Trend de mapa de calor vem crescendo no mundo da moda

Os heat maps, ou mapas de calor, são relatórios gerados por ferramentas automáticas que utilizam as cores para uma melhor compreensão dos dados.

Essa é uma técnica muito utilizada para análise de informações da internet, como é o caso do marketing digital. Quando um site tem muitos acessos em determinado período, por exemplo, o mapa marca esse espaço de tempo com uma cor mais escura.

Isso foi elaborado a partir de sistemas que usam o calor do corpo humano para monitorar determinados ambientes, para fazer exames médicos ou para marcar os elementos meteorológicos, como os mapas mostrados na previsão do tempo.

O heat map usa as cores quentes e frias como dois extremos, o que representa mais ou menos atividade. As áreas em vermelho são mais ativas, enquanto as partes azuis têm uma menor intensidade. No meio, amarelo e verde retratam resultados intermediários.

Quem trabalha com análise de dados conhece bem esse conceito, mas os leigos também já podem ter visto os tais mapas por aí, só que de uma maneira diferente: nas roupas.

A moda é versátil o suficiente para adotar características de elementos que, no primeiro momento, não são associados ao mundo fashion. Mas com criatividade e uma pitada de ousadia, é possível implementar esses aspectos no guarda-roupa.

É o que algumas marcas vêm fazendo, fortalecidas por celebridades que caíram nas graças da estampa de mapa de calor.

Quer saber como usar? Continue a leitura!

Estampa heat map

Nem sempre as roupas vão seguir todas as cores do espectro. Os designers têm a liberdade criativa para selecionar os tons que acreditam ser mais apropriados. Na maioria das vezes, azul, laranja e amarelo são as cores predominantes, embora isso não seja uma regra.

Quando alguém está usando uma roupa com esse tipo de estampa, quem olha tem a impressão de que certas partes do corpo estão mais quentes, justamente por causa da disposição das cores que indicam calor.

As roupas heat map lembram um pouco o dye tie – a estampa de manchas coloridas que deixou todo mundo obcecado durante os momentos mais tensos da pandemia –, mas as cores são mais saturadas e independentes.

Calça

As calças que simulam os mapas de calor são populares porque atribuem um pop de cor ao visual, ao mesmo tempo em que a pessoa pode usar um top ou camiseta básica para equilibrar.

O modelo da marca Jaded London é a peça mais cobiçada. Com cintura baixa e em estilo baggy, tem um nome bastante apropriado à estampa: Petit Touch Me Jeans.

Os homens não ficam de fora. A mesma marca também tem modelos masculinos de jeans heat map, com um padrão de estampa e cores diferentes dos femininos.

Conjunto

Combinando com a calça, a Jaded London também tem uma regata combinando. A estampa ousada mostra duas mãos sobre os seios, com os dedos e as unhas compridas bem visíveis.

E já que o look é super chamativo, por que não completá-lo com um colar feminino colorido, bem no estilo anos 90?

Vestido

Este vestido da Forbidden Knowledge segue um padrão diferente de cores, priorizando o roxo, vermelho e verde limão. Isso não significa, porém, que a estampa ficou menos parecida com um heat map.

O modelo fica bem colado ao corpo, acentuando os desenhos que fazem alusão ao torso de um corpo feminino. E apesar de justo, o vestido não mostra muita pele, já que tem mangas compridas, gola e punhos em malha crua.

A marca inglesa Agua DeNiro também tem seu próprio vestido no estilo de mapa de calor, com um design pensado para abraçar as curvas do corpo. As cores variam entre amarelo, rosa e preto.

Body

O body usado por Jade Picon no BBB22 fez o maior sucesso. O público sempre esteve acostumado com as roupas luxuosas e caríssimas da influencer, mas desta vez, ela usou uma peça da Shein de R$ 55.

O preço super amigável fez com que a roupa logo esgotasse. A estilista da peça, a filipina Pamela Madlangbayan, agradeceu aos brasileiros em suas redes sociais.

O body em questão segue o que a designer chama de “moda exagerada”, com tons de vermelho, azul, amarelo e verde, tudo muito vibrante e chamativo.

No reality, Jade combinou a peça com um short simples, quebrando um pouco o peso da estampa.

Camisa, casaco e camiseta

Com fundo preto, esta camisa da marca francesa Études tem manchas azuis, amarelas e verdes. O modelo é masculino, mas qualquer mulher pode usá-lo sem nenhum problema.

A Études também lançou um casaco com a mesma estampa da camisa. Oversized, com dois bolsos grandes na frente e um zíper, é uma peça para enfrentar o frio – mas sem perder o estilo.

Nas camisetas, o mapa de calor não necessariamente precisa estar todo sobre a peça. Ao invés disso, a estampa pode ficar apenas na altura do peito, no estilo graphic tee.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee