Os gastos efetuados pelos turistas no Catar estão em um patamar recordista, uma vez que a Copa do Mundo foi sediada nesta região e a atenção do global foi voltada ao país.

De acordo com a Visa, parceira oficial de meios de pagamentos do evento, as despesas realizadas nos pontos de venda que foram instalados nos locais do torneio já conseguiram superar as registradas em 2014.

Além disso, elas também conseguiram alcançar cerca de 90% das que foram efetuadas na Rússia, em 2018.

Continue lendo esse artigo e compreenda as características do país que sediou a Copa em 2022 e os impactos dessa competição na região.

Quais foram os impactos da Copa do Mundo no Catar?

A Copa do Mundo sediada no Catar, em 2022, demonstrou impactos significativos no país, uma vez que a atenção voltada para a região incentivou o comércio interno consideravelmente.

Como já mencionado, os gastos no Catar obtiveram ótimos resultados para a economia interna, chegando até mesmo a alcançar a máxima histórica, onde desde a comercialização de uma prótese ocular de vidro até uma loja de roupas conseguiram aumentar as suas vendas.

Dessa forma, os pontos turísticos e atratividades voltadas para o entretenimento obtiveram uma enorme vantagem, conquistando lucros significativos com o evento.

Isso acontece porque a Copa do Mundo é uma competição esportiva global que atrai visitantes de todas as áreas do mundo.

Com isso, todos os setores voltados para o turismo receberam uma crescente exponencial, onde desde pousadas, hotéis, restaurantes e atrações turísticas no geral obtiveram excelentes resultados.

Como você pode perceber, a Copa do Mundo consegue alavancar a economia do país, não apenas com os ingressos para os jogos em si, como também todo o comércio da região.

Por atrair visitantes do mundo todo, existe um aumento considerável na demanda por produtos e serviços e, com isso, se consegue melhorar os resultados financeiros do país.

Por exemplo, se houvesse uma grande demanda de fígados para uma mesma lista de transplante de fígado, as pessoas seriam facilmente atendidas, encerrando assim o problema com a falta de órgãos disponíveis para a operação.

A Copa do Mundo conseguiu apresentar uma melhora considerável na economia do Catar, atraindo uma grande atenção para a região e assim abrigando inúmeros turistas e torcedores em sua região.

Além disso, existe uma imersão na cultura do país que sedia os jogos, uma vez que a quantidade de pessoas que despertam um certo interesse pelo local em que irá acontecer a Copa aumenta consideravelmente.

A mídia também acompanha os jogos e, consequentemente, atrai ainda mais atenção ao local, informando diversos fatores referente à região.

Com isso, o índice de turismo que acontece no país aumenta não apenas durante o evento como também nos tempos que eles se encerram.

Dessa forma, desde um pneu maciço para empilhadeiras até uma loja de instrumentos podem apresentar um grande crescimento em seus lucros, uma vez que o número de visitantes continua alto.

Um fator que ajudou muito no alto desempenho da Copa do Mundo de 2022 foi o recém fim da pandemia do coronavírus, uma vez que as pessoas se viam com uma vontade ainda maior de viajar e ir para outros lugares, frequentar eventos e sair de casa.

A competição global de futebol veio então em perfeita harmonia com o fim da pandemia, sendo um ótimo incentivo para efetuar uma viagem para um novo destino.

A FIFA já esperava que essa Copa do Mundo teria a capacidade de superar os 5,4 bilhões de reais adquiridos na competição da Rússia, entretanto, de acordo com os organizadores do Catar, era esperada um lucro de cerca de R $17 bilhões de reais para a economia local.

Entretanto, quais são os fatores que diferenciam o Catar do resto do mundo, aderindo uma personalidade única à região?

Quais são as características do Catar?

Assim como qualquer outro país, a cultura e costumes da região possuem a tendência de se diferenciarem em alguns aspectos, onde desde a comida típica até a tradução juramentada de cnh do local podem se divergir em alguns aspectos.

Com o Catar, esse fator se mostra presente em muitos pontos, sendo estes principalmente a cultura do país, comida, roupas e entre muitos outros fatores.

O jogo da Copa foi sediado dos dias 20 de novembro a 18 de dezembro de 2022, onde os seus turistas puderam se deparar com muitos fatores que se diferenciavam dos seus.

