9.9.21

Bitcoins: saiba como fazer uma análise técnica de variação de preço


O bitcoin foi criado há bastante tempo com o objetivo de se tornar a primeira moeda que não sofria nenhuma alteração do banco central de cada país, criando uma espécie de economia própria.


Ocorre que quando popularizado, o bitcoin acabou por sofrer diversas variações de preço, por isso é importante para as pessoas saberem como fazer o cálculo dessas variações para identificar os melhores momentos para investir.


Quando colocamos nosso dinheiro em um banco de ações, independente do produto, é comum que a ideia permaneça para a maioria. É preciso apenas saber fazer a análise correta dos indicadores para saber onde você está investindo seu dinheiro. 


Além de bastante disciplina, é preciso reconhecer quando o dia não está bom e que é preciso passar. É comum errar na tentativa de recuperar o que foi perdido, o que acaba criando um grande problema. 


Essa é a emoção do mercado de bitcoin, que toma conta cada vez mais de pessoas no mundo todo. É como realizar uma manutenção de bombas perto de um vulcão ativo prestes a entrar em erupção. 


Contudo, sabe-se que, quando der certo e o vulcão se acalmar, você terá uma caverna inteira de diamantes a ser minerada. No caso, estamos minerando bitcoins e é preciso bastante estudo e dedicação para se dar bem. 


Por isso, pensamos em maneiras de organizar um pensamento sobre técnicas de variação de preço que ocorrem dentro do mercado de bitcoins. 


De todo o modo, já adiantamos que qualquer análise técnica não é 100% precisa e pode variar em determinadas condições e circunstâncias diferentes. Isso torna os movimentos difíceis de serem previstos, mas é possível ter uma ideia.


No artigo de hoje, falaremos sobre como fazer uma análise técnica de variação de preço de bitcoins, desse modo você poderá fazer a aplicação de bona ou qualquer outra atividade que achar relevante. Vamos ao artigo. 

Entendendo as modalidades de análise de bitcoin 

Existem os chamados blockchains que são grandes banco de dados públicos que são compartilhados e de livre acesso a todos. Nesses locais é possível realizar a análise da movimentação de todos os endereços. 


O nome dos donos dessas moedas é preservado, mas ainda assim é possível segmentá-los por data, horário das transferências, tamanho e outras. Esse método de rastreamento é chamado de análise on-chain e está ganhando mais adeptos com o tempo. 


Além dessa, existem as análises técnicas, que é o assunto principal do artigo, e a análise findamesntalista. Essa última é basicamente feita pela busca de indicadores de longo prazo como taxa de emissão de novas moedas ou volume de transferências diárias.

Compreendendo a análise técnicas 

Chegou o momento de entrarmos nos túneis infláveis das análises técnicas de bitcoin e compreender melhor um pouco dessa estratégia tão importante para compreender melhor o mercado das criptomoedas.


A análise técnica é quase que oposta da análise fundamentalista. Em vez de embasamos nossos cenários em indicadores de longo prazo, faremos a análise de indicadores recentes. Em seguida, tentar determinar os possíveis cenários que serão gerados. 


Assim como a grande maioria dos investimentos, todas as análises são feitas em gráficos de velas (candlestick), onde as tendências são identificadas a partir das variações dentro deles. 

As variações possíveis são:


  • Mínimas;
  • Máximas;
  • Preço de abertura;
  • Fechamento;
  • Volume negociado.

Por meio de todo o estudo desses indicadores de análise técnica, é possível detectar os eventos e padrões gráficos que podem ou não se repetir. 


Como dissemos, trata-se de uma tendência que pode ser amplamente alterada por conta de uma mudança repentina.

Utilizando os melhores indicadores de análise técnica

Quando falamos de bitcoin, se você tiver uma empresa, é possível fazer a locação de mão de obra temporária de pessoas para monitorar as movimentações.


Mas além disso, é preciso estar atento aos indicadores. Ou seja, é preciso saber quais são eles e o que cada um faz dentro da análise técnica. 


O primeiro passo é entender que não existe essa de melhores indicadores, pois cada ativo possui um grau de assertividade diferente, dependendo do tipo de ferramenta que for utilizado. 


Não se esqueça que o mercado é dinâmico, e por conta disso será preciso sempre estar reavaliando suas decisões e modelos para ter certeza de estar tomando a atitude correta.


Para que isso ocorra, separamos três indicadores técnicos para análise do bitcoin

1 -  As bandas de Bollinger 

Esse indicador mostra a volatilidade do mercado. Sua composição é feita por três linhas: superior, inferior e central. Elas sinalizam as extremidades do indicador, o objetivo é tentar demarcar os preços limite do mercado.


A ideia é que quando o preço estiver dentro das bandas, elas sugerirem se o preço irá reverter ou perder força assim que o ponto atingir ou romper alguma das extremidades. 

2 - Média móvel exponencial curto prazo

A média móvel exponencial de curto prazo tem como objetivo identificar um peso maior ao preço mais novo do cálculo da média.  Para assim, tentar encontrar um padrão de variação a curto prazo para tomada de decisão. 


É comum ser utilizada em uma consultoria contábil que busca identificar os padrões de ganhos e perdas de seus clientes.

3 - Média móvel simples de longo prazo 

Aqui é uma média móvel simples para situações de longo prazo, já que não existe mais tanta necessidade de tentar compreender os motivos que causaram aquela situação. A ideia é ter somente uma noção do que houve e do que pode acontecer 


Reforçamos que esses são três dos milhares de indicadores que você pode utilizar para tomar suas decisões, não existe regra e muito menos a melhor a ser utilizada, mas somente aquele que melhor atende aos seus objetivos, como o laudo de limpeza pos obra, que é indispensável para uma construção.


É recomendável estar sempre em busca de novos indicadores que possam te atender melhor. É um erro de grande parte dos investidores se limitar nos estudos e acabar perdendo oportunidades valiosas que somente outros indicadores poderiam mostrar.

Existem ferramentas de análise técnica? 

Essa é uma pergunta bastante comum no meio, mas que é bem mais complexa de ser respondida por acabar mexendo com as emoções das pessoas. De certo modo, diversas empresas desenvolveram ferramentas para te ajudar nesses quesitos. 


Existem sites e aplicativos que te ajudam a colocar melhor os dados de forma mais visível e até mais acessíveis, mas de nada adianta se você não obtiver o conhecimento necessário para manuseá-las. 


No final de tudo, vai depender do tipo de configuração de análise técnica que você for utilizar. Essa configuração e setup, trata-se da estratégia que você como trader irá utilizar para realizar os investimentos. 


É como escolher o melhor cabo de CFTV (Circuito Fechado de TV) para sua casa, ou seja, você precisará mudar caso necessite de material. O mesmo ocorre com a sua estratégia, ela precisa ser adaptável para conseguir atingir os melhores resultados possíveis.

Análise técnica é realmente eficaz?

Entenda que análises feitas do mesmo caso sob perspectivas diferentes podem render diferentes resultados. E isso é comum de acontecer com os trades, já que cada um coloca um indicador a análise através de sua estratégia. 


É como fazer uma pintura industrial, onde uma série de pessoas podem achar a pintura adequada e bonita, enquanto outras desaprovam o que foi feito naquele lugar. De todo o modo, é preciso ter em mente que o mercado é volátil.


O mundo real tende a mudar constantemente e eventos aleatórios são mais comuns do que imaginamos, logo é preciso ter ciência de todos esses fatos. Agora que sabemos de tudo isso, você precisa entender que ter um  o controle de risco é extremamente necessário.


Isso serve para dias em que você estiver errando ou acertando absolutamente tudo. Estabelecer uma meta fará com que você consiga trazer com celeridade bons resultados. 


Os conservadores perdem menos e consequentemente ganham menos. Já os mais corajosos, perdem mais, porém acabam ganhando mais, Tudo vai depender do seu perfil pessoal e das análises que você fizer. 

Considerações finais

Vimos durante todo o artigo o novo cenário dos bitcoins se tornar um dos canais de maior acesso a investimentos. Acredita-se que essa população deve-se pela explosão digital e a tentativa de fugir das moedas tabeladas pelos governos.


A melhor maneira de investir o seu dinheiro de forma certa é estudar todas as possibilidades. Por isso, a análise técnica resulta no apanhamento dos melhores indicadores que são capazes de ilustrar diversas situações e cenários.


Portanto, tenha uma estratégia definida, assim como um plano de risco para saber o momento exato de parar. Lembre-se que não existem indicadores melhores, mas aqueles que atendem a sua necessidade. 


Com isso, você estará pronto para começar a analisar de forma mais assertiva os cenários que envolvem o investimento do seu dinheiro em bitcoin.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

GeraLinks - Agregador de links