibrada.

O restaurante Akan fica localizado na Rua dos Pinheiros, 541 – Pinheiros. 

Para saber mais, acesse: www.akanrestaurante.com.br

*Detox

Postagem Anterior Próxima Postagem

Compartilhe nas redes sociais e apoie ou retribua

Todos os nossos artigos são exclusivos é proibida a reprodução total ou parcial dos mesmos sem a indicação da fonte SHD: Sejahojediferente.com