Todos que trabalham com a carteira assinada, quando se aproxima o final do ano, tem um pensamento em comum: quando irá cair o 13º salário na conta, o que farão com essa renda extra e como ela pode ajudar nas despesas e investimentos.

Pensando nisso, o texto de hoje irá abordar o que é o décimo terceiro salário e quais os benefícios que o mesmo trás, além de 5 formas de utilizar essa renda com consciência, garantindo que não seja gasto com coisas que podem não ajudar no seu dia a dia.

Não é à toa que após o primeiro semestre do ano acabar, as pessoas comecem a pensar em como irão gastar o seu décimo terceiro. 

Conforme o tempo passa, esse planejamento pode mudar e, ao invés de gastar com algo que não agregue valor, o trabalhador comece a cogitar investir em auditoria independente, por exemplo.

A verdade é que, diferente do que muitos pensam, essa renda extra não é um presente dado por alguma empresa ou marca, mas sim um direito do trabalhador. 

Pode-se dizer que é uma espécie de bonificação pelo ano trabalhado, conforme acontecia anos atrás, por volta da época do governo de Getúlio Vargas.

Nesse período, existia uma espécie de bonificação não formal para os melhores funcionários, estratégia essa que as empresas faziam para promover e incentivar melhor produtividade por parte dos colaboradores.

Hoje em dia, seja uma empresa de serviços contábeis ou uma grande logística, toda organização formal precisa pagar o décimo terceiro para os funcionários ao final do ano, afinal, ela é um pedaço da colaboração dos mesmos ao longo de todo um ano de serviço.

Embora isso aconteça desde a era Vargas, somente em 1962 que o 13º foi, de fato, regularizado e implantado como a lei 4.090/62, durante o mandato do presidente João Goulart, fazendo com que hoje todos tenham a possibilidade de usufruir desses benefícios.

Porém, como é calculado o décimo terceiro? Até mesmo uma empresa que comercializa sistema de emissão de nota fiscal deve pagar décimo terceiro? Quais as melhores formas de utilizá-lo para o bem de sua saúde financeira? 

A resposta dessa e de muitas outras perguntas pode ser encontrada nos tópicos a seguir, onde o assunto será melhor abordado e desenvolvido, além de explorar ao máximo os conceitos e possibilidades que o tema trás. Sem mais delongas, confira.

O conceito do décimo terceiro

Antes de mais nada, é importante entender o que é o décimo terceiro e como ele é aplicado, além de quais os pré-requisitos para se receber um. 

A verdade é que, o primeiro passo para receber o benefício é estar afiliado a alguma empresa, podendo ser até mesmo uma consultoria fiscal e contábil.

Essa gratificação garante ao colaborador que, a cada mês trabalhado, o mesmo acumule 1/12 avos do seu salário, fazendo com que ao final do ano, o mesmo tenha o direito de receber o valor completo. Em outras palavras, cada divisão dessa é correspondente a 1 mês do ano no qual o mesmo prestou seus serviços.

Porém, para receber o benefício completo, é necessário estar vinculado à empresa por pelo menos 12 meses completos. Isso independente do ramo, porte ou segmento da empresa, sendo ela de alteração contratual razão social ou de qualquer outro ramo.

O único requisito realmente necessário é que a empresa seja formalizada, ou seja, registrada. É normal que no país muitas empresas trabalhem de forma não registrada e isso pode não garantir alguns benefícios para o trabalhador. O décimo terceiro é um deles.

Caso a pessoa tenha trabalhado 5 meses na empresa antes de chegar o mês do décimo terceiro, a mesma recebe um percentual referente ao período trabalhado, ou seja, 5/12 avos do valor. 

De fato, é uma ajuda e um benefício para o funcionário recém contratado, fazendo com que futuramente consiga se planejar e utilizar também o salário.

Maneiras de usar a renda

Agora que já entendeu mais a fundo como funciona o décimo terceiro e como ele pode beneficiar qualquer pessoa que trabalhe formalmente em uma empresa, mesmo que trabalhe com conserto de fricção.

O décimo terceiro pode ser utilizado como forma de investimento ou de gastos, embora a melhor maneira seja evitar criar novas dívidas. 

Pode-se dizer que existem algumas vantagens em investir seu décimo terceiro, como:

  • Maior preparo para possíveis gastos emergenciais;
  • Melhor preparo para possíveis gastos no começo do ano;
  • Maior possibilidade de se demitir e reposicionar-se no mercado;
  • Maior chance de novos investimentos.

Ou seja, mesmo que seja uma pessoa que não costuma gastar muito, esse investimento permite que consiga se estabilizar melhor diante de um mercado ou uma vida financeira instável. Em outras palavras, essa renda te trás uma maior segurança.

Porém, é possível apontar outras possibilidades para você que trabalha em uma assessoria fiscal ou em outro lugar. As formas mais saudáveis e menos arriscadas de investir o seu décimo terceiro salário. Ideias essas que você pode conferir agora.

  1. Quite todas as suas dívidas

De nada adianta começar uma nova dívida, comprar novos produtos ou contratar serviços interessantes para você se ainda possui dívidas pendentes. 

Utilize o décimo terceiro salário como parte do pagamento das dívidas, adiantando alguma parcela que esteja pendente ou quitando de vez alguma outra que ainda esteja ativa.

Por isso, é sempre importante lembrar que janeiro é quando chegam muitas contas ao mesmo tempo como IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor), IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), matrícula de faculdade, entre outros possíveis gastos pessoais.

E quando elas chegam, pode ser que apenas o salário normal de um trabalho de cotação de seguro não seja o suficiente para quitar todas.

Portanto, se programar para possíveis imprevistos ou garantir um pouco mais de fôlego em possíveis gastos já previsíveis, é uma atitude bastante inteligente e segura. Bem melhor do que gastar com alguma coisa que dê satisfação momentânea mas que não ajude em futuros riscos.

  1. Se programe para futuras conquistas

Uma boa ideia para economizar seu décimo terceiro e fazer com que ele renda bons frutos para você é simplesmente guardá-lo para um futuro investimento. 

Ou seja, se o seu objetivo é, por exemplo, trocar de computador, talvez seja melhor economizar parte desse salário, já que é o suficiente para a entrada do que se precisa.

Logicamente que isso entra em contradição com o tópico anterior, mas pense que é um investimento caso você, atualmente, não tenha contas muito grandes para se preocupar.

  1. Utilize-o para viajar

Embora essa opção também tenha relação com gastar, a diferença é que nunca viajamos com tanta frequência por causa da rotina de trabalhos, contas e afazeres domésticos. 

Apenas trabalhar pode fazer mal para a saúde e, uma forma de relaxar e conseguir seguir em frente com a sua vida, é tirando um tempo para si mesmo.

Apenas o fato de se desconectar da vida por alguns dias e ficar sem preocupações pode ser excelente para que se desestressa e continue investindo em sua vida normalmente.

  1. Invista em capacitação

Para quem busca ter uma vida profissional melhor para, consequentemente, ter uma vida pessoal mais confortável, sabe que estudar deve ser uma rotina.

Com o décimo terceiro, é possível investir em cursos de capacitação e em seus estudos, permitindo um melhor preparo para que, futuramente, consiga um emprego melhor.

  1. Investir em ações de alguma empresa

Essa é uma ótima opção para quem não deseja gastar o décimo terceiro, não precisa do mesmo com urgência mas também não quer deixar o dinheiro parado. 

Investir em empresas pode ser uma excelente oportunidade de deixar o capital girando e, de certa forma, trabalhando sozinho por você.

Entretanto, é preciso estudar um pouco sobre o assunto para que não se cometam erros iniciantes e para se saber o mínimo do que está sendo feito. De qualquer forma, é uma alternativa muito boa e eficaz e que vale a pena ponderar sobre.

Considerações Finais

O texto de hoje abordou o que é o 13º salário, como ele pode impactar o dia a dia de um colaborador, seu surgimento, diversos benefícios e vantagens do mesmo, além de algumas maneiras de utilizá-lo de forma consciente e inteligente.

Claro que apesar de tudo cada um gasta o próprio dinheiro da maneira que achar melhor, porém, quando se investe o mesmo ou o utiliza de maneira a beneficiar a sua vida, tudo fica mais tranquilo e cômodo, além de garantir um futuro mais seguro e estável.

O décimo terceiro é uma conquista dos trabalhadores e saber utilizá-lo é uma virtude. Busque utilizar a orientação que melhor reflete a sua realidade e, com o passar dos anos, verá como é vantajoso saber investir muito bem nessa renda extra.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee