Com o avanço das tecnologias, os mais diversos mercados passaram a contar com um número diverso de possibilidades, através de ferramentas, estratégias e até mesmo produtos baseados em tecnologias. O Open Banking é a novidade do mercado financeiro.


Isso acontece porque o mercado econômico e de soluções financeiras, visto como um dos mercados mais tradicionais na sociedade, também encontra-se em frequente renovação, utilizando das ferramentas disponíveis para trazer melhores soluções ao público.


O que pode ser visto com a própria definição sobre o que a sociedade identifica como dinheiro, ou como algo de valor fiduciário, ou seja, objetos que contêm em si algum tipo de valor por representarem uma certa quantia monetária.


É o mesmo conceito por trás da definição do papel moeda e de outras aplicações utilizadas durante alguma negociação, como cheque, o uso do cartão de crédito, entre outras soluções financeiras a serem analisadas por uma consultoria tributária de uma empresa.


E junto a essas mudanças, a de maior destaque nos últimos anos para o mercado financeiro é a questão da digitalização do dinheiro, com as moedas digitais, conhecidas como criptomoedas, posicionando-se como algo a se observar no mundo.


Mas além desse tipo de moeda, existe um conceito mais simples de compreensão, que são as transferências digitais, onde o dinheiro é colocado em circulação sem ao menos precisar se movimentar de forma presencial, com a troca de cédulas e moedas.


Algo cada vez mais comum graças aos aplicativos bancários, permitindo que o cliente de um banco acesse sua conta, realize transferências e pagamentos diretamente do seu celular, ou de qualquer aparelho digital ao qual esse usuário tenha acesso.


Sendo esse novo modelo de transações comerciais algo a ser analisado por um escritório de contabilidade e consultoria, que busca apresentar soluções para os seus clientes, baseados nas novas possibilidades que estão sendo adotadas pelos consumidores.


E quando se fala em soluções financeiras, as instituições bancárias também passam a contar com uma nova estratégia, permitindo a elas não só terem um maior acesso aos dados pertencentes aos clientes, mas também uma maior proteção sobre tais informações.

Como funciona o Open Banking?


O Open Banking é um conceito que trabalha com operações a nível mais esclarecidos, justificando a origem desse termo em inglês, a ideia de um “banco aberto”. Porém, não é como se suas transações pessoais fossem liberadas ao público, não se preocupe.


O que de fato fica em aberto são as responsabilidades e os dados de transação utilizados pelas instituições financeiras entre si, facilitando a todas ter acesso a um maior contato com os dados referentes aos seus clientes, permitindo uma análise profunda sobre os mesmos.


Tudo para que seja ofertado aos usuários desses bancos um conjunto amplo de possibilidades econômicas, passando por empréstimos bancários, financiamentos ou apoio econômico durante o processo de abertura de empresa simples.


Ao criar uma base de dados conjunta entre as entidades financeiras, a ser compartilhado por essas empresas que atuam no ramo, é possível para a mesma definirem melhores estratégias na captação e retenção de clientes associados à sua instituição.


E para o lado dos usuários, as soluções tornam-se exponencialmente maiores, com diferentes bancos tendo acesso ao ser perfil de consumo, oferecendo então às melhores soluções financeiras respectivas às suas necessidades de base econômica.


Um sistema que conversa com as inovações tecnológicas adotadas nos mais diferentes tipos de mercado, no qual a conexão torna-se o principalmente motivador por trás das mais diversas relações que hoje podem ser encontradas no mercado.


Passando por um novo modelo de associação adotado pela própria sociedade, através das redes sociais e de outras plataformas nas quais os usuários preenchem e alimentam com suas informações, enquanto recebem conteúdos produzidos por pessoas terceiras.


Uma relação que permite a todos os presentes compartilharem experiências, conhecimentos e até mesmo necessidades, o que diretamente acaba por afetar os mercados comerciais, tendo acesso a esses dados refinados de comportamento.


Facilitando para uma empresa que presta serviços de segurança patrimonial encontrar não apenas o público que mais se adequa às soluções oferecidas pela sua companhia, como também encontrar e desenvolver recursos mais atraentes para essa audiência.


Por outro lado, quando se pensa em questões que envolvem o seu dinheiro, é comum o indivíduo ficar inseguro sobre essas novas possibilidades financeiras, mas o Open Banking conta com um sistema de proteção capaz de responder a essas preocupações.

A segurança que envolve o Open Banking

Quando se pensa em diversas instituições financeiras, podendo compartilhar os seus dados entre si, é compreensível a insegurança dos clientes ao pensar na possibilidade de ver as suas informações sendo partilhadas por diferentes associações.


No entanto, o Open Banking é operado com toda a segurança possível, ao ser institucionalizado em território nacional pelo Bacen (Banco Central), permitindo que apenas as instituições regulamentadas pelo mesmo possam adotar o sistema de Open Banking.


Da mesma forma que ocorre com as transferências via Pix, um programa financeiro cada vez mais popular no Brasil, visto as praticidades que essa ferramenta trouxe para os usuários e para os projetos comerciais por eles administrados.


Por isso, assim como um escritorio de contabilidade e consultoria deve trabalhar com softwares de segurança e sistemas próprios, quando se pensa na administração das informações sobre os seus clientes, o mesmo acontece com o Open Banking, porém em escala maior.


Nesse caso, as instituições bancárias operam através de uma API (Application Programming Interface, uma interface de programação de aplicações). Programa esse que é criado com intuito de criar uma plataforma exclusiva para as entidades bancárias.


Ou seja, uma interface protegida contra a invasão de terceiros, ao mesmo tempo que pode ser alimentada com os dados referentes aos clientes dos bancos, formando assim um conjunto otimizado de informações, através do cruzamento dessa grande série de dados.


Tudo a ser regulamentado pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), uma lei que trabalha com a proteção dos dados dos usuários, dando a ele o completo controle das suas informações, com os bancos precisando de sua permissão para acessar suas informações.


Uma relação que faz com que um escritório que atue com o serviço de antecipacao de recebiveis tenha certas responsabilidades no que se trata da faixa de crédito dos seus usuários, sendo necessário a autorização dos mesmos para oferecer soluções associadas.

Os benefícios trazidos pelo Open Banking

Para garantir que os clientes de uma instituição financeira se sintam confortáveis a partilhar os seus dados, é preciso que os mesmos sejam recompensados com soluções que se relacionam ao uso dessas informações por diferentes entidades econômicas.


Como resultado direto a isso, se encontra o Open Finance, um serviço que atua com o compartilhamento desses dados em busca de oferecer aos clientes diferentes possibilidades de investimento, em cima da base de dados coletada no Open Banking.


Entre os beneficios, vale destacar alguns, tais como:


  • Controle sobre os seus dados;
  • Maior gerência sobre suas finanças
  • Tarifas e taxas reduzidas;
  • Liberdade durante a contratação de serviços;
  • Inclusão financeira.

Com base nessas vantagens citadas, o mais fácil de ser compreendido é o poder que o usuário passa a ter sobre as suas finanças, facilitando assim as operações realizadas por uma assessoria trabalhista, que busca garantir os direitos do seu cliente.


Muito disso graças ao acesso também dos clientes ao seu próprio perfil comercial, formado a partir do seu valor de crédito no mercado, ou seja, o seu status de bom credor, que é analisado pelas instituições em uma situação de empréstimo ou financiamento.


Com o Open Banking, essa relação torna-se mais fácil de ser analisada, sem que um usuário precise construir um perfil de pagamentos em dia junto a uma instituição específica para obter acesso aos seus serviços ofertados, já tendo um bom histórico em outro banco.


Uma relação que permite a todos os envolvidos, dos bancos aos clientes, contarem com o auxílio de um sistema que protege ambos os lados presentes em uma negociação financeira, garantindo uma maior segurança tanto para o credor como para o fiador.


Favorecendo assim o trabalho realizado também por instituições que atuam como a ponte entre ambos os públicos citados, como um serviço de auditoria blindagem segurança, que busca identificar problemas e pontos positivos relativos ao investimento em um projeto.


Garantindo assim uma maior segurança para os indivíduos que buscam aplicar as suas economias em um investimento específico, como a abertura de um negócio próprio.


O mesmo acaba por valer aos bancos e instituições financeiras relacionadas, que permitem esse empréstimo tendo uma maior certeza sobre a probabilidade do mesmo ser recompensado positivamente com esse investimento terceiro.


De uma forma geral, é possível associar o Open Banking como um serviço responsável por uma relação mais segura entre os bancos e seus clientes, tendo a certeza de que os seus dados estão sendo manuseados e analisados com segurança pelas entidades relacionadas.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee