Sendo um alimento muito comum nas refeições de diversas pessoas ao redor do país, a aveia compõe muitos tipos de pratos ao redor do mundo e possui grande valor nutricional, fazendo com que diversas receitas ganhem um charme especial graças a ela.


O texto de hoje abordará as características e benefícios da aveia, mostrando a vantagem de ter uma alimentação composta por ela, explorando os diferentes tipos, o quão bem ela pode fazer para a saúde, além de algumas receitas únicas.


Desde pessoas que buscam emagrecimento até aqueles que apenas querem um almoço ou lanche balanceado no momento de almoço em sua empresa de segurança biológica, a aveia compõe diversos pratos e possui grande fama ao redor do país.


Por ser um cereal muito rico em proteínas, são diversas as pessoas que buscam incluí-lo em suas dietas, principalmente para se ter uma alimentação mais saudável, sendo inclusive, muito recomendado por diversos nutricionistas ao redor do país e do mundo.


Assim como acontece com produtos sem glúten, sempre é interessante consumi-lo, mas existem diversas maneiras de se fazer isso e sempre é bom pesquisar e estudar um pouco sobre as mais eficazes ou simplesmente saborosas, até para não exagerar na quantidade.


Normalmente, é inserida no café da manhã junto com alguns outros complementos, afinal, a aveia ainda é um cereal, mas nada impede de ser misturada junto a outros alimentos e compor uma interessante e deliciosa receita.


Outra característica interessante é que não só para o emagrecimento que ela é utilizada, mas também para aquelas pessoas que desejam ganhar mais massa muscular. Ou seja, exatamente como um sistema de entrega, ela nos oferece diversas possibilidades.


Com essa linha de raciocínio, vamos nos aprofundar um pouco mais sobre o assunto e compreender quais são as principais características, maneiras de consumo e porque a aveia faz bem para o corpo. Sem mais delongas, confira tudo nos tópicos a seguir.

A importância da aveia no dia a dia

Primeiro, vamos contextualizar as propriedades da aveia e provar como ela pode ser essencial tanto para uma dieta equilibrada quanto para manter a sua saúde em dia, evitando que desenvolva problemas futuramente, afinal, ninguém gosta de usar aparelhos médicos ou um coletor de urina.


A aveia é um cereal com muita fibra e esse é o seu principal atrativo, já que essa característica aumenta a sensação de saciedade do seu organismo e ajuda a sentir menos fome, sendo muito boa, novamente, para pessoas que buscam emagrecimento.


Embora não seja o cereal que mais contém fibra, a qualidade dela é extremamente alta e consegue trazer diversos benefícios ao nosso organismo. Com isso, assim como durante a sua escolha sobre desenho e melhoria de processos, alguns dos benefícios da aveia são:


  • Auxilia no emagrecimento;
  • Melhor regeneração muscular;
  • Sensação de bem-estar;
  • Mantém o intestino em ordem;
  • Aumenta a sensação de saciedade;
  • Faz bem para a pele.

Tentando entender um pouco mais sobre o assunto, vamos comentar um pouco sobre a maneira de consumo e como esses benefícios e vantagens podem ser o diferencial para o nosso corpo.


A aveia possui diversas funções que fazem bem ao nosso organismo e, como mencionado acima, uma dessas funções é regularizar o intestino e mantê-lo em ordem, assim como um aparelho de pressão arterial te deixa mais calmo sabendo que tudo está como deveria.


Em outras palavras, ela é muito recomendada para pessoas que possuem problemas de evacuação ou de constipação.


Para aumentar e muito a sensação de saciedade, o emagrecimento é o que mais chama a atenção das pessoas quando pensamos na aveia e, quando junta com um iogurte natural, por exemplo, é um ótimo café da manhã. Isso que nem falamos ainda de receitas, que será assunto para outro tópico.


Por ser um alimento rico em proteínas e de silício, consumir a aveia também é muito recomendado para melhorar a saúde da sua pele, aumentando a regeneração de tecido e deixando-a mais bonita.

Os diferentes tipos de aveia

Da mesma forma que existe diferença na hora de comprar suplemento mineral e vitaminico, quando o assunto é aveia, algumas são mais recomendadas do que outras e podem ajudar melhor o seu corpo dependendo do seu objetivo. 


Com isso, confira alguns exemplos e decida qual é a que melhor reflete a sua busca. Lembre-se sempre que o acompanhamento de um nutricionista para casos extremos é bem indicado.

01 - Aveia em flocos

As aveias em forma de flocos são basicamente os grãos inteiros que, após serem muito prensados, ganham uma característica achadas, tornando-se o que conhecemos mais comumente e encontramos em diversas lojas ao redor do país.


Podendo ser ingerida a qualquer momento do dia e sendo muito bem-vinda com sua máquina de café para comércio, ela pode ser consumida tanto da forma grossa quanto da fina, sendo comida de forma natural ou colocada em iogurtes e leite. A decisão cabe a pessoa que irá ingerir.

02 - Farelo de aveia

Obtido através da casca dos grãos de aveia, possuindo diversos nutrientes que fazem bem ao nosso organismo, principalmente por possuir a fibra beta-glucana, encontrada somente nesta casca. 


Ou seja, é bastante visível de como é trabalhoso conseguir essa forma, mas vale a pena o resultado.


O lado positivo é que é bastante utilizado nas mais diferentes receitas, podendo ser aplicada nos exemplos dados no tópico acima, além de expandir e compor diversas receitas, algumas delas muito caseiras como bolo de banana, mingau e até mesmo pão.

03 - Farinha de aveia

Esse tipo de aveia é produzida quando os grãos são moídos, descartando então as fibras e nutrientes que a casca possui. 


Em contrapartida, os sais, as proteínas e carboidratos permanecem na farinha, sendo uma ótima substituição da tão conhecida farinha de trigo que tantos estão acostumados ao redor do mundo.


Isso significa que a farinha de aveia pode ser muito boa na confecção de bolos ou massas com mais fibras e menos calóricas, podendo ajudar a fazer biscoitos e até mesmo, para aqueles que não ligam tanto para o quesito emagrecimento, pizzas.

04 - Leite de Aveia

Falando sobre o leite, mais especificamente tendo como foco o grão de aveia, acaba sendo uma alternativa muito boa ao leite de vaca que comumente consumimos.

Receitas com aveia

A aveia possui como vantagem a possibilidade de ser consumida das mais variadas formas, dentro ainda dos quatro tipos mencionados ao longo dos tópicos. Claro que algumas formas são mais fáceis do que outras, sem mencionar que depende também da receita.


Um dos mais utilizados é junto de vitaminas, sendo as principais as de abacate e banana. Elas são misturadas e dão um pouco mais de rigidez e gosto para os alimentos que, quando compõem uma salada de frutas, por exemplo, podem fazer total diferença.


Ainda falando sobre vitaminas, é bastante normal que pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável misturem diversas dessas frutas para compor sua vitamina e dar um gosto melhor. 


Se esse for o seu caso, não tenha medo e utilize aveia, recebendo todos os seus benefícios como listados e deixando a bebida melhor e mais saborosa.


Outro exemplo é utilizando, como mencionado brevemente antes, a aveia em massas para criar bolos bastante diferentes e com um gosto único, fazendo com que seu paladar experimente algo diferente do que a tradicional, e industrializada, farinha de trigo comum no dia a dia dos brasileiros.


Tortas também são muito bem-vindas quando pensamos na aveia e, caso esteja buscando algo mais leve e que se equilibre com a massa, invista em uma torta de frango para o seu almoço. Além de ser muito gostosa, quando quente, se transformará em um dos seus pratos favoritos.


Outros preferem utilizar a aveia para fazer os conhecidos Cookies, que são extremamente deliciosos e, dependendo da maneira como é confeccionado, é possível sentir a aveia muito forte, mesmo com os diversos sabores que podem ser implementados.

Considerações finais

O texto de hoje abordou e mostrou como a aveia pode ser utilizada de maneira que destaque suas características e benefícios, explorando como pode fazer bem para o nosso organismo e melhorar a nossa saúde.


Pensando nisso, utilize as dicas e orientações ao longo do texto como forma de aprendizado e reflita sobre as tantas maneiras diferentes de utilizá-la nos dias atuais, mostrando como a sua vida pode mudar positivamente com essa simples adição nela.


Através dos diferentes tipos de aveia, é possível compor os mais diversificados pratos. Em outras palavras, basta apenas um pouquinho de criatividade e tentativa para fazer com que o ingrediente entre em suas receitas e, muito provavelmente, nunca mais saia.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee