O presidente do Banco Central também disse que espera trabalhar da melhor maneira possível com o novo governo, mas afirma que teve pouco contato com a equipe de transição

No dia seguinte ao discurso de Lula com duras críticas ao teto de gastos, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, fez um alerta. Segundo o chefe da autoridade monetária, o descontrole das contas públicas pode afetar justamente a população que se pretende ajudar. 

“O problema é olhar para a frente e entender que você tem menos impostos, tem alguns programas que se imaginava que seriam temporários e a gente precisa ter de um lado um olho para o social, e a gente entende que a pandemia deixou muitas cicatrizes, mas precisa ter um olho para o equilíbrio fiscal. Porque, no final das contas, se não tivermos equilíbrio fiscal, voltamos ao mundo de incertezas aonde a expectativa de inflação sobe, você desorganiza o setor produtivo em termos de investimento e quem sofre mais é a população que você quer ajudar”, explicou o presidente.

Campos Neto tem mandato até 2024 a frente do BC e, apesar do pouco contato com a equipe de transição, ele não acredita que a autonomia do Banco Central possa ser questionada com a mudança de governo. 

“A gente, obviamente, quer trabalhar com o governo novo da melhor forma possível, a gente está aberto a participar da transição. Ainda estão se formando os grupos. No período da eleição a gente vê que muitos grandes economistas apoiaram o governo que venceu as eleições. Na equipe de transição ainda não tive muito contato. Nesse período é normal que aumente o ruído, temos que esperar e ver”, disse Campos Neto. 

“Foi um ajuste de expectativa por uma interpretação que teve, que não sabemos ainda se é verdadeira ou não. Tem bons economistas no time, tenho conversado com alguns. Precisamos ver o que vai sair”, concluiu. 

Diante das incertezas em relação ao futuro das contas públicas, o Ibovespa encerrou a semana com recuo de 5%. O tombo é reflexo do receio entre investidores em relação a um eventual fim do teto de gastos na gestão petistas.


Shopee Brasil:
Ofertas incríveis - Melhores preços do Mercado.
Confira as ofertas especiais na Shopee aos visitantes do SHD.
Aproveite agora mesmo! De uma olhada clicando aqui.

Café de Apoio ao Blog SHD: 
Precisamos de sua ajuda para manter esse blog vivo.
De pouco em pouco chegamos ao muito!
Nos ajude com um café através do pix 11 98363-7919

Quem gosta comenta!

O você achou desta publicação? Qual sua opinião a respeito?
Gostaria de acrescentar algo? Use o campo abaixo e registre sua participação nesta publicação.
Sugerimos Usar a Opção Nome + URL = Escreva seu nome e no campo url coloque o link de seu blog, site, rede social ou deixe em branco.
Estamos aguardo sua participação.

Postagem Anterior Próxima Postagem
 *Todos os textos do Seja Hoje Diferente é uma produção independente e todo conteúdo produzido é de total responsabilidade de seus idealizadores e editores, apresentados em "Informações" e ou Links de origem.

*O artigo acima não reflete, necessariamente, a opinião do Seja Hoje Diferente publicado em carater divulgativo. 

GeraLinks - Agregador de links Agregalinks - O melhor agregador de links para blogs