Muitos colaboradores desenvolvem trabalhos excelentes e de grande qualidade sozinhos, porém, quando inseridos em uma equipe, têm dificuldades em delegar tarefas ou seguir lideranças.

O trabalho em equipe é parte de nossas vidas

Ao iniciar sua vida acadêmica, a criança já entra em contato com o trabalho em equipe. Nas brincadeiras em conjunto, ela aprende a seguir regras e a trabalhar para alcançar um objetivo em comum ao seu time.

Conforme vai crescendo, a criança percebe que fazer parte de um todo é importante para ela e que, com a sua contribuição, seu grupo (time, equipe, etc.) atinge seus objetivos mais facilmente.

Ao entrar na vida corporativa, percebe que tudo se repete. Ali, naquele ambiente, ela é parte de um time e, independentemente de seu cargo, tudo o que ela realiza impacta direta ou indiretamente a vida de todos que trabalham no mesmo local.

As pessoas são únicas e é justamente por esse motivo que o trabalho em equipe é tão importante dentro de uma empresa. A reunião de talentos, habilidades e características diferentes, tornam o todo mais completo e mais capacitado para chegar até o ponto desejado.

Obviamente, algumas pessoas têm maior facilidade no trabalho em equipe do que outras. Porém, relacionar-se com os colegas de trabalho exige um tipo de inteligência que pode ser desenvolvido em todos: empatia, saber ouvir e ter a capacidade de enxergar o bem maior são fatores que podem ser treinados.

A empresa precisa de equipes

As equipes de alta performance são essenciais para o sucesso de uma empresa.

Ao promover um ambiente de troca, união e permitir que os colaboradores expressem seus talentos em suas equipes, a empresa se coloca à frente de sua concorrência e poderá se beneficiar grandemente da contribuição de todos.

Quais são as dificuldades enfrentadas pelo trabalho em equipe?

O trabalho em equipe possui alguns desafios, principalmente quando existe uma busca por boa comunicação entre todos os colaboradores, a criação de um ambiente saudável e com um bom relacionamento interpessoal exige tempo, dedicação e respeito.

Um exemplo para ilustrar um pouco mais o cenário de trabalho em equipe é um time de futebol, onde a meta é ganhar o jogo, porém se o nosso time fizer a mesma quantidade de gols que o adversário também fez, o objetivo não será cumprido.

É importante que toda a equipe trabalhe em conjunto para alcançar a meta, que no exemplo seria de vencer o time adversário com o maior número de gols marcados. A defesa e o ataque precisam traçar estratégias, de acordo com as orientações do seu treinador, para que juntos, alcancem o objetivo traçado.

A essência do espírito de equipe é alcançar os objetivos traçados, trabalhando em conjunto, em harmonia e em colaboração.

Mas existem dificuldades que podem atrapalhar o desempenho da equipe, atrasando as metas e trazendo problemas para os relacionamentos interpessoais, conheça alguns a seguir.

Individualismo

Existem alguns colaboradores que desejam apenas cumprir o seu papel, para receber o seu salário, sem trabalho em equipe. E no momento de uma promoção salarial ou outro tipo de reconhecimento, não existe espírito de equipe, é apenas ele por ele.

Esse tipo de pensamento pode ir na “contramão” de quem está buscando por um reconhecimento, uma promoção ou almejando um cargo mais alto na hierarquia empresarial.

No momento que entendemos o que é realmente o trabalho em equipe, percebemos que não é apenas um colaborador que influencia no crescimento de uma empresa, mas sim o time de colaboradores, que estão desempenhando seu papel da melhor forma possível.

Flexibilidade

Na atuação no ambiente empresarial é importante ter em mente que as pessoas são diferentes, com opiniões, metodologias de trabalho, com rotinas, histórias e desejos completamente diferentes, e esse conjunto de diferenças que tem o poder de mudar a história de uma empresa, com um time diversificado, que atua com qualidade.

Conseguir ser flexível é ter a percepção que o respeito é a base para um relacionamento saudável dentro da equipe, e com demais membros da empresa. É preciso aprender a ouvir opiniões contrárias as suas, e respeitar, sem pensar e verbalizar que a sua opinião é a melhor, e argumentar.

O ideal que as ideias sejam igualmente ouvidas, para que em seguida, aconteça o entendimento coletivo sobre qual terá o melhor resultado dentre o cenário em avaliação, como uma solução para um problema recorrente, ou sobre qualquer outro cenário.

A união das ideias, sem conflitos, é capaz de gerar soluções incríveis.

Falha na comunicação

Uma equipe que não se comunica, não consegue desenvolver um trabalho de qualidade. A comunicação quando está truncada, gera retrabalho, entregas sem qualidades e fora das expectativas. Não compartilhar informações pertinentes geram grandes prejuízos para toda a equipe.

É necessário entender que para trabalhar em equipe, é necessário trocar ideias, conhecimentos, sugestões, tirar dúvidas com seus companheiros de equipe e estar aberto à receber críticas, quando for necessário.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee