Se existe um método que vem ganhando cada vez mais espaço no meio digital e no marketing em si, esse método é o storytelling. Empresas vêm adotando essa forma de contar histórias e narrativas para envolver mais seu público e aumentar o número de leads e clientes.


Mas essa prática já é antiga, utilizada por escritores, até mesmo por jogadores de RPG de mesa e que hoje em dia se torna quase que essencial para criar certos vínculos com as pessoas que se interessam pelos serviços e produtos da marca.


Com isso em mente, o texto de hoje irá abordar o Digital Storytelling, mostrando o que é essencial para fazer com que o trabalho apenas ganhe mais espaço, quais os pontos positivos, benefícios e como aplicar no dia a dia de sua organização.


Não importa se estamos falando de uma empresa de projetos estruturais ou uma loja de produtos geek, sempre que conseguimos utilizar histórias para chamar a atenção das pessoas, a chance de sucesso do produto aumenta bastante.


Histórias tem o poder de gerar muito interesse em todo tipo de público, sejam elas mais técnicas ou até mesmo mais lúdicas. Ela consegue envolver, despertar gatilhos mentais e até mesmo tornar a aquisição de um produto ou a jornada de compra diferente.


Um leigo pode não se interessar por serviço de calibração, mas, se contada da maneira correta, as histórias digitais genuínas conseguem impactar o público. Em outras palavras, elas são poderosas e podem manter a fidelidade e chamar pessoas para o seu negócio.


Por se conectarem de forma tão profunda e natural com as pessoas, o conceito de Storytelling vem sendo cada vez mais desenvolvido, buscando sempre impactar pessoas e modos de ser expandido, afinal, de nada adianta uma grande história se ela ficar parada em sua gaveta.


E mesmo que estejamos falando de uma consultoria ambiental, vale muito mais a pena investir em histórias curtas com bom potencial do que em longa que pode ser apressada, mal acabada e tomar muito tempo do seu público.


Com isso em mente, os tópicos a seguir irão melhorar explorar o tema e te deixar ciente do que é necessário e como aplicar o storytelling em sua empresa, também destacando alguns benefícios que com toda certeza serão muito úteis ao longo do tempo que utilizar essa estratégia.

Conheça quais são os principais requisitos

Agora que já ficou mais claro como o storytelling pode ser muito bem aproveitado pela sua marca, chegou o momento de se aprofundar mais no tema e entender como ele é utilizado e quais os requisitos para que a sua marca o insira em seu negócio.


Assim como é preciso ter em mente alguns passos e até mesmo técnicas para se criar e instalar um forro de fibra mineral modular, com o método do storytelling não é diferente. Ele utiliza de diversas ideias que podem ser bem organizadas para a sua construção.


Ou seja, para que ele seja melhor desenvolvido e, consequentemente, mais eficaz, é preciso que:


  • Se tenha um foco do produto;
  • Uma boa narrativa;
  • Personalidade de marca forte;
  • Utilize a cultura pop.


Cada um desses insights ajudam não só a aumentar o alcance e efetividade do método, mas também a conversar e se conectar com um maior número de pessoas, garantindo que elas se sintam representadas ou no mínimo, interessadas no que a marca tem a dizer.


Quando a sua empresa decide qual produto será utilizado o storytelling, independentemente se é algo mais simples ou um controlador de acesso, isso ajuda na identificação do cliente, ou seja, a organização precisa mostrar que esses serviços e o benefício de aquisição estão presentes no produto e que o cliente pode conseguir isso.


Já quando pensamos em narratologia, é preciso desenvolver uma história que seja boa, simples e que cative o público. 


Histórias muito complexas são interessantes, mas depende da hora e do momento, e é muito mais fácil conquistar o público de forma rápida, sem fazer com que pensem muito sobre o assunto.


Isso não significa que não é preciso ter zelo ou que irá desenvolver uma história qualquer para seu papel Interfolha. Significa apenas que menos é mais e, às vezes, por querer inovar, acabamos colocando elementos demais, afastando o público-alvo.


A personalidade da empresa, a essência da mesma, conta muito nessas horas pois, se até o momento ela sempre foi uma marca genérica, pode demorar mais ou o storytelling terá menos impacto do que o esperado. É preciso trabalhar os arquétipos da marca.


Por isso é tão importante o diferencial, trabalhar nas redes sociais e saber os valores e a missão da marca. Esse tipo de atitude não só faz com que a sua organização tenha mais autoridade no segmento de mercado, como impulsiona as estratégias de produto.


Por fim, mas não menos importante, pensemos em um estudo de seletividade elétrica precisa estar de alguma forma ligado a cultura pop, com os assuntos que bombam no momento e essa pode ser uma ótima oportunidade para utilizar seu storytelling.


Não importa se irá abordar bandas, super heróis ou assuntos do mundo geek. 


O que importa é como irá construir sua narrativa de forma que consiga atrair esses públicos que são muito engajados e conseguem fazer com que até um serviços de implantação de servidores consiga ter muita relevância, mesmo que seja do meio deles.


Portanto, utilize seus canais de comunicação, redes sociais e invista bastante no marketing. Isso fará com que cada vez mais pessoas não só conheçam a sua marca, mas que atribuam certo valor a ela por se preocupar na maneira como transmite suas ideias.


Isso sem mencionar ainda que métodos diferentes se destacam no mercado pelo simples fato da empresa não ficar presa nos modos tradicionais. É uma excelente oportunidade de mostrar ao seu segmento de mercado para que a sua organização veio.

Os benefícios do digital storytelling

Entendemos até o momento o conceito do digital storytelling e como ele é essencial para se criar um diferencial nos dias de hoje. Portanto, chegou a hora de compreender seus benefícios e do que a sua empresa pode usufruir. Confira os tópicos abaixo.

01 - Transmite muita personalidade

Como dito ao longo do texto, o storytelling cria um grande diferencial no mercado e é muito atrativo para o público, principalmente para aqueles que ainda não estão acostumados a esse tipo de estratégia. 


O simples fato de sua empresa contratar pessoas dedicadas a isso, ter uma equipe responsável por desenvolver as histórias e conectá-las de forma que crie conexão com o público já mostra uma certa autoridade no mercado e estilo de expansão muito forte.


Em outras palavras, mostra para todos que a sua empresa está conquistando seu espaço e fará isso de forma diferente e única, consolidando uma maior base de clientes e gerando leads de forma muito natural e orgânica.

02 - Atinge em cheio o emocional

Uma boa história é aquela que mexe com a gente de alguma forma e, seja em filmes, livros ou jogos, cada história possui um objetivo e, quando ela é desenvolvida de maneira eficiente, não só atinge nosso emocional mas causa um marco em nós.


Portanto, pense que como irá estruturar suas histórias para que façam seus leads e clientes refletirem sobre, pensarem nela e até mesmo indicar seus produtos, serviços e a própria marca para outras pessoas, querendo que seus amigos sintam o mesmo que eles.


O mais importante de tudo é não criar histórias falsas e tentar mascarar elas de forma a forçar o consumidor a acreditar que são. Isso não só pega mal para a empresa como faz com que perca credibilidade.

03 - Produção de conteúdo constante

Para que uma empresa consiga crescer e ganhar público nos dias atuais é preciso criar conteúdo constantemente para que os usuários consumam e, consequentemente, voltem para o site, blog ou página da marca procurando por mais.


O storytelling é praticamente um método onde a sua organização estará o tempo todo gerando conteúdo para o público, fazendo com que mais pessoas voltem para o site buscando por novas experiências e consigam enxergar o real valor daquilo.


As pessoas estão na internet para consumir conteúdo e, independentemente do ramo da sua empresa, é necessário que o faça para que assim continue sendo relevante e não se perca no tempo, insistindo em estratégias que não dão o mesmo retorno.


Com o storytelling ao seu lado, é possível envolver o cliente e criar histórias únicas, fazendo com que a fidelização e lealdade deles cada vez mais se torne mais poderosa.


O digital storytelling é uma excelente estratégia para atrair cada vez mais público e fazer com que sua empresa ganhe espaço. Continue estudando-o ao máximo para aprimorar ainda mais a sua técnica e causar a diferença em seu segmento de mercado.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee