Quem possui um carro sabe muito bem que os gastos para mantê-lo vão além de pagar gasolina, IPVA e seguro, é necessário também cuidar da higiene do automóvel, tanto a interna quanto a externa.

Não é à toa que muitas pessoas brincam dizendo que o carro é como um filho, e as responsabilidades são tantas que essa analogia não está equivocada, é preciso muito cuidado com ele.

E a higiene do carro é uma das partes mais importantes, afinal de contas, ninguém gosta de estar em um ambiente sujo, não é mesmo? Pois bem, um carro limpo é sinônimo de cuidado, paz interior e satisfação em ter o automóvel limpo e pronto para ser usado.

Além de uma boa aplicação de insulfilm espelhado para deixar o seu carro mais bonito e seguro, é importante deixá-lo bem limpo tanto por dentro quanto por fora, pois muitos ainda acham que limpar o carro por fora já é o suficiente.

É aí que muitos se enganam, pois é preciso limpar o automóvel por dentro e por fora com a mesma dedicação e preocupação. O externo pode até aparentar estar limpo, mas é a parte interna do carro que será usada e aproveitada, então ela precisa da mesma atenção.

Muitas pessoas costumavam e ainda costuma levar seus automóveis aos famosos lava-rápidos, que são espaços onde pessoas limpam todo o carro para você, tanto por dentro quanto por fora.

Diversos bairros, dos mais simples aos mais chiques, possuem esse espaço que traz muita praticidade para as pessoas, afinal de contas, lavar e limpar um veículo por dentro e por fora é uma atividade que requer muita disposição e tempo.

Assim como uma empresa de armazenagem e distribuição logística precisa de muita organização em seus processos, quem deseja limpar o seu carro por conta própria sabe que o processo é cansativo e longo.

Entretanto não é impossível. Com o passar do tempo, muitas pessoas começaram a achar que as sessões de limpezas do carro no lava rápido ficaram mais caras, o que realmente aconteceu devido ao aumento das contas e produtos no Brasil.

Por isso, muitos começaram a limpar seus carros sozinhos e em suas próprias casas, pois acreditam que isso trazia mais economia. Limpar o carro em casa realmente traz diversos benefícios, mas é preciso realizar esse processo da maneira correta.

A primeira coisa a se definir é o intervalo com o qual você deseja limpar o seu carro, e isso depende do uso que faz dele. Se você utiliza o veículo todo dia, o recomendado é que você limpe toda semana ou pelo menos a cada uma semana.

Caso você use apenas aos fins de semana ou em alguns dias, você pode limpá-lo uma vez ao mês, ter esse intervalo é o primeiro passo para que você saiba quando limpá-lo para não deixar a sujeira acumular dentro e fora do veículo.

Na internet, assim como você encontra um acoplamento elástico flexível em poucos segundos, você também encontra dicas práticas como as que daremos a seguir para te ajudar a limpar o seu carro da maneira certa.

5 dicas para limpar o carro por fora 

Como mencionamos anteriormente, é importante que você limpe o carro bem tanto por fora quanto por dentro, por isso separamos as 10 dicas para te ajudar em todo o processo. Sendo assim, confira abaixo as dicas para limpar o carro.

  1. Escolha um local apropriado

Nem todos lugares são apropriados para realizar a limpeza do carro, por isso é importante escolher um que saiba que a grande quantidade de água não será um empecilho para impedir alguém de passar ou até mesmo molhar a casa de alguém.

Também tome cuidado com espaços que possuem muita exposição ao sol, pois isso pode afetar a pintura do seu veículo. Escolha um lugar tranquilo, com sombra e com pouco movimento para que você realize o processo de maneira prática.

  1. Separe todos os artérias necessários

Assim como um profissional de monitoramento ambiental da água precisa separar seus equipamentos e ferramentas para o trabalho com o objetivo de tornar o processo mais prático, faça o mesmo quando for limpar o seu automóvel.

Deixe tudo o que irá precisar sempre por perto para evitar ficar andando para cima e para baixo atrás de produtos e equipamentos. Com tudo o que precisa por perto, você economiza tempo e esforço.

  1. Divida a limpeza em etapas 

Um carro é composto por diversas partes, e por isso precisa de muita organização na hora de ser limpo, pois quando você começar a limpar sem saber por onde dar início e para onde ir depois, pode te deixar confuso e desmotivado.

Por isso crie uma espécie de cronograma de limpeza, comece pelas portas, depois vá para o fundo e para a frente, depois limpe o todo, os retrovisores e por fim as rodas. Isso te ajudará a ter maior noção do processo.

  1. Utilize a mangueira para te ajudar 

A mangueira é a sua maior aliada para limpar a parte externa do seu carro, pois ela te ajuda a limpar de maneira prática, sem precisar carregar pesados baldes. Ela é certeira e limpa exatamente onde é necessário.

Mas lembre-se sempre de desligá-la quando não estiver utilizando para economizar água e ajudar tanto o meio ambiente quanto o seu bolso. Além de ajudar um comercio de recicláveis, economizar água também é uma maneira de ajudar a natureza.

  1. Use produtos adequados

Finalizando essa parte, é muito importante que você use produtos adequados para a parte externa do seu carro, pois usar o produto errado pode trazer graves problemas para a pintura do seu carro.

Sendo assim, consulte profissionais e até mesmo lojas especializadas em mecânica para te indicar os melhores produtos para lavar e polir o seu automóvel, evitando graves problemas a longo prazo.

5 dicas para limpar o carro por dentro

Agora que você já sabe como limpar o seu carro do lado de fora, chegou o momento de saber como realizar o processo com a mesma precisão e qualidade do lado de dentro, que também é extremamente importante. Confira:

  1. Use o aspirador de pó 

Contar com uma boa análise de ar ambiente é essencial para que você verifique como anda a qualidade do ar do seu automóvel, que no dia a dia acaba retendo muito pó, inimigo número um de quem sofre com problemas como rinite ou sinusite.

Mas além disso, usar o aspirador de pó durante a limpeza faz toda a diferença, pois ele te ajuda a retirar a camada mais grossa de sujeira interna, sem contar, é claro, com a retirada de todo o pó acumulado.

  1. Limpe os cantinhos

Muitas pessoas, quando vão limpar o lado de dentro do carro, acabam esquecendo dos cantinhos, que são extremamente importantes e acabam acumulando bastante sujeira. Por isso não se esqueça deles.

Esses cantinhos normalmente são os espaços que mais acumulam pó e sujeira, por isso use um pano com produto específico para limpá-los bem e deixar o carro inteiro bem limpo e organizado.

  1. Use panos e produtos adequados

Assim como mencionamos nas dicas de limpeza externa e assim como a calibração de dosímetro é importante para o bom funcionamento do apetrecho na hora de medir os ruídos, a preocupação com o que é usado dentro do carro também é essencial.

Procure por panos bem macios e ideias para limpar o carro, assim como produtos que irão deixar o seu veículo limpo e cheiroso, sem danificar os bancos, a tintura dos painéis ou qualquer outro lugar.

  1. Não esqueça do teto e dos espelhos 

O teto é um espaço onde normalmente não temos contato ou mexemos no dia a dia, mas não significa que ele não fique sujo, por isso não se esqueça de passar o aspirador e um pano úmido com o produto específico nele.

Assim como os espelhos, que são essenciais para que você consiga ver por onde está indo e ver inclusive os outros motoristas, eles precisam estar bem limpos para que a sua visão não seja trapalhada.

  1. Aposte em aromatizantes

Por fim, mas não menos importante, contar e apostar nos aromatizantes deixam o interior do carro bem cheiroso, o que traz uma sensação de paz e tranquilidade para qualquer pessoa que entrar em seu veículo.

Assim como você encontra um serviço de retifica de motores na internet, você também consegue encontrar aromatizantes deliciosos e baratos para deixar o seu carro limpo e bem cheiroso.

Motivos para limpar o carro sozinho

Muitos se perguntam os motivos pelos quais devem apostar na limpeza do automóvel por conta própria. Por isso, confira abaixo a lista que selecionamos com o benefício dessa ação:

  • Mais economia para o seu bolso;

  • Melhor conhecimento do automóvel;

  • Realização do processo do seu seu jeito;

  • Momento de diversão com a família;

  • Sentimento de utilidade;

  • Verificação e análise de possíveis problemas.

Esses são apenas alguns dos motivos que fazem o processo da limpeza do carro por conta própria ser muito vantajoso não apenas para o seu bolso, mas para a sua rotina, seu tempo e sua relação com o seu veículo.

Dessa maneira você terá um automóvel limpo, cheiroso e pronto para ser usado com mais cuidado e consciência, fazendo dele um meio de locomoção e de criação de ótimas lembranças com quem se ama.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!


Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!

Compartilhe nas redes sociais: Apoie ou retribua.

Todos os nossos artigos são exclusivos. A reprodução total ou parcial é proibida.

Apoie ou retribua.