Uma coisa em comum no mercado de criptomoedas são alguns fabricantes não tão conhecidos assim associarem suas criações ao nome Bitcoin, levando ao ponto de gerarem mais credibilidade – Em exceção, temos o Wrapped Bitcoin, ou WBTC.

Ele é uma versão um pouco melhorada e tokenizada do Bitcoin na Etherium.

O WBTC é compatível com o ERC 20 que é o padrão de compatibilidade acessível, além disso, foi anunciado em 26 de outubro de 2018, mas só foi lançado mesmo meses depois, no dia 31 de janeiro de 2019.

Significado de WBTC ou Wrapped Bitcoin
De forma simplificada o Wrapped Bitcoin, ou wBTC, são Bitcoins encapsulados na Blockchain do Ethereum, permitindo aproveitar todos os recursos dessa tecnologia, incluindo o uso em DeFi, como empréstimos e  Exchanges Descentralizadas, além de transferências muito mais rápidas.

Para cada Bitcoin depositado junto aos custodiantes do projeto, um wBTC é emitido na rede Ethereum.

De forma mais técnica, o Wrapped Bitcoin (WBTC) é um token ERC-20 que foi ao ar na rede Ethereum em janeiro de 2019. O token surgiu em desenvolvimento conjunto com a Bitgo, Kyber Network e Republic Protocol, tendo como objetivo principal a criação de um token na rede Ethereum com paridade 1:1 com o Bitcoin (BTC).

Como Ter Acesso ao WBTC?
Ao contrário do que muitos pensam, as criptomoedas não são criadas em massa, em especial, o WBTC é desenvolvido em uma escala de um para um.

Ou seja, para cada pessoa que o tiver em suas mãos, ou melhor, em suas carteiras de investimentos é necessário que tenha uma reserva do Bitcoin para que assim se torne acessível.

O problema de liquidez
Na publicação original do Wrapped Bitcoin, o autor Loi Luu dá muita ênfase à liquidez – ou a falta dela, ao negociar em uma exchange descentralizada (DEX) com um token que não seja baseado em Ethereum (ERC-20).

Então, para solucionar o problema de liquidez, o Bitcoin encapsulado foi criado para “trazer a liquidez do Bitcoin para o ecossistema descentralizado no Ethereum e aprimorar todos os aplicativos descentralizados”, de acordo com o comunicado inicial do projeto.

Como o WBTC funciona?
No entanto, o Wrapped Bitcoin tem uma estrutura de governança única e um mecanismo de consenso que difere do Bitcoin e do Ethereum. WBTC é um projeto DAO – Organização Autônoma Descentralizada – que usa um modelo de Governança Federada. Em outras palavras, a comunidade tem voz na tomada de decisões e na direção do projeto.

O consenso sobre a rede Wrapped Bitcoin usa um mecanismo de Prova de Reserva, o que significa que cada WBTC é apoiado por uma quantidade equivalente de Bitcoin, e isso é verificável observando o histórico de transações na cadeia.

Vale a pena comprar o token Wrapped Bitcoin?

Existem uma série de fatores que podem dizer que investir nessa moeda digital não seria a melhor opção e que seria melhor investir em outras.

Portanto, a nossa recomendação mais sincera é que você entenda mais a fundo para que evite falhas desnecessárias.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee