Com as noites frias do inverno chegando dá aquela vontade de apreciar um prato quentinho, como o fondue. E quando esse prato pode ser combinado com um bom vinho, então? É uma combinação perfeita!

O que é Fondue?

O fondue é um prato típico da Suíça, sendo o fondue de queijo o mais tradicional, preparado à base de uma mistura de queijos e servido diretamente na mesa em um rechaud, acompanhado de fatias de pão.

Além do fondue de queijo, também existe o fondue de carne, conhecido como fondue bourguignonne, e o fondue de chocolate, que é bastante popular como sobremesa. 

Qual é a origem do Fondue?

A primeira menção de um prato como o fondue remete ao ano 1699, em um livro de receitas publicado em Zurique, chamado “Käss mit Wein zu kochen”, que pode ser traduzido como “Cozinhando Queijo com Vinho”.

Durante o século XIX, o fondue já era considerado como o prato nacional da Suíça, entretanto, só era consumido pelas camadas mais ricas da população.

A partir da segunda metade do século XX, o fondue cresceu em popularidade, fazendo parte, inclusive, da alimentação do exército suiço.

Hoje, o fondue é uma iguaria consumida em vários países ao redor do mundo, como no Brasil, onde é bastante apreciado durante os meses mais frios do ano.

Quais são os tipos de Fondue?

Fondue de Queijo

O fondue de queijo é o tipo mais tradicional de fondue, sendo preparado com queijos semi-duros, como Gruyère e Emmental, e queijos amarelos, como Emmental e Estepe.

Fondue de Carne

O fondue de carne, também conhecido como fondue bourguignonne, consiste em pequenos pedaços de carne bovina, que são fritos em óleo quente no rechaud e servido com molhos, como molho tártaro e rosé. 

Fondue de Chocolate

O fondue de chocolate é a versão doce do fondue, preparado com chocolate e servido com frutas, como morango, uva e banana. 

Como combinar Fondue e Vinho? 

Cada tipo de fondue pede um vinho diferente para acompanhar, vamos, a seguir, dar dicas de como combinar o fondue de queijo, o fondue de carne e o fondue de chocolate com vinho! 

Vinhos que combinam com Fondue de Queijo

Na hora de harmonizar o fondue de queijo, a melhor opção são os vinhos brancos, principalmente os elaborados com a uva Chardonnay.

Dê preferência a vinhos Chardonnay que tenham envelhecido em carvalho, o que aumenta sua complexidade.

Vinhos que combinam com Fondue de Carne

Já para combinar com o fondue de carne bovina, a indicação são vinhos tintos, como os produzidos com a uva Cabernet Sauvignon.

Se não gostar de vinhos Cabernet Sauvignon, não tem problema. Vinhos tintos à base das uvas Malbec e Carménère também funcionam bem com o fondue de carne.

Vinhos que combinam com Fondue de Chocolate

Por fim, a melhor opção para combinar com a doçura do Fondue de Chocolate são os vinhos licorosos, como o Vinho do Porto.

Entre os Vinhos do Porto, opte pelo Vinho do Porto Ruby ou pelo Vinho do Porto Tawny, que contam com um menor tempo de envelhecimento em barris de carvalho.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee