Por ser um mercado ainda novo e com características próprias, é fundamental conhecer a modalidade antes de concretizar investimentos

A recente turbulência no mercado de criptomoedas provocada pela falência da FTX, segunda maior exchange do mundo, acendeu a discussão sobre a operacionalização de moeda digital e, principalmente, o alerta envolvendo os cuidados que devem ser tomados por quem escolhe esse investimento.  

O primeiro passo é lembrar que criptomoeda é uma moeda digital totalmente descentralizada, por isso não é emitida pelos governos e tem alta volatilidade. Por outro lado, é uma proposta de investimento que ganha cada vez mais espaço. De acordo com a The Block Research, as criptomoedas já são um ativo relevante no mercado financeiro, chegando a um volume de negociações que ultrapassaram US$ 830 bilhões em maio de 2022. Essas características requerem cuidados redobrados, uma vez que o mercado é de risco.  

O advogado Leonardo Watermann, da WA Advogados, criminalista especializado em Criptocurrency Crimes respondeu de forma direta e objetiva a nossa pergunta: Quais lições a falência da FTX deixa para quem investe em criptomoedas?

Para ele, a segurança efetiva é manter as criptos em wallets físicas, ou seja, carteiras de armazenamento similares a um pen-drive, onde os códigos de criptomoedas podem ser colocados de forma segura.

Como criptomoedas são, na maioria das vezes, transacionadas via corretoras, como a FTX, manter os códigos dessa forma, em wallets físicas, aumenta a segurança do investimento, mesmo em situações de falência.

Para evitar fraudes, a primeira orientação do criminalista é transacionar por meio de uma corretora conhecida no mercado, e já em seguida fazer a transferência dos códigos criptografados para as wallets físicas, que ficam protegidas até da ação de hackers.

“Quem deixou dinheiro na FTX, por exemplo, está desesperado, pois não consegue resgatar. Se tivesse apenas transacionado através da corretora e em seguida deslocado para uma wallet física, poderia agora direcionar as criptos para outra corretora e transacionar novamente sem qualquer prejuízo”, afirma.

“As corretoras funcionam como uma espécie de bolsa de valores atuando para intermediar o negócio e certificá-lo”, destaca.

Mas os cuidados não param por aí. O advogado criminal destaca que o investidor deve ser o único a movimentar o próprio dinheiro. Por isso, a segunda orientação é nunca compartilhar login e senha dos investimentos.

"Não existe esse negócio de enviar dinheiro para uma pessoa e ela fazer o investimento", salienta.  "Cada investidor tem que ter o controle de sua conta, como se fosse uma conta no banco".  

A terceira dica é sempre ter frieza e investir apenas uma pequena parte do patrimônio, pois como se trata de um mercado de alta volatilidade, contrair dívidas para investir em criptomoedas não é prudente. “É necessário considerar que você pode ganhar e perder muito em apenas algumas horas, por isso você deve aplicar apenas um patrimônio que esteja disposto a perder. O mercado das moedas digitais deve ser uma opção para quem pode aplicar a longo prazo, não pode ser imediatista e querer sacar na primeira grande queda”, explica.  

Para o advogado, os bitcoins se tornaram uma reserva de valor até mais interessante que o ouro, porque você pode guardar em um pen-drive de forma segura, levar pra onde quiser, e usar em qualquer lugar do mundo, a qualquer momento.

Leonardo afirma que o investimento em bitcoin é seguro, pois toda as variações, quebradeiras e fraudes relatadas jamais atingem a criptomoeda BTC em si. “Até hoje o sistema descentralizado da rede de bitcoins mostrou-se infalível em questão de segurança, pois nela jamais ocorreu qualquer tipo de invasão, fraude ou vazamentos de dados”, garante.

Sobre o WA Advogados  Focado em advocacia empresarial, o escritório Watermann Sociedade de Advogados, possui profissionais com décadas de experiências e dedicação exclusiva ao direito e processo penal, o que possibilita o desenvolvimento de soluções dinâmicas e eficientes aos problemas criminais enfrentados pelos clientes. O atendimento do WA Advogados se inicia já de forma preventiva, buscando evitar que demandas criminais sejam iniciadas. Além disso, presta também serviços consultivos e contenciosos para pessoas e empresas na qualidade de vítimas ou de acusadas. A sede está localizada na Av. Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo/SP.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee