O cuidado com a alimentação é imprescindível não só para a saúde do corpo, mas também para a sua saúde bucal. Isso porque uma alimentação rica em açúcares pode comprometer não só a estética do seu sorriso, mas também o seu bem-estar.

A boca é a porta de entrada para todos os nutrientes que o nosso corpo precisa. Entretanto, quando não realizamos uma dieta balanceada, ela também pode ser a porta principal para a entrada de problemas orais.

Como a má alimentação pode afetar os dentes?

Não é segredo que quando não consumimos os nutrientes necessários para manter o nosso corpo saudável, o organismo pode reagir apresentando deficiências, inclusive para a parte oral.


A má alimentação não está diretamente ligada a origem raíz da maioria dos problemas bucais, porém, ela pode contribuir para o agravamento desses problemas ou ainda ser a responsável por prolongar o tempo de tratamento.


Afinal, quando o corpo não está fortalecido o suficiente pelos nutrientes certos, ele pode ficar fraco e incapaz de lutar contra os agentes causadores das doenças.


Um dos problemas bucais causados por uma má alimentação é a desmineralização dos dentes. Essa condição ocorre devido ao alto consumo de carboidratos e açúcares, podendo danificar o esmalte nas dentições.


Além disso, ao danificar o esmalte dos dentes, ela favorece o surgimento de cáries. Ou seja, é causado uma série de problemas que poderiam ser evitados com uma boa alimentação e uma visita ao dentista através de um plano odontologico para mei


Outro fator que pode ocorrer devido a má alimentação é o escurecimento e o desgaste dos dentes. 


Entre os alimentos e bebidas que podem ocasionar esse problema, podemos destacar: 


  • Café;
  • Refrigerantes;
  • Vinho;
  • Ketchup.

Esses alimentos, a longo prazo, podem interferir na cavidade oral e ocasionar o desgaste do esmalte do dente, além de contribuir para uma aparência menos saudável para o seu sorriso.

6 alimentos que são bons para os dentes

Em contrapartida, existem diversos alimentos que podem contribuir para a saúde do seu corpo e, consequentemente, oferecerem benefícios para manter os seus dentes saudáveis.


Porém, lembre-se que realizar consultas periódicas com um dentista no seu plano empresarial odontologico é essencial para evitar o surgimento de problemas mais graves.


Confira a seguir 6 alimentos que contribuem para a sua saúde bucal.

  1. Iogurte

O iogurte é um alimento rico em cálcio e proteínas,o que o torna um ótimo aliado para a saúde do seu sorriso. 


Além do cálcio contribuir para melhorar a força dos dentes, os probióticos (bactérias do bem) são capazes de expulsar os microorganismos que causam as cáries, o que também beneficia a saúde da gengiva.


Se tiver dúvidas sobre qual o melhor tipo de iogurte consumir nesse caso, é possível entender conversando com um dentista de confiança através de um plano odontologico para empresas

  1. Maçã

Apesar da maçã ser uma fruta doce, ela é rica em água e fibras.


Comer uma maçã por dia pode aumentar a produção de saliva, que por sua vez, é a responsável por remover bactérias e partículas de alimentos. Ela funciona como um agente natural de limpeza. 


Uma maçã após o almoço pode ajudar a limpar os dentes até que você tenha a chance de realizar a escovação.


Porém, é importante frisar que ela não substitui a escovação ou o uso do fio dental.

  1. Folhas verdes

As folhas verdes - como o espinafre e a couve -, são ricas em cálcio, principal composição do esmalte dos dentes, e em ácido fólico, que oferece diversos benefícios para a saúde, como o tratamento da doença gengival em grávidas.

  1. Linhaça

A linhaça é rica em ômega 3 e por isso proporciona diversos benefícios para o organismo, entre eles, a ação contra inflamações e infecções, inclusive as que ocorrem na cavidade bucal.

  1. Amêndoas

As amêndoas são uma ótima fonte de cálcio e proteína para os dentes. Além disso, elas possuem um baixo teor de açúcar.


Incluir um punhado de amêndoas na dieta pode trazer uma série de benefícios para a sua saúde bucal.

  1. Cenoura

Assim como a maçã, a cenoura também é um alimento rico em fibras. 


Seu consumo também aumenta a produção de saliva, o que reduz as chances da formação de cáries, além de hidratar toda a cavidade bucal - o que previne o mau hálito.

A alimentação é a raiz para uma saúde balanceada

Os vegetais, laticínios e as folhas verdes são ótimas opções para incluir na dieta. Além de melhorar a alimentação, lembre-se dos benefícios plano odontologico empresas e marque consultas regulares com um dentista.


Apesar da alimentação ser parte essencial para a saúde bucal, a higienização oral também é parte fundamental. Portanto, não se esqueça de utilizar o fio dental e um creme dental com flúor, assim prevenindo diversos outros possíveis problemas.


Por fim, contratar um plano odonto pme é outra excelente tática para cuidar da sua saúde, pois assim sempre terá profissionais qualificados à sua disposição para tirar dúvidas e oferecer os tratamentos adequados.


Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!


Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!

Compartilhe nas redes sociais: Apoie ou retribua.

Todos os nossos artigos são exclusivos. A reprodução total ou parcial é proibida.

Apoie ou retribua.