Desde a vestimenta de um povo até o seu laudo SPDA, todos os fatores podem ser alterados a depender da região. Entretanto, dentre os principais elementos que obtiveram um maior destaque devido à sua diferenciação com as demais regiões, podem-se citar:

  • História;

  • Clima;

  • Cultura local;

  • Economia do Catar.

Esses são os principais pontos que apresentaram diferenças significativas entre os diversos países existentes no mundo, obtendo uma característica única ao local.

História

O primeiro ponto a ser observado no Catar é a sua história, uma vez que esta foi a primeira vez que essa competição mundial teve a sua sede no Oriente Médio.

Além disso, o país obteve a sua independência apenas em 1971, onde, antes disso, o local era uma protetorado britânico, contando assim com a proteção militar do Reino Unido.

Além disso, existe um grande contraste no país em relação à sua estética, uma vez que o ambiente natural de deserto se difere com os arranha-céus que ele possui, atribuindo uma aparência única ao lugar.

É como inserir uma autoclave vertical microprocessada no meio da areia, se diferindo do ambiente em que está e adotando um modelo único.

Clima

O país é um deserto e a sua temperatura é extremamente alta. Durante o verão, os termômetros podem atingir até 50°C facilmente e esse, aliás, é um dos motivos que levaram a Copa do Mundo a ocorrer apenas no fim do ano, buscando temperaturas mais baixas.

Além disso, os estádios da Copa possuíam até mesmo ar condicionado, com o intuito de sempre manter o ambiente com cerca de 26°C, diferente das temperaturas extremas naturais do país.

Cultura local

O islamismo é a religião oficial do local, o que faz com que os diversos turistas consigam encontrar várias mesquitas no local. Além disso, devido a esse fato, a vestimenta dos moradores é muito influenciada.

Dessa forma, os visitantes podem utilizar roupas ocidentais, entretanto, não é muito recomendado usar peças mais curtas, transparentes, decotadas ou até mesmo muito justas. Com isso, você evita ofender a religião do lugar.

Existem ainda outras características, como a utilização, por parte das mulheres, de um lenço na cabeça e ombros e a utilização de roupas largas, que cobrem os braços e pernas.

Por fim, a culinária também é muito diferente, uma vez que os muçulmanos não podem consumir bebidas alcoólicas, entretanto, essa bebida é livre para os turistas da região. Além disso, as comidas típicas do Catar são muito diferentes, o que vale a pena provar.

Economia do Catar

Não é apenas a moeda que é diferenciada no local, onde para adquirir um andaime tubular, por exemplo, você deve efetuar a transação com Rial Catariano, mas a economia do país em si também chama muito a atenção.

Por possuir grandes reservas de petróleo e gás natural, sendo essa a terceira maior reserva do mundo, o Catar conseguiu se solidificar como sendo uma potência financeira.

Com isso, é possível perceber que a cultura e costumes dos países podem mudar consideravelmente a depender de inúmeros fatores, onde desde a AET DNIT, Autorização Especial de Trânsito, até as comidas que são consumidas no local podem ser alteradas.

Qual é a fonte de riqueza do país?

De acordo com a Global Finance, o PIB per capita do Catar é de cerca de US $112.789,00. O país possui uma grande riqueza, onde em parte é devido, principalmente, a extração e exportação de petróleo, como já mencionado, sendo descoberto em 1949.

O North Field, offshore, localizado no Catar, é um dos maiores campos de gás do mundo. Além disso, as reservas de petróleo do país, que estão localizadas tanto no mar quanto em terra, são extremamente significativas.

Os recursos de gás natural tiveram o seu início no ano de 1990, com a tentativa de conquistar a sua independência em relação ao petróleo.

Essa estratégia teve um ótimo resultado, uma vez que, na primeira década do século XXI, o gás natural conseguiu ultrapassar o petróleo como a maior fonte de receita do governo e do PIB do país.

O Catar possui muitas diferenças culturais e de costumes e, com o incentivo da Copa do Mundo, a atenção do mundo foi voltada para o país, atraindo turistas e aumentando ainda mais a economia da região.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postagem Anterior Próxima Postagem

Compartilhe nas redes sociais e apoie ou retribua

Todos os nossos artigos são exclusivos é proibida a reprodução total ou parcial dos mesmos sem a indicação da fonte SHD: Sejahojediferente.com