iCertus firma acordo com Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda do RS para ajudar os empreendedores locais a melhorarem sua gestão empresarial
A iCertus, startup que desenvolveu um sistema completo de gestão empresarial para micro e pequenos empreendimentos e oferece soluções de crédito para essas empresas, avança no acordo firmado em maio deste ano com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda do Rio Grande do Sul, com o objetivo de disponibilizar sua plataforma digital para esses empreendedores e ajudá-los a melhorar sua gestão.
Segundo Fábio Ieger, CEO da iCertus, essa parceria já está em vigor e, para que ela funcione, basta que o município assine um termo de cooperação com o Estado. “Todos os municípios já estão sendo treinados e capacitados e há projetos em lançamento em cidades como Erechim, São Leopoldo e muitas outras. Todas as empresas do RS podem participar”, avisa. No estado do RS mais de 1.277 empresas que se enquadram para se qualificar para o programa.
O lançamento oficial da parceria com o governo do Rio Grande do Sul aconteceu durante o South Summit Brasil, encontro global entre startups, empresas e investidores que aconteceu em Porto Alegre (RS), no mês de maio, com mais de 400 palestrantes reunidos e um público de mais de 10 mil pessoas, incluindo 76 países. “O intuito desse programa é levar gestão e financiamento para empreendedores do estado e estamos disponibilizando fundos de investimento que têm R$ 20 bilhões para isso”, acrescenta Ieger.
Pelo acordo, a iCertus entra com sua plataforma digital visando oferecer três benefícios fundamentais para o empreendedor: gestão, para que ele possa organizar todas as informações da sua empresa; crédito, no qual os empreendedores poderão ter acesso a recursos para girar seu negócio; e aumento de vendas, pois dentro do sistema existem várias iniciativas que permitem vender para o governo e participar de licitações, além de poder negociar com toda a comunidade desse ecossistema.
Ieger informa que a plataforma iCertus será disponibilizada para informais, MEI, ME e EPP, ou seja, para aquelas empresas que faturem até R$ 4,8 milhões anuais, sem custos, com todas as funcionalidades liberadas para que eles alcancem uma gestão eficiente do negócio. O sistema possibilita controle total nas áreas de vendas, compras, estoque, finanças, frente de caixa, ordem de serviço e produção, além de contar com informações e sugestões geradas pela Inteligência Artificial. “Damos acesso ao crédito a muitos micro e pequenos empreendedores, mas precisamos entregar educação financeira e meios para que esse aprendizado seja gerenciado. Assim, daremos mais impulso para que pequenas empresas prosperem”, acrescenta.
Entre importantes elementos do programa está o fundo garantidor que ajuda a reduzir a inadimplência, permitindo oferecer o crédito a taxas de juros muito mais baixas que as praticadas pelo mercado financeiro. Outro ponto, na opinião do CEO da iCertus, é a ajuda que o sistema faz em relação ao uso do recurso emprestado. “Lamentavelmente, é muito comum o pequeno empresário utilizar o dinheiro da empresa para adquirir bens pessoais. Nossa plataforma conta com o uso da inteligência e sugere a melhor forma para usar esse dinheiro e, principalmente, auxilia esse empreendedor a utilizar o recurso de forma correta para fazer a empresa crescer”, argumenta.
Outro destaque dado pelo empresário é o recurso do smartplace. Nele, os empresários, por meio da plataforma da iCertus, têm acesso aos pedidos de compra e licitações governamentais, além de permitir um networking entre as empresas que proporciona a oportunidade de vender para toda a comunidade desse ecossistema. “Por exemplo, algum setor precisa comprar um parafuso, se no nosso sistema temos quem venda tal produto, a iCertus conecta essas duas pontas. A venda poderá ser feita on-line em cerca de 60 grandes smartplaces de todo o País”, garante Ieger.
Para o vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello, a intenção da prefeitura junto ao governo do RS é auxiliar esses empreendedores a desburocratizar e organizar a rotina administrativa, integrando e realizando ações de compras, estoque, comerciais, fiscais, financeiras e de produção.
Fábio Ieger é empreendedor e apaixonado por tecnologia. Administrador de empresas, sabe o quanto é desafiador o dia a dia para manter um negócio em atividade em um país com instituições financeiras que em nada ajudam o pequeno e médio empresário. Para levar soluções sustentáveis e realistas a esse público, fundou a fintech iCertus, que utiliza dados do seu software de gestão para conceder empréstimo e capital de giro para os que mais necessitam de ajuda, e esbarram em análises injustas. Para mais informações, acesse https://www.icertus.com.br/
iCertus
O software iCertus proporciona ao usuário uma experiência agradável e intuitiva, utilizando ícones de fácil compreensão, com telas simplificadas e com todas as informações em um só lugar. Com relatórios de fácil compreensão, auxilia na tomada de decisões. Agregado a isso, diversos serviços financeiros, como antecipação de recebíveis e empréstimos de capital de giro. A cada dia, a empresa inova e inclui a inteligência artificial para ajudar cada vez mais a pequena indústria. Recebeu investimentos da Bossa Nova, de João Kepler e Pierre Schurmann; e da IVP, de Fabricio Bloisi e Bruno Rondani e João Bezerra, ex-CTO do Banco Itaú; Poli Angels, de Rozallah Santoro, Marco Poli, entre outros, além de passar pela aceleração da Baita Aceleradora, na Unicamp. Para mais informações, acesse https://www.icertus.com.br/ ou pelo instagram @icertus