O governo da Espanha emitiu, alerta amarelo de risco de erupção do vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, próximo à costa do continente africano.  Desde o dia 11 de setembro, a atividade sísmica está intensa na região e, até o momento, o Instituto Geográfico Nacional (IGN) da Espanha registrou 4.530 terremotos na região. 

O fenômeno reacendeu a discussão de possibilidade de formação de tsunami que poderia atingir a costa brasileira, especialmente no Nordeste.

Segundo Marcelo Assumpção, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP), as chances de isso acontecer são baixas e para que um tsunami chegue ao Brasil, a atividade vulcânica teria de ser excepcional para derrubar uma parte da Ilha, provocando um deslizamento gigantesco em direção ao mar.

O professor Anderson Nascimento, coordenador do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, reforçou que a possibilidade do fenômeno ocorrer é muito baixa.

– A atividade vulcânica na região das Canárias é comum e é monitorada. Na região do Atlântico, não existe nenhum sistema alerta de tsunami porque o risco é baixíssimo para isso ocorrer – disse o sismólogo. 

– A probabilidade é muito pequena, até porque, para emitir um alerta de tsunami, é preciso saber qual foi terremoto, que tipo de fenômeno provocou o tsunami, para poder calcular com esse tsunami vai se propagar e, tão importante quanto isso, é saber como essas ondas, de um eventual tsunami, vão chegar às costas dos países. No caso do Brasil, esse risco é muito pequeno.


Em entrevista ao G1, o professor e pesquisador do Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Saulo Vital, afirmou que existem quatro níveis de alerta para tsunami. O amarelo é o segundo nível dessa escala, sendo um estado de observação por causa dos pequenos sismos dos últimos dias—em outras palavras, o alerta é importante, mas não é dos mais graves.  

Com os dados atuais, seria difícil especificar com clareza quais Estados brasileiros seriam afetados por um possível tsunami. Porém, devido ao formato da costa brasileira, a região do Nordeste se torna a mais vulnerável, principalmente o litoral setentrional, formado pelos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte e nordeste do Maranhão.

Apesar dos riscos serem muito pequenos, evento desse tipo já ocorreu no Brasil. Segundo a Rede Sismográfica Brasileira, no dia 1º de novembro de 1755 um tsunami atingiu a costa do Nordeste após um terremoto que atingiu Lisboa, em Portugal.


Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee