Escolher as cores certas para cada ambiente de sua casa é um passo fundamental para conseguir decorar o imóvel do jeito que você está planejando. Embora em alguns casos seja ideal contar com a ajuda de um especialista, a decisão final permanece sua.

As cores são muito importantes para definir elementos como o tom que o ambiente terá e o quanto de leveza você deseja para o cômodo usando tinta oleo. Além disso, a funcionalidade do imóvel também deve ser levada em conta nesse tipo de situação.

Ambientes empresariais ou comerciais devem ter alguns padrões diferenciados, enquanto ambientes residenciais estão mais vinculados ao estilo do proprietário e o que ele deseja fazer para decorar o ambiente.

Dessa forma, as cores acabam tendo um importante papel desde o início do planejamento de design. As cores são um dos principais elementos notados, por isso é importante que você saiba escolher corretamente esse tipo de atividade na hora de ir a uma loja de vendas de tintas.

Normalmente, os ambientes da casa têm pouca ligação entre si. Você não vai pintar sua cozinha da mesma cor que o quarto ou a sala de estar. Por isso, é importante saber como escolher suas cores e que tipo de tom dá uma impressão melhor para cada ambiente.

Pintando sua casa: veja como!

Se você deseja fazer a pintura por conta própria, é importante se atentar a alguns elementos importantes. Embora não seja uma tarefa impraticável de se fazer por conta, é preciso conhecimento e técnica para que tudo saia conforme o desejado.

Pintar uma parede vai muito além de simplesmente pegar um balde de tinta e começar a aplicar no local. Você precisa de algumas ferramentas que serão fundamentais para o trabalho, por exemplo:

  • Pincéis e espátulas;
  • Lixas;
  • Lonas plásticas;
  • Bandejas para tinta.

Além de muitos outros elementos que ajudarão você a trabalhar corretamente a questão das cores e da pintura. Ademais, pintar uma parede pode fazer muita sujeira se você não for cuidadoso, principalmente em um ambiente com cerâmica decorativa.

O ideal é que você retire os móveis do ambiente antes de realizar a pintura, mas caso isso não seja possível, pelo menos afaste-os da parede para que você consiga trabalhar de maneira mais adequada com esse tipo de situação.

A cor da tinta também é um detalhe muito relevante, uma vez que a combinação de cores pode representar uma série de sensações e sentimentos que vão de encontro ao tipo de ambiente que você está querendo criar.

Dessa forma, você pode utilizar as cores para tornar um cômodo mais aconchegante, como um quarto, ou mais funcional, como uma área de home office ou uma cozinha. A escolha final de cores é sua, e deve refletir a qualidade desse tipo de ação.

Muitas pessoas pensam que os custos de uma reforma são muito altos. Mas a verdade é que com uma escolha diferente de tintas, você pode fazer uma transformação completa em sua casa com um custo muito menor do que o imaginado.

É importante, entretanto, que você saiba escolher com qualidade a tinta para a parede, uma vez que ela ficará um longo tempo em exposição. É melhor gastar um pouco mais para ter tranquilidade na hora de fazer suas ações, sem atrapalhar, por exemplo, a implementação de automação luzes residencial.

Além disso, o tipo de cor que você escolhe para um ambiente diz muito sobre ele e o que você está tentando despertar nas pessoas que estão neste cômodo.

Se você quer estimular as pessoas a circularem e interagirem mais em um determinado ambiente, o ideal é tratá-lo com cores quentes. Por outro lado, as cores frias como o azul e o violeta deixam o ambiente mais calmo e relaxante, ideal para um espaço de reflexão.

Mesmo o branco pode ser uma excelente opção de cor para as paredes, uma vez que você pode aproveitar o tom para lugares mais funcionais, onde a iluminação deve ser clara e objetiva. É muito comum encontrar em áreas de serviço e cozinhas.

A mescla de temperatura pode gerar ambientes únicos e muito interessantes. A escolha certa pode deixar uma área de sua casa muito mais profissional, sendo perfeito para um cômodo de home office ou uma oficina de ACM revestimento chapa.

Neste caso, o ideal é fazer uma combinação que estimule a atividade e o mantenha desperto, mas sem tirar o foco da atividade em si.

Escolhendo as cores para seu ambiente

Se você deseja ter uma escolha assertiva de cores, é interessante ter em mente alguns pontos. Neste conteúdo foram separados itens importantes para a escolha correta de cores em sua casa, embora estes não sejam os únicos elementos que você deve ter em mente.

É preciso saber lidar com os esquemas de cores, sobretudo para adaptá-los à sua realidade, dessa forma permitindo escolhas muito mais assertivas para suas atividades em geral de forma harmoniosa e assertiva para a decoração de seu imóvel.

1 - Análise de espaço

Um dos pontos mais importantes para esse tipo de atividade é identificar o espaço que você tem para realizar suas ações. No caso de uma residência, é preciso pensar no tamanho dos cômodos para identificar as cores que serão aplicadas.

Cores muito escuras em um ambiente apertado podem passar uma sensação claustrofóbica, que acaba sendo ruim para o ambiente e impede que as pessoas possam aproveitar com qualidade o espaço de, por exemplo, serviço de calibração.

Já em empresas, é interessante pensar em como o espaço impacta a produtividade de seus colaboradores, identificando formas de aprimorar esse tipo de atividade com mais qualidade.

2 - Prioridade de cores

As cores que você gosta devem ser priorizadas na hora de trabalhar com este recurso. Não adianta você montar um ambiente que não vai se sentir confortável para poder utilizar com qualidade.

Sua residência deve refletir seu estilo e gosto pessoal, por isso é muito importante que você saiba como trabalhar isso em relação às cores que aplica em sua residência, dando prioridade para aquelas que estão dentro de um mesmo espectro.

No caso de empresas, é importante pensar em sua identidade visual quando estiver escolhendo as cores. Dessa maneira, você consegue trabalhar muito mais assertivamente com esse tipo de recurso, por exemplo, em uma loja de produtos para limpeza de pisos industriais.

3 - Faça a simulação da pintura

A tecnologia é uma importante ferramenta de trabalho, e ela pode ajudar você a identificar uma série de detalhes antes de colocar a mão na massa efetivamente, conseguindo um resultado muito mais próximo daquilo que você esperava.

Hoje, existem diversos softwares de arquitetura e decoração que permitem que você trabalhe com relação a esse tipo de situação, permitindo que você simule como sua casa ficaria pintada das cores desejadas.

Assim, você consegue ter uma ideia de como ficará o ambiente pronto, decidindo assim se utilizará as cores escolhidas ou se mudará os planos para escolher tons que combinem mais com o ambiente que você está tentando criar.

4 - Busque novas inspirações

A internet é um excelente local para você buscar novas inspirações na hora de pintar sua casa. Existem diversas imagens de ambientes decorados que podem ser a base para aquilo que você quer fazer em sua casa.

Por isso, é importante que você faça uma boa pesquisa antes de investir em uma reforma de pintura, identificando quais são suas principais necessidades e como trabalhar efetivamente com estes recursos, observando suas opções em vendas de tintas

5 - Ajuda profissional

Embora você possa fazer tudo sozinho, muitas vezes o gasto de tempo e recursos acaba não valendo a pena, por isso planeje e faça orçamentos com profissionais para identificar se o valor se encaixa em seu orçamento ou não.

Os profissionais de pintura farão o trabalho de forma rápida e precisa, muitas vezes limpando qualquer resíduo de tinta ou sujeira que for feita durante o processo. Em muitos casos, acaba sendo a melhor opção para você conseguir trabalhar efetivamente.

Se você pode aproveitar a ajuda profissional para realizar sua pintura, não hesite, uma vez que isso pode ser muito benéfico a longo prazo.

Considerações finais

Escolher as cores de sua casa pode ser um trabalho custoso, e leva tempo até que você consiga identificar todas as misturas de tons que deseja fazer. Por isso, o planejamento é uma parte essencial desse processo, o qual você precisará se atentar a diversos pontos.

Assim, quando iniciar o processo de reforma e a pintura das paredes, você terá um norte a seguir caso algum imprevisto venha a acontecer, permitindo que você esteja mais adaptado a qualquer problema e consiga trabalhar para ter um imóvel como você sempre sonhou.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem


Compartilhe nas redes sociais: Apoie ou retribua.

Todos os nossos artigos são exclusivos. A reprodução total ou parcial é proibida.

Apoie ou retribua.