A tecnologia de energia solar fotovoltaica flexível foi desenvolvida pelos fabricantes de painéis solares OPES Solutions, e Fraunhofer Center for Silicon Photovoltaics CSP, sendo um painel fotovoltaico tradicional, mas flexível, possível de integrar nos carros elétricos e que lhes proporciona mais 30% de energia.

Painéis solares integrados SOLFLEX

O SolFlex tem por base células solares cristalinas e garante mais 30% de potência por metro quadrado do que os painéis flexíveis existentes na atualidade que utilizam tecnologia de camadas finas.

Com um raio de curvatura de cerca de 15 graus, é possível de ser aplicado a qualquer superfície do veículo elétrico, tendo apenas 2,9mm de espessura é assim 70% mais fino que os painéis solares convencionais e com uma eficiência energética de 22% (comprovado em condições extremas numa câmara climática no Fraunhofer CSP).

O fundador e diretor da OPES Solutions, Robert Handel, garante que a integração da energia fotovoltaica flexível tem um grande potencial no setor dos transportes, incluindo os autocarros elétricos.

É que este tipo de transporte (camiões, autocarros, veículos pesados) são responsáveis por aproximadamente 29% das emissões de gases para a atmosfera de todo o setor dos transportes.

Possíveis aplicações dos painéis solares integrados



Um veículo ligeiro de mercadorias, combinado com painéis de energia fotovoltaica flexível pode reduzir as suas emissões de CO2 para a atmosfera para 890kg, bem como minimizar os custos de operação ao garantir eletricidade para os sistemas de arrefecimento (em vez de consumir combustível fóssil).

Quanto aos autocarros, como têm grandes superfícies de tejadilho, os painéis fotovoltaicos integrados podem garantir até 100% das necessidades energéticas do sistema HVAC, o que seria extremamente útil quando o motor do mesmo está desligado.

O consumo de energia dos passageiros em portas USB, tomadas de corrente e ligações Wi-Fi, também podem ser fornecidas por esta fonte de energia renovável. Um pouco por todo o mundo tem vindo a ser investido dinheiro no desenvolvimento de autocarros elétricos.

Em 2020, foram investidos mais de 28000 milhões de dólares em autocarros elétricos e espera-se que na Europa o crescimento anual neste tipo de investimento seja de 20%.

Outra aplicação deste tipo de painel fotovoltaico flexível é nas bicicletas elétricas, que devido ao seu baixo consumo de energia, podem ter uma autonomia adicional de cerca de 50km por dia, sendo que no verão serão autossuficientes na produção de eletricidade.

Handel disse ainda que o que foi uma prática comum noutras áreas da energia fotovoltaica durante muito tempo, está agora a ser direcionada para os veículos elétricos, dando a conhecer o veículo elétrico com energia fotovoltaica flexível integrada (VIPV), que se irá tornar uma solução comum e extremamente económica.

Até agora, a aplicação da energia fotovoltaica na construção de veículos tem vindo a falhar devido ao seu elevado custo, peso e requisitos específicos de resiliência, design ou forma de instalar.

Os painéis SolFlex são resistentes às vibrações, foram desenhados para aguentar temperaturas elevadas, bem como uma superfície com excelente resistência a riscos.

Com a ajuda da produção em séria e sinergias na fábrica de Changzhou pertencente à OPES Solutions, estes painéis fotovoltaicos flexíveis passaram a ser produzidos de forma mais económica do que eram até agora.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee