Diferente do que acontece com o conceito de concorrência, o termo competição faz referência a um tipo de enfrentamento geralmente relacionado ao meio esportivo e que supõe o respeito a determinado tipo de regra ou regulamento, cumprindo-se com determinados requisitos e tendo em vista a obtenção de um troféu, medalha ou reconhecimento de vitória.
 
Pelo contrário, se poderia dizer que a palavra concorrência é um pouco mais geral e pode ser usada para qualquer tipo de enfrentamento (nem sempre positivo) na qual duas partes se mostram interessadas por um objetivo comum mesmo não sendo esportivo, por exemplo, quando se fala de concorrência profissional por um cargo específico.

A competição então nos remete na maioria dos casos a um tipo de atividade esportiva que supõe o enfrentamento de duas ou mais partes cumprindo determinadas regras e requisitos. 

A competição esportiva se entende sempre como leal e nobre já que dentro das regras e normas a cumprir sempre se põe diante do jogo limpo, a honra e o respeito pelo adversário. Assim, todos os esportes têm diferentes sanções que podem ser executadas sobre o participante ou sobre a equipe se qualquer um dos dois não as respeita.

O espaço máximo de competição esportiva é sem dúvida alguma “As Olimpíadas”, um evento de alcance mundial que reúne os esportistas profissionais de diferentes países em todas as categorias consideradas olímpicas com esportes de todo tipo que vão desde os aquáticos como a natação até os em equipe como o futebol ou o voleibol, passando por esportes individuais, os esportes tradicionais de atletismo e os demais.

Nas Olimpíadas cada individuo da equipe enfrenta um adversário para obter medalhas de ouro, prata ou bronze que se somam em conjunto por país e que mostram a destreza de cada região do planeta em determinados tipos de competições.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee