Cuidados com a comunicação, presença de recrutadores negros, atenção aos vieses e desenvolver um olhar inclusivo além do onboarding estão entre os pontos de atenção que a Companhia de Estágios recomenda

Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído em 2011 para reforçar a importância histórica e cultural do negro na sociedade brasileira. Graças às legislações vigentes, ao letramento racial, às práticas de educação antirracista e a outras medidas, alguns dados mostram um movimento positivo rumo a reduzir as desigualdades étnicas em nosso país.

Um deles é o “Mapeamento dos Estagiários Negros no Brasil", realizado pela Companhia de Estágios, empresa que oferece soluções de recrutamento e seleção de estagiários, trainees e aprendizes para algumas das maiores organizações do país. De acordo com o levantamento, divulgado em agosto deste ano, a empregabilidade dos estudantes negros no Brasil disparou 235% em 4 anos.

A empresa conduz uma média de quatro mil vagas de estágio anualmente, algumas delas de programas afirmativos para pessoas negras. Com base nessa experiência, a equipe de recrutadores da Companhia selecionou as 5 melhores práticas para empresas que buscam promover processos seletivos mais inclusivos: 

  1. Um programa inclusivo precisa demonstrar na sua comunicação que todos são bem-vindos. Isso vale para o site, as peças que serão divulgadas em redes sociais e os depoimentos de funcionários que atuam na empresa.
  2. Ter recrutadores e líderes negros participando do processo também é fundamental. Isso demonstra coerência — e não só um discurso vazio.
  3. Ter atenção aos vieses – revisar métricas e analisar com lupa os resultados oferecidos pela inteligência artificial é fundamental para garantir que não haja distorção na escolha dos candidatos antes mesmo que sejam entrevistados.
  4. Promover aprendizados durante o processo. Algumas empresas oferecem formação on-line para preparar os candidatos para as etapas da seleção, com aulas sobre construção de currículo na era dos algoritmos, preparação para as entrevistas com os recrutadores, passo a passo para o desenvolvimento de cases, etc. Mesmo que o candidato não seja aprovado para a vaga, ele sai do processo mais forte.
  5. Olhar além da seleção e do onboarding: tenha um plano de voo bem desenhado para que os jovens negros possam crescer e prosperar dentro da organização. 

Para Rafael Pinheiro, especialista em recrutamento e seleção e diretor comercial da Companhia de Estágios, além desses pontos de atenção durante o processo de recrutamento e seleção de programas afirmativos para pessoas negras, é importante avaliar se a cultura organizacional está preparada para esta iniciativa. “Há um conjunto de estereótipos sociais, sutis e acidentais que a nossa sociedade historicamente desenvolveu sobre diferentes grupos de pessoas. É como se fosse uma reação inconsciente que usamos para responder a situações e contextos. Com isso, é importante treinar e orientar os colaboradores e a liderança para ‘reprogramar’ esse olhar e garantir o sucesso do programa”, conclui.

SOBRE A COMPANHIA DE ESTÁGIOS

A Companhia de Estágios é uma empresa que oferece soluções em recrutamento e seleção de estagiários, trainees e aprendizes, gestão de contratos e programa Jovem Aprendiz para as maiores organizações do país. Seguindo sua essência de fomentar a entrada de estudantes no mercado e guiar cada vez mais talentos e empresas para o amanhã, tem mais de 1.6 milhões de candidatos cadastrados em sua base. A Companhia de Estágios usa inteligência artificial, gamificação e processos no metaverso para proporcionar a melhor experiência aos candidatos das mais de 4 mil vagas que gerencia anualmente. A empresa é responsável pela construção de programas de atração de talentos para mais de 300 clientes, no Brasil e América Latina, entre eles Amazon, Twitter, Scania, Clariant, Nissan, Bunge, Livelo, Klabin e Alcoa. Atualmente, a Companhia de Estágios é a consultoria de recrutamento e seleção melhor avaliada pelos candidatos no Google e Facebook (4,8/5) e pioneira na certificação do GPTW 2020, 2021 e 2022.  Recebeu, em 2021, o prêmio Fornecedor de Confiança (Melhor RH). 

Mais informações em www.ciadeestagios.com.br

Café de Apoio ao Blog SHD: 
Precisamos de sua ajuda para manter esse blog vivo.
De pouco em pouco chegamos ao muito!
Nos ajude com um café através do pix 11 98363-7919
Postagem Anterior Próxima Postagem
Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!


Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!

Compartilhe nas redes sociais: Apoie ou retribua.

Todos os nossos artigos são exclusivos. A reprodução total ou parcial é proibida.

Apoie ou retribua.