Escolher um bom tapete para seu quarto pode ser um processo complexo, principalmente porque ele deve refletir seus gostos e sua decoração. O quarto é um dos ambientes mais íntimos de uma residência, e por isso é preciso muita atenção com esse tipo de escolha.

Quando você está fazendo seu projeto de decoração, o momento de pensar no quarto é sempre um ponto que demanda muita atenção.

Isso porque além de deixá-lo bonito e funcional, é preciso escolher corretamente o estilo de decoração e deixá-lo confortável e aconchegante, uma vez que você irá passar boa parte de seu tempo de relaxamento aqui, depois de passar o dia trabalhando em uma empresa de automação, por exemplo.

O quarto é o local onde você repõe as energias depois de um dia estressante de trabalho, onde aproveita momentos mais íntimos e fica em harmonia para lidar com os problemas do dia a dia.

Pensar em elementos para dar mais conforto e charme para este ambiente invariavelmente acaba indo para os tapetes, que são peças versáteis que podem tornar o local muito mais interessante sem perder o tom intimista.

O tapete complementa a decoração escolhida para o local, ajudando a personalizar o cômodo e garantindo que você terá muito mais qualidade para trabalhar com esse tipo de peça, aproveitando os detalhes para criar um ambiente muito mais elegante.

Por isso, é importante se atentar a alguns pontos relevantes para fazer sua escolha de tapete, garantindo assim uma estrutura mais qualificada para o cômodo e garantindo que você terá opções interessantes para lidar com seu quarto.

Buscar a harmonia deve ser o foco de qualquer campanha ou estrutura de design, e o tapete é uma peça fundamental para conseguir vincular todas as suas ideias em um único ambiente, colocando cada peça em seu lugar, junto de uma porta de enrolar.

No mercado, existe uma infinidade de modelos diferentes de tapetes para você escolher, tendo muitas opções próprias para lidar com o estilo escolhido para a decoração do quarto, aproveitando este momento para conseguir escolher entre:

  • Cores;
  • Estampas;
  • Tamanhos;
  • Materiais.

Além de diversos outros detalhes que tornam os tapetes uma peça altamente versátil para decorar um ambiente corretamente, garantindo mais qualidade em suas escolhas de design.

Escolhendo o tapete perfeito

Fazer uma escolha assertiva para sua decoração é um passo importante, principalmente se você deseja fazer algo diferenciado e com seu estilo no quarto.

Para isso, é preciso ter atenção a alguns pontos que são considerados essenciais para a decoração, como divisórias com isolamento acústico.

Além disso, é importante encontrar um tapete que reflita suas idéias sobre como a decoração de seu ambiente deve seguir.

Para conseguir um bom efeito, é preciso saber adaptar as peças à sua realidade e ao seu orçamento para a decoração fazer sentido.

Trabalhando com cores

Independente do estilo de tapete que você escolher para seu quarto, é importante conseguir trazer um equilíbrio natural para o ambiente, além de ser uma peça de destaque que apresenta beleza para a decoração.

Dessa forma, é importante escolher bem as cores para evitar qualquer tipo de discrepância no design do cômodo, principalmente se ele já conta com outras peças com estampas e texturas. Neste caso, o ideal é procurar um tapete liso, com uma cor sóbria.

Já para quartos neutros, onde o tapete pode ser uma peça central da decoração, é possível aproveitar as cores e até mesmo pensar em estampas bem coloridas, que trazem mais vida e personalidade para o espaço que está sendo decorado.

Além disso, alguns tons são mais fáceis de limpar, enquanto outros exigem uma terceirização de limpeza para remover as sujeiras mais difíceis.

Tapetes e pisos

Outro ponto importante para se atentar na hora de escolher um bom tapete é que o piso escolhido durante a reforma do cômodo impacta nas escolhas relacionadas à peça decorativa.

Isso significa que um piso que possui decoração própria, como estampas ou um piso xadrez, precisa de um tapete em cores neutras e sem nenhum tipo de estampa, para não destoar do ambiente e criarem uma sensação de desconforto.

Por outro lado, pisos com madeira combinam muito com os tapetes mais coloridos, uma vez que o piso é uniforme e normalmente segue um padrão, ainda que seja uma cor mais clara como o bege.

Estilos decorativos

Escolher um estilo decorativo é parte do processo de design de sua residência, e é importante que você defina logo nos primeiros passos para saber o tipo de produtos e de peças que pretende comprar, incluindo tapetes.

Existem diversos modelos de decoração para cômodos, e é interessante que as peças sejam harmoniosas para você poder aproveitar melhor estes elementos. Isso garante uma unidade e uma qualidade maior em sua decoração e na estrutura do imóvel.

Se você estiver pensando em utilizar uma decoração mais rústica, por exemplo, os tapetes de sisal ou de couro podem ser excelentes opções, uma vez que eles conversam com o cenário que está sendo criado.

Entretanto, se você quer algo mais luxuoso e moderno, um tapete peludo pode ser o caminho a seguir, aproveitando melhor este estilo para explorar todo o potencial decorativo do quarto.

Peças funcionais

Embora a maioria das pessoas compre o tapete prioritariamente por sua função como peça de decoração, é importante ter em mente que existe funcionalidade para a peça, principalmente em alguns casos mais específicos.

Se você quiser utilizar um tapete para a movimentação ficar mais silenciosa, para funcionar como um tratamento acústico, é importante escolher um tapete mais fofo, garantindo que a pisada não incomoda outros moradores ou vizinhos de baixo.

Além disso, a peça é ótima para conseguir esconder imperfeições no piso, como desníveis e ladrilhos quebrados. Dessa forma, você volta a trazer a sensação de conforto para o quarto sem precisar gastar muito com uma grande reforma.

Ainda que o senso estético deva ser um dos pontos na hora de escolher corretamente o tipo de tapete que você está escolhendo para colocar no quarto, é importante pensar em quais funções ele terá além na decoração, tornando-se uma peça essencial para o ambiente com pavimento drenante.

Isso acaba dando uma relevância muito maior para a peça, que começa a fazer parte efetivamente de sua estrutura do cômodo, tornando-se o foco da decoração e apresentando uma qualidade única para esse tipo de estrutura.

Tipos de tapete para seu quarto

Existem muitos modelos diferentes de tapete para escolher o melhor para a decoração do seu quarto. Por isso, conhecer alguns dos principais modelos é uma excelente maneira de saber qual deles escolher para sua estrutura.

Quartos de casal

Nesse tipo de ambiente, é preciso pensar no bem-estar das duas pessoas que dividirão o cômodo. Por isso, esse tipo de decoração pede um tapete grande, que se estenda por baixo da cama e tenha vasão para os dois lados.

Outra opção muito utilizada nesse tipo de quarto são as passadeiras, modelos mais estreitos e compridos. Normalmente, sua utilização fica nas laterais da cama, com os dois tapetes iguais ou complementares para uma decoração mais harmoniosa.

Quarto de bebê

Para os quartos de bebê ou mesmo de crianças, o tapete tem uma função dupla. Além de decorar o ambiente, ele normalmente serve como um delimitador do espaço em que as crianças brincam.

Não é incomum encontrar tapetes temáticos, o que pode ser perfeito se o quarto em si possui algum tema em especial, junto de um filtro de nylon. Além disso, você pode apostar em modelos mais clássicos e dar um ar diferenciado para o cômodo.

As estampas de animais, cores e outros temas infantis é muito interessante para a utilização do tapete enquanto ambiente de controle, uma vez que ele chama a atenção das crianças.

Tapete para quarto de solteiro

Uma boa tendência para os quartos de solteiro são os tapetes de crochê. Estes modelos podem vir em diversos cortes e estilos diferentes, e existem muitas produções artesanais de qualidade usando os modelos.

O tapete de crochê deve harmonizar com o restante da decoração, principalmente em cores e no estilo de sua produção, que muitas vezes é feito com pontos abertos para dar uma delicadeza maior à peça, tornando o quarto muito mais aconchegante e confortável.

Considerações finais

Uma peça coringa para a decoração, a utilização de tapetes pode transformar completamente um ambiente, dando mais vida e cor para o cômodo e aproveitando estas estruturas para se fixar como um ponto de destaque no quarto.

Em um ambiente onde a principal ordem é o conforto e o aconchego, ter uma peça que acrescenta ao ambiente é fundamental, tornando esse tipo de estrutura muito mais adequada para seu design como um todo, aproveitando o uso de uma máquina de alinhamento.

Por isso, saber escolher o tapete certo é muito importante para você conseguir um ambiente que esteja em seu agrado, conquistando muito mais qualidade e beleza em seu cômodo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee