A hérnia é uma doença muito comum, que pode surgir em qualquer fase da vida, desde recém-nascidos a idosos. Essa doença pode surgir causando dores, incômodos e até mesmo febre e fraqueza corporal, mas há as hérnias assintomáticas, principalmente na parede abdominal. A hérnia inguinal pode ser assintomática ou não.

Independentemente de ser assintomática ou não, toda hérnia inguinal deve ser devidamente diagnosticada e tratada, para cura total do paciente e para evitar as consequências desse tipo de hérnia. Exploraremos melhor esse assunto a seguir.

O que é hérnia inguinal?

Quando ocorre uma hérnia na parede abdominal, significa que há um enfraquecimento ou algum defeito nesta parede. Isto faz com que um órgão interno passe por essa parede, ficando inclusive um relevo na pele do local.

No caso da hérnia inguinal, a passagem do órgão abdominal se dá na região da virilha, onde se localiza o canal inguinal.

Qual a causa de uma hérnia inguinal?

Mesmo que em alguns casos não haja uma causa específica da hérnia inguinal, há alguns fatores que aumentam a ocorrência deste tipo de hérnia devido ao aumento da pressão abdominal. São eles:

Genética;
Levantamento exagerado de peso;
Ser fumante;
Tosse e/ou bronquite crônica;
Obesidade.

A hérnia inguinal é mais frequente em homens e, a depender do tamanho da hérnia, ela pode se manifestar em ambos os lados da virilha. 

Os sintomas da hérnia inguinal

A hérnia inguinal pode ser assintomática, isto é, não apresentar nenhum sintoma como dores ou febre. Isso é bem comum em hérnias da parede abdominal, como dissemos. Nestes casos, consultas de rotina podem oferecer um diagnóstico através do olhar clínico de um especialista.

Contudo, quando uma hérnia inguinal apresenta sintomas, estes podem ser:

Protuberância ou aumento dos testículos;
Fraqueza;
Dores e sensação de peso.

Diagnóstico

O diagnóstico da hérnia inguinal pode ser feito através de exames de imagem, quando o paciente é obeso ou a hérnia é de tamanho pequeno. Contudo, um médico experiente pode detectar uma hérnia também pelos sintomas junto com um exame manual, apalpando o local para sentir a hérnia.

Tratamento

O tratamento da hérnia inguinal é o procedimentocirúrgico. Mesmo que sejam prescritos medicamentos e/ou cinta para aliviar alguns sintomas, nenhum deles irá corrigiro problema e, no caso das cintas, podem até mesmo dificultar o processo cirúrgico.

Consequências da hérnia inguinal

Toda doença não tratada pode trazer graves consequênciasaos pacientes. No caso da hérnia inguinal não é diferente.

Uma das consequências do não tratamento da hérnia inguinal é o chamado “hérnia inguinal encarcerada”. Isto significa que se torna impossívelreintroduzir a hérnia no estômago porque ela aumentou, de forma irredutível, seu tamanho.

Um resultado perigoso da hérnia inguinal encarcerada é a obstruçãodo estômago, no caso de uma alça do intestino delgado ficar presa dentro da hérnia. 

Se não for tratada imediatamente, a hérnia inguinal encarcerada evolui para o quadro de “hérnia inguinal estrangulada”. Neste caso pode ocorrer a necrosedo órgão do paciente, tornando seu estado clínico ainda mais delicado.

No caso da hérnia inguinal estrangulada, mesmo que anteriormente o paciente não sentisse qualquer sintoma, ele passa a ter febre, dores e agravamento da anatomia da hérnia, que endurece e se torna muito vermelha ou roxa.

Portanto, se você sente algum sintoma citado, observa aumento do volume dos testículos ou alguma protuberância na virilha, é importante que você procure uma clínica especializada no tratamento das hérnias da parede abdominal. É importante, acima de tudo, manter suas consultas de rotina em dia para diagnóstico precoce da doença e a prevenção das consequências da hérnia inguinal.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee