Durante o Top Farmers, que acontece nos dias 22 e 23 de novembro, em Campinas/SP, GAtec vai discutir junto aos visitantes os conceitos da Agricultura 5.0. Na mesma data, em Araçatuba/SP, outra equipe da empresa participa do 5º Seminário UDOP e falará sobre manejo sustentável de pragas

A agricultura 5.0 representa a quinta revolução no setor de produção agrícola. Seu objetivo é aumentar os ganhos de produtividade, lucratividade e sustentabilidade por meio da automação de insumos, taxas de aplicação variáveis e melhor uso dos dados para orientar as decisões. Unindo o que há de mais moderno em inteligência artificial, robótica, tecnologia de ponta e digitalização de processos, essa nova evolução começa a aparecer nas lavouras de todo o Brasil e promete modificar o cenário rural mais uma vez. 

De acordo com o arquiteto de soluções da GAtec, Wellington Sena, que vai palestrar sobre o tema no Top Farmers, encontro que acontece nos dias 22 e 23 de novembro, em Campinas/SP, a Agricultura 5.0 é a revolução das tomadas de decisões no campo. Isso porque cada vez mais computadores auxiliam os produtores nas escolhas, com informações atualizadas sobre a produção em tempo real, na palma da mão por meio de um smartphone.

Ainda segundo o especialista, quando falamos em tecnologia é preciso estar atento a dois pilares importantes. Um é a questão de desenvolvimento, ou seja, ter ferramentas para promover essa tecnologia e o outro ponto muito importante são as pessoas que integram esse processo. Afinal, é preciso organizar todas as tecnologias que o cliente já tem para que não seja um “bando de dados” e sim um eficiente banco de dados. “O desafio é ter tudo isso estruturado para não perder informações. Nossa missão é conscientizar os profissionais no campo, mostrar todos os conceitos que já têm na prática e conectar todas as tecnologias”, diz Sena.

Uma das ferramentas que vai ajudar a impulsionar e principalmente conectar o campo nessa nova era é o 5G. Em março deste ano foi dado o primeiro passo importante nesse sentido, com a inauguração da primeira antena 5G rural, no município de Baixa Grande do Ribeiro/PI, na Fazenda Ipê, de propriedade do Grupo Insolo – empresa cliente da GAtec.

De acordo com Sena, o 5G pode ser até 100 vezes mais rápido, o que vai possibilitar abrir o leque de equipamentos que podem ser utilizados no setor. “O produtor poderá se aproveitar da alta conectividade para novas tecnologias, sensores e até o reaproveitamento de ferramentas com eficiência maior – economia de até 90% de energia, por exemplo”, destaca.

As consequências serão redução de custos, ganhos de produtividade, maior integração entre os agentes e ativos produtivos, tempo de resposta menor entre tecnologias (mais agilidade), mais qualidade em atendimentos e suportes remotos (de mecânicos, por exemplo) e mais assertividade na gestão agroindustrial. “Com um acréscimo de 25% na rede de internet disponível no campo, podemos ter um aumento de 6,3% no valor bruto do produto do agronegócio, o que equivale, em 2022, a quase 1,2 trilhão de reais”, prevê o profissional.

Manejo sustentável de pragas

Também nos dias 22 e 23 de novembro, acontece o 5º Seminário UDOP, trazendo aos mais de 200 participantes as principais inovações voltadas para o aumento de produtividade e competitividade do setor da bioenergia. O evento, que será realizado em Araçatuba/SP, também contará com especialistas da GAtec.

O assunto principal da empresa será o manejo de pragas, que é algo fundamental e muito trabalhoso para qualquer atividade na agricultura, com a cana-de-açúcar não é diferente e os cuidados precisam ser ainda mais efetivos. Segundo o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), estima-se que a infestação dos canaviais por fungos e insetos como a broca da cana-de-açúcar (Diatraea saccharalis), por exemplo, cause prejuízos anuais de R$ 5 bilhões.

Entre as principais tecnologias para o manejo sustentável de pragas está o Shield Geoprotection, uma Plataforma Inteligente desenvolvida pela GAtec em parceria com a Entomol, consultoria especializada em pragas da cultura. “A ferramenta é inovadora e com a capacidade de imersão do usuário a um ambiente disruptivo de tomada de decisão mais assertiva para o manejo sustentável de pragas, trazendo grandes benefícios na redução dos índices de infestação, racionalização de insumos e redução de custos”, diz Luis Gustavo de Almeida, doutor em entomologia e diretor da Entomol Consultoria.

O Shield abrange todas as etapas do programa de manejo integrado das pragas da cana-de-açúcar. Também permite a criação de um banco de dados rico em informações e a realização de estudos econômicos, com base em índices de perdas atualizados para as diferentes variedades da cultura, entre as diversas regiões do Brasil.

A plataforma é ainda isenta de viés comercial no que diz respeito a produtos químicos e biológicos, visando sempre a eficiência operacional e a redução de custos dos produtores. Ou seja, a primeira indicação que é passada ao produtor é sempre priorizando os custos e o manejo sustentável, por isso a recomendação sempre que possível é primeiro a adoção do controle biológico e fisiológico. Quanto aos defensivos químicos disponíveis, são sugeridas as melhores opções sem comprometimento com nenhuma marca do mercado.

Entre os seus diferenciais está a alta tecnologia com a utilização de Cloud, Big Data, geoprocessamento e inteligência artificial para previsibilidade de áreas mais suscetíveis às pragas e para recomendação do melhor controle no tempo certo. Além disso, há blocagem das áreas conforme agrupamentos de atributos e distâncias geográficas, com definição de blocos amostrais homogêneos, diminuindo a quantidade de áreas e pontos amostrados. Um aplicativo mobile interativo offline com fichas de monitoramento e mapas de orientação completam a ferramenta.

Sobre - A GAtec S/A Gestão Agroindustrial está sediada em Piracicaba, no interior paulista, oferecendo aos clientes consultoria, treinamento, desenvolvimento e integração de sistemas de gestão para o agronegócio. Composta por profissionais com mais de 40 anos de experiência em planejamento e controle agroindustrial, a empresa conta também com filiais em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ribeirão Preto/SP, Sul de Minas, região do MATOPIBA, Goiás e Pará. Além disso, está presente em 14 países com mais de 320 clientes e 9 milhões de hectares plantados. Sua atuação contempla todas as culturas do agronegócio, além da pecuária. 

Mais informações em www.gatec.com.br.

Café de Apoio ao Blog SHD: 
Precisamos de sua ajuda para manter esse blog vivo.
De pouco em pouco chegamos ao muito!
Nos ajude com um café através do pix 11 98363-7919

1 Comentários

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

  1. Já está projetado um portal, iniciando com um shopping de lojas de cada um dos 03 setores da economia em rede de exibições em 478regionais do Brasil que sob condominio oferece os especialistas que administrarão as Lojas; assim como estão projetados para o mesmo Portal as Cooperativas PJ de Logística e de Central de Compras para se estabelecerem nas 478 Regionais do Brasil, a partir da Regional modelo em Niterói-RJ.

    Procuro Engenheiro super experiente. de TI para fazer as estruturas dos que já estão descritos e formalizados para os desenvolvimentos em C#, preferencia a quem também seja investidor. Os tampletes do shopping em HTML estão Prontos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee