24.11.21

Faxina: 5 dicas para planejar a limpeza da casa


Fazer uma limpeza em casa é fundamental. Ela garante que você terá ambientes mais agradáveis e que seus móveis e eletrodomésticos durarão mais tempo, sendo cuidados com muito mais atenção.

Entretanto, para muitas pessoas, a faxina pode parecer um luxo, devido a suas rotinas corridas e estressantes, que não dão o tempo adequado para poder parar e realmente fazer uma limpeza pesada na casa, trocando até mesmo a manta asfáltica.

Para realizar uma faxina com qualidade, o passo mais importante que você precisa dar é o planejamento. Dessa forma, você consegue uma programação de limpeza, identificando pontos de maior importância e como otimizar seu tempo nesse processo.

Cada casa é única, e tem suas próprias necessidades. Enquanto a poeira pode ser o maior problema de um apartamento, o excesso de gordura pode ser uma urgência para resolver em outro.

É importante que você conheça sua casa e faça uma análise detalhada de todas as necessidades e prioridades na questão de limpeza, uma vez que isso ajuda a conseguir estruturar melhor a ordem de faxina que será realizada.

Saber desse tipo de ação ajuda a identificar uma série de elementos importantes, como por exemplo:

  • Quantidade de faxinas em um mês;
  • Tipos de produtos necessários;
  • Tempo de cada faxina;
  • Necessidade de ajuda.

Dessa forma, seu planejamento indica todos os detalhes que você precisa ver para manter sua casa em ordem com qualidade e com mais saúde, uma vez que terá uma estrutura adequada para os cuidados com o local.

Normalmente, uma faxina é realizada mensalmente, mas isso não significa que a casa fica à deriva o resto do mês. Fazer um planejamento de limpeza envolve também a manutenção da faxina, que pode ser semanal.

Isso acaba tendo um impacto muito positivo em sua rotina, uma vez que você começa a se programar com antecedência e consegue entender melhor sua necessidade e como otimizar o tempo da limpeza para aproveitar melhor sua casa limpa e até mesmo fazer a limpeza de caixa d água com qualidade.

Por que fazer um planejamento de limpeza?

Embora o ato de limpar a casa seja de comum acordo com a maioria das pessoas, poucas se preocupam com a questão do planejamento. A desculpa mais comum para deixar de lado esse processo é que as tarefas simplesmente irão se repetir.

Esse argumento não é mentira, uma vez que você fará sempre as mesmas tarefas quando estiver limpando a casa, mas é esse motivo especificamente que torna tão importante o planejamento de limpeza.

Isso porque com o planejamento adequado, você consegue identificar melhor a distribuição dessas tarefas, e quando realmente precisa realizá-las, otimizando assim o tempo para realizar a tarefa em uma rede de proteção varanda e o tempo para aproveitar posteriormente.

Com um bom planejamento, você mantém uma casa limpa e organizada, que dá gosto de ficar, mas sem perder um tempo precioso de seu descanso fazendo essa limpeza. Além disso, é ideal que você cuide de um cômodo por vez.

Dessa maneira, você consegue prestar atenção detalhada a esse cômodo, garantindo que não vai deixar nada por fazer e que o local estará arrumado e organizado corretamente, evitando o retrabalho posteriormente.

O planejamento é consistência. Isso significa que com o tempo, é possível ter uma mentalidade apropriada sobre o processo de limpeza da casa. É comum que pessoas que desenvolvem um sistema de limpeza evitem o acúmulo de bagunça.

Assim, você trabalha na base toda vez que usar algo e sujar, como pratos e talheres, você limpará imediatamente depois do uso, evitando a necessidade de perder tempo em uma limpeza desnecessária.

Quando for a hora de fazer uma faxina mais pesada, esse tipo de atitude facilita o trabalho, uma vez que será mais fácil limpar sujeira que tenha ficado e organizar itens que já haviam sido lavados anteriormente, como rampa avançada.

O planejamento também cria uma forma justa de divisão de tarefas entre você e os outros moradores de sua residência, sejam amigos ou familiares. Com o planejamento, todos têm suas tarefas definidas.

Essas tarefas podem ser rotativas, para não ficar maçante para ninguém, mas é importante que cada um faça sua parte para você conseguir resultados mais efetivos ao fazer uma boa limpeza em sua residência.

Dicas para planejar uma faxina

Agora que você entende melhor a importância de fazer um bom planejamento para a limpeza de sua casa, é hora de pensar em algumas dicas que podem tornar esse processo muito mais fácil de lidar.

Entretanto, é preciso ter em mente que nem todas as dicas funcionam para todas as pessoas. É preciso ter em mente que cada um tem sua maneira de fazer limpezas e faxinas, e as dicas de planejamento são para ajudar a otimizar esse processo.

Por isso, é importante que você consiga adaptar esse tipo de recurso a sua realidade para alcançar resultados mais expressivos na faxina e consiga aproveitar melhor seus recursos para deixar a casa limpa sabendo comprar produtos de limpeza.

  1. Estabelecendo rotinas

A limpeza é, por si só, um trabalho repetitivo. Por isso, quando você estabelece algumas rotinas, consegue identificar as limpezas diárias de cada cômodo, reduzindo o acúmulo de sujeira para dias de limpeza mais pesada.

Arrumar a cama e guardar roupas, lavar louça e tirar lixo são ações que devem ser realizadas todos os dias, para garantir um ambiente saudável e limpo em sua residência mesmo em dias que não foram separados para a limpeza.

Além disso, uma das rotinas mais importantes para decorar é a de guardar um objeto imediatamente depois de usar. Assim, você evita a desorganização, que muitas vezes leva tempo desnecessário nos dias de faxina.

  1. Divida as tarefas ao longo da semana

Para lidar com todo o serviço que a casa demanda sem perder todo o tempo de descanso que você tem, é possível distribuir as atividades ao longo dos dias da semana, o que ajuda a aliviar um pouco este trabalho.

Criar um cronograma pode ser uma maneira efetiva de trabalhar com as necessidades de sua casa, mas também de aproveitar cada dia para dar uma atenção especial para alguns elementos em particular, como a limpeza de corrimão de vidro.

Conhecer sua casa é uma excelente maneira de conseguir um resultado mais efetivo para esse tipo de ação, uma vez que você consegue compreender as dificuldades e as atividades relacionadas a este ambiente.

  1. Pense na complexidade

A realização de atividades de limpeza durante a semana não é de igual dificuldade. Existem algumas tarefas mais simples, enquanto outras demandam mais tempo e atenção.

Portanto, é importante pensar em dias que você está mais descansado para fazer as atividades mais exaustivas. Além disso, é interessante pensar em produtos de qualidade para facilitar esse tipo de trabalho.

Hoje, existem diversas opções no mercado pensadas especificamente para você conseguir um resultado mais satisfatório com sua limpeza, sem precisar ficar se desgastando desnecessariamente.

  1. Atenção a sua rotina

A melhor maneira para criar um cronograma de limpeza satisfatório é adaptá-lo à sua rotina.

Assim, você consegue fazer todas as atividades necessárias para manter a casa em ordem sem precisar se desdobrar em um dia que você tem muitas tarefas além dos serviços de limpeza e conservação.

Com isso, você consegue adaptar melhor o programa de limpeza com seu tempo livre, incluindo o período de descanso. 

Se você deseja ter um dia em que não faz nenhuma tarefa, é fundamental saber controlar melhor os outros dias para atingir este objetivo.

  1. Divisão de tarefas

Todas as pessoas que moram em sua casa dividem os espaços comuns e muitas vezes tem seus próprios cômodos para cuidar. A responsabilidade de manter a casa em ordem é coletiva, e não singular.

Cada pessoa tem um tempo livre específico, além de condições e disposição para ajudar. Se você mora com alguém que tem problemas respiratórios, pode colocá-lo para ajudar na limpeza da cozinha, evitando locais com poeira como estofados.

No final, todos os moradores conseguem colaborar para um ambiente mais organizado e confortável, podendo finalizar a faxina decorando vasos com plantas de uma distribuidora de flores, gerando assim uma responsabilidade coletiva na manutenção desse ambiente.

Considerações finais

Para realizar uma faxina de qualidade em sua casa, é necessário pensar em diversos elementos, e muitas vezes ter um bom planejamento de limpeza ajuda a identificar cada um destes pontos e como você pode otimizar estes resultados para conseguir melhores ações.

Dessa forma, você consegue um ambiente mais confortável e satisfatório, onde todos poderão aproveitar melhor e descansar sem a preocupação de atividades que ficaram por fazer para a manutenção do imóvel.

Atualmente, você pode até mesmo contar com o apoio da tecnologia, usando aplicativos que ajudam a manter o controle do planejamento e com produtos de limpeza de ponta que facilitam o trabalho como um todo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

GeraLinks - Agregador de links