31.5.22

Confira 10 benefícios da água de coco para o corpo


Existe uma relação comum na sociedade que é o ato de atribuir diferentes significados para objetos específicos, como a relação entre sofá e conforto, celular e tecnologia, entre outras variações. Entre elas existe também a associação entre o coco e o relaxamento.


Não é como se essa fruta tivesse componentes que possam agir diretamente com o processo de repouso do corpo, como ocorre com o maracujá, por exemplo. Mas a verdade é que o atributo de paz e tranquilidade foi atribuído à imagem do coqueiro, por exemplo.


Muito talvez por causa da árvore em si, que com suas folhas grandes podem servir como uma sombra refrescante em um dia de calor. Além disso, é comum associar o consumo da fruta, com destaque para a água de coco, em ambientes quentes, como a praia.


Uma associação ampla de calma que pode ser garantida com a visita desses locais, e acaba então por se expandir para esse insumo natural, como algo indicado para quem busca melhores resultados medidos por um aparelho para medir pressao manual.


Situação a fazer com que os próprios especialistas em saúde possam recomendar o combo, praia, sombra fresca e água de coco para pacientes que precisam cuidar melhor de si, aliviando qualquer tipo de tensão que possa estar sendo prejudicial ao seu corpo.


Um exemplo que acaba por associar o consumo de água de coco com algo extremamente benéfico ao corpo, mas também para a mente. Existindo uma relação entre essa bebida natural e a manutenção da sua saúde, por agir diante em diferentes frentes.


Até por se tratar de uma fonte natural de nutrientes, como uma espécie de distribuidor de purificador de água particular do meio ambiente. Mas ao invés de simplesmente recomendar o consumo de água de coco, é importante entender melhor os seus efeitos no corpo.


Destacando-se tanto alguns benefícios específicos aos quais os seus próprios consumidores não possuem conhecimento, como também os nutrientes que estão presentes nesse líquido de raiz natural.

Os nutrientes da água de coco

Um dos motivos pelo qual o coco, especificamente a sua água, conter um número diverso de nutrientes se dá pela forma com que essa fruta se tem origem. Com sua água sendo formada a partir da umidade presente no solo e também pela água das chuvas.


Essa umidade é sugada pelo caule e pelas folhas dos coqueiros, percorrendo até chegar ao fruto em si, arrecadando uma série de nutrientes enquanto realiza essa movimentação interna, chegando assim ao estado altamente nutritivo pelo qual o coco é associado.


Diante de tudo isso, um conjunto amplo de substância acaba por estar presente em um simples copo de água de coco, entre eles:


  • Magnésio;
  • Potássio;
  • Cálcio;
  • Vitamina C.

Vitaminas e sais minerais que podem ser de grande utilidade para a manutenção do corpo, sendo então uma bebida natural a ser recomendada para quem precisa repor suas energias de forma constante, como é o caso de atletas profissionais.


Podendo ser adotada também em sua dieta como uma espécie de suplemento, diante dos benefícios que podem ser alcançados por meio de um consumo diário desse material, como um substituto natural para refrigerantes e outros líquidos processados nutrindo o corpo tal qual um suplemento mineral nutre o solo.


E esse é apenas um entre vários benefícios que podem ser destacados em relação ao consumo regular da água de coco dentro da sua rotina alimentar. Sendo válido conhecer a série variada de benefícios que podem estar associadas a ingestão desse líquido natural.

10 benefícios da água de coco ao organismo

Ao adotar a água de coco como um componente da sua dieta regular, uma série de benefícios pode ser alcançada pelo seu corpo, fortalecendo o seu organismo de formas variadas, para também finalidades distintas.


E assim como análise de água potável pode identificar a qualidade de uma fonte, em relação à  água adequada ao consumo que pode ser retirada dali, uma análise sobre a água de coco pode destacar também os diversos nutrientes presentes em sua composição.


Todos a levarem a situações benéficas, como:

  1. Melhor funcionamento dos rins

A principal função dos rins é garantir o processo de filtragem do sangue, eliminando as toxinas ali presentes, que acabam por ser descartadas através da urina. Um movimento que exige um consumo adequado de líquidos, para não resultar em uma sobrecarga nos rins.


Enquanto a ingestão diária de água é indicada principalmente por esse sentido, o consumo de água de coco ganha um destaque ainda maior. Isso por causa da presença de antioxidantes, que podem ajudar na manutenção das atividades desse sistema renal.

  1. Hidratação do corpo

E um dos motivos pela água de coco atuar com eficiência no funcionamento dos rins é justamente por causa da hidratação do corpo. Algo a ser conquistado pelo consumo em particular desse nutriente líquido.


Algo indicado então para indivíduos que precisam constantemente cuidar da hidratação do corpo, como é o caso de pessoas como:


  • Atletas;
  • Praticantes de atividades físicas;
  • Pessoas que bebem pouca água;
  • Enfermos que necessitam de muitos líquidos.

É importante dar um foco também para os profissionais esportivos, já que a água de coco age diretamente com outro benefício a ser destacado.

  1. Evitar câimbras

O surgimento de câimbras costuma estar associado à prática de esportes entre outras atividades físicas em excesso. Contudo, o principal causador desses males é a baixa hidratação do corpo, com a falta de água podendo afetar suas terminações nervosas.


Algo que leva ao surgimento das incômodas câimbras. Coisa que pode ser evitada com o consumo de água de coco, que atua com a saúde dos músculos e com o relaxamento dos vasos sanguíneos.


Tudo a fazer com que a compra de uma máquina espremer laranja automática possa ser tão útil para evitar os espasmos musculares como o consumo diário de ao menos um copo de água de coco.

  1. Ajuda a controlar a pressão

Esse relaxamento dos vasos sanguíneos é útil não só para evitar o surgimento de câimbras, mas também com o controle de sua pressão sanguínea, evitando casos de hipertensão por meio da eliminação de sódio pela urina.


Algo a ser alcançado por meio do potássio presente nesse líquido.

  1. Auxílio para dietas

A água de coco deve ser considerada também por quem busca perder alguns quilos extras, por se tratar de um material com propriedades diuréticas.


E da mesma forma com que um retentor de gotas atua com a coleta de excesso que pode estar presente em uma fábrica, por meio do funcionamento de suas máquinas, a água de coco também age com a eliminação do excesso de água retida no corpo.

  1. Diminui o colesterol no sangue

Outra importância da água de coco para o organismo é em relação ao controle do seu sistema sanguíneo. Especificamente sobre a diminuição de colesterol presente no sangue, por meio da redução das placas de gordura que podem ali estar presentes.

  1. Contra a azia, refluxo e enjoos

O título desse tópico parece a chamada de um comercial sobre um medicamento, mas de fato trata-se dos sintomas que podem ser tratados por meio do consumo desse líquido natural.


Muitos por causa da origem desses sintomas, que pode estar associado a uma desidratação do corpo, questão a ser resolvida pelo consumo dessa bebida natural. 

  1. Remédio contra a ressaca

Falando em bebidas, para quem abuso do consumo de álcool na noite anterior e agora lida com uma forte ressaca, um copo de água de coco pode ser a solução. Garantindo dessa forma a presença dos líquidos que podem ter sido eliminados pela ação do álcool.


Dessa forma, a água de coco age de forma similar à uma compensação ambiental a ser mantida por uma empresa. Buscando diminuir os impactos causados por suas ações ao compensar a natureza com ações benéficas, como o plantio de árvores.

  1. Melhora para infecções intestinais

Ainda sobre o processo de manutenção do corpo, se torna indicado o consumo desse tipo de líquido para casos de infecções intestinais, causadas, por exemplo, pela ingestão de alimentos de preparo duvidoso, ou pelo consumo excessivo de gorduras.


Os nutrientes presentes na água de coco, assim como suas capacidades de hidratação podem ser úteis no tratamento dessas doenças.

  1. Benefícios estéticos

Além de atuar no organismo interno, o consumo de água de coco pode resultar em uma situação benéfica para o lado externo, por meio dos cuidados com a pele. Principalmente pela presença de ácido láurico em sua composição.


Nutriente que age com combate de fungos, sendo indicado para o tratamento de acne, por exemplo.


Todas essas são as vantagens que podem ser conquistadas por meio do consumo de água de coco. Contudo, não exagere, sendo adequado a ingestão de no máximo 3 copos por dia. Apenas um no caso de pessoas diabéticas, por causa do controle de sua glicose.


Além do líquido em si, é possível consumi-lo junto a sucos, limonadas ou até mesmo em picolé para os dias mais quentes.


E assim como uma segurança biológica deve ser garantida a um espaço, como um hospital, por exemplo, é preciso cuidar também da manutenção do seu corpo. Evitando assim até mesmo a necessidade de visitar tais espaços frequentemente.


Tudo por meio da água de coco que, além de bastante benéfica ao seu organismo, é também uma bebida saborosa para os dias quentes.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GeraLinks - Agregador de links