As doenças bucais graves são as maiores responsáveis pelo edentulismo no Brasil. Sendo que esse problema é o causador de impactos severos na saúde e no bem-estar da população. Por isso, as próteses dentárias são tão relevantes e necessárias.
Contudo, muitas pessoas ainda acreditam que esse é um procedimento exclusivo para pacientes mais velhos, quando na realidade é um tratamento indicado para todos aqueles que sofreram a perda de um ou mais estruturas dentais.
Isso porque, esses acessórios odontológicos são usados como forma de substituir a dentição natural, melhorando a aparência do sorriso, a funcionalidade da mordida e a fonética.
Como existem diversas variações desse dispositivo, normalmente são os próprios dentistas que indicam o modelo mais adequado ao paciente, mas os indivíduos também participam desse processo de decisão, a fim de eleger a melhor solução para cada circunstância.
Tipos de próteses dentárias
O desenvolvimento do setor odontológico tem permitido a criação de diversas tecnologias que tornam a reposição dental mais efetiva, confortável e acessível para todos os tipos de pacientes.
Assim, as próteses dentárias passam a ser mais resistentes, estáveis e convenientes tanto para o uso, quanto para a aplicação.
Entre os tipos mais comuns de acessórios, temos:
Removível
A prótese removível, ou dentadura comum, é indicada em casos quando o paciente sofre a perda de todos os dentes. Essa estrutura é produzida em resina acrílica e visa replicar o formato e a cor dos dentes naturais de cada indivíduo.
No entanto, como com o passar do tempo as pessoas tendem a perder a massa óssea de sustentação dental, esse tipo de acessório irá exigir diversos ajustes e adaptações ao longo dos anos.
Assim, o dentista consegue garantir um encaixe perfeito e a funcionalidade do aparelho.
Prótese Parcial Removível
Tanto a prótese removível flexível, quanto a PPR clássica, são modelos bastante populares, indicados às pessoas que ainda possuem algumas unidades dentárias saudáveis.
Assim, o profissional consegue fixar conectores metálicos, grampos e selas nos dentes remanescentes, fazendo a reposição devida.
Os materiais utilizados para a confecção do dispositivo são, normalmente, ligas de cobalto ou níquel-cromo. E, apesar de não serem muito discretas, possuem uma vida útil de aproximadamente 10 anos.
Fixa
A prótese fixa dentária, também conhecida como coroa dental ou ponte, é uma técnica que permite a substituição de um único dente, em casos em que a estrutura externa é completamente inutilizada por uma cárie.
Nestes casos, o dentista deve fazer primeiro o tratamento de canal, para depois fixar a prótese.
Em algumas circunstâncias, os dentes ao redor da unidade perdida podem ser utilizados como suporte para a colocação desse dispositivo, servindo como pilares para a sua fixação.
Implante dentário fixo
A prótese fixa sobre implante funciona por meio da instalação cirúrgica de pinos de titânio nos ossos do maxilar ou da mandíbula, a fim de que estes atuem como uma raiz artificial para uma dentição protética.
Esses implantes dentários podem ser confeccionados a base de cerâmica ou acrílico, o que proporcionam uma imagem bastante natural ao sorriso, e ainda possuem variações que se adaptam a diversas necessidades distintas, como o:
- Implante unitário simples;
- Implante duplo;
- Implante com prótese protocolo;
- Implante Overdenture;
- Implante Zigomático.
Benefícios proporcionados pelas próteses dentárias
O uso da prótese dentária é essencial para a manutenção da autoestima dos pacientes, para o cuidado com a beleza do sorriso e para o aperfeiçoamento da saúde geral das pessoas.
Uma vez que a dentição é extremamente necessária para o processo de fortalecimento do organismo e do sistema imunológico.
Além disso, a reposição dental proporciona diversos benefícios aos pacientes que podem incluir:
Maior conforto
A perda de um ou mais dentes pode causar um impacto físico bastante severo nas pessoas.
Deste modo, a substituição das estruturas perdidas acarreta em um conforto maior durante o processo mastigatório, evitando dores durante a alimentação e permitindo a ingestão de um grupo alimentar mais diversificado.
Melhora da qualidade de vida
Outra interferência causada pelo edentulismo é o desconforto durante as interações sociais, na comunicação e até no simples ato de sorrir em público.
Esses desconfortos podem causar problemas na sociabilidade dos pacientes e na autonomia com as atividades diárias, devido a insegurança com a comunicação interpessoal.
Assim, a prótese dentária pode auxiliar com a melhora da entonação das palavras, da autoconfiança quanto a aparência do sorriso e no estabelecimento de uma comunicação clara e efetiva.
Recuperação da beleza do sorriso
O sorriso é um ponto focal muito importante na composição do rosto, por isso, problemas com a integridade dos dentes implica diretamente na percepção estética de toda a beleza.
Isso, normalmente, causa mais desconfortos nas pessoas do que os problemas mastigatórios ou fonéticos.
Por isso, as próteses são um auxílio importante para o processo de restabelecimento da estética e cosmética bucal.
Além disso, alguns tipos de reposições dentais permitem a conciliação do tratamento com o uso de aparelho ortodôntico transparente ou outros tipos de acessórios ortodônticos.
Facilidade no processo de higienização
Ao contrário do que muitos acreditam, a prótese dentária é muito fácil de higienizar e permite a realização de toda a rotina usual de limpeza bucal, com a escovação três vezes ao dia e o uso diário do fio dental.
Além disso, as visitas constantes com um dentista podem auxiliar com a manutenção da integridade da prótese, a limpeza da cavidade oral e o cuidado com a saúde das gengivas.
Essas visitas também são importantes para sanar dúvidas quanto a procedimentos, como o aparelho lingual preço, e a realização da profilaxia de condições que podem comprometer os dentes restantes.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.