Blog Diferente Para Ser Diferente
Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

O escritório é um local onde os profissionais passam a maior parte do tempo, por isso, é importante que ele seja confortável.

O conforto não atende apenas às necessidades de cuidados com o corpo, como postura e opções laborais para o trabalho, mas também ajuda a aumentar a concentração.

Naturalmente, quando o colaborador consegue se concentrar melhor, ele produz mais e a empresa sai no lucro.

Tendo isso em mente, neste artigo, vamos falar sobre a importância de ter um bom ambiente de trabalho, dar algumas dicas para melhorar o escritório, além de abordar quais são os benefícios dessas mudanças. Acompanhe!

Importância de um bom ambiente de trabalho

Estar em um ambiente saudável de trabalho é fundamental para qualquer tipo de empresa. Isso porque esse ambiente deixa os funcionários mais felizes e saudáveis, o que os torna mais produtivos, proativos e criativos.

Isso envolve diretamente a motivação, objetivo buscado pela maioria dos profissionais, assim como uma melhor relação interpessoal entre colegas e líderes.

Além disso, um bom ambiente de trabalho, com móveis de qualidade, bem limpo e com boa organização, traz mais conforto para o trabalhador.

Para garantir isso, algumas vezes, pode ser necessária uma reforma comercial para adaptar os espaços e garantir todo o conforto e praticidade para o dia a dia de trabalho.

Em outros casos, apenas uma pequena mudança precisa ser feita. Para saber mais sobre como transformar o local de trabalho, acompanhe as dicas do próximo tópico.

Dicas para melhorar o escritório

Como vimos, um ambiente de trabalho confortável traz muitas vantagens para os colaboradores e também para a empresa, como:

Aumento da produtividade;
Maior conforto;
Ambiente mais saudável;
Funcionários mais satisfeitos.

Só que para conseguir esses benefícios, é preciso fazer algumas alterações, e dentre elas, as que mais se destacam são:

1.    Parede personalizada pelos funcionários

As paredes do escritório, seja na parte de dentro ou revestimento externo textura, não precisam ser tão sóbrias. É possível colocar mais cor e ainda permitir que os próprios colaboradores personalizem.

Por exemplo, a parede pode ser toda pintada com uma tinta lousa e os funcionários usam giz para deixar recados ou frases motivacionais, desenhos, metas, entre outros. 

Caso seja preciso, pode-se apagar o que foi feito antes, o que ajudar a variar o aspecto do escritório.

2.    Espaço para repouso

Muitas empresas têm investido em um espaço para repouso dos colaboradores antes ou depois do expediente, e também na hora do almoço.

Trata-se de um local aconchegante que ajuda os funcionários a descansarem para retomar suas atividades, ou as chamadas “salas de descompressão”.

Uma dica para montar esse espaço é usar um sofá confortável, de qualquer cor. Também é interessante distribuir pufes e almofadas, disponibilizar uma geladeira e colocar cortina prega franzida nas janelas.

Algumas empresas investem em recursos de lazer, como mesa de sinuca e pebolim, TVs, serviços de streaming, wi-fi, etc.

3.    Móveis ergonômicos

Independentemente do setor de atuação da empresa, é fundamental que ela invista em móveis ergonômicos para seus colaboradores.

Nos escritórios, os profissionais passam muito tempo sentados, por isso, é importante que móveis - como as cadeiras - sejam adequadas e possibilitem que eles tenham uma boa postura.

As mesas devem ter altura ajustável, além de terem espaço suficiente para todos os equipamentos e instrumentos de trabalho, como computadores, impressoras, telefones, papéis e demais itens.

4.    Murais de recados e lembretes

Outro item que além de decorar e tornar o ambiente mais confortável, ajuda no dia a dia de trabalho é o mural de recados.

Eles podem ser feitos de diversos materiais e os colaboradores podem usá-lo para deixar lembretes, avisos, mensagens e outras necessidades relacionadas ao trabalho.

Para pendurar os recados, pode ser usado adesivo plástico personalizado, ímãs, tachinhas, dentre outras possibilidades que dependem do tipo de material usado.

Conclusão

Investir nessas pequenas mudanças e reformas pode ser essencial para os colaboradores. Eles se sentem mais confortáveis e dispostos, pois estão inseridos em um ambiente de trabalho que garante conforto e bem-estar.

Com isso, se tornam mais produtivos e trazem resultados positivos para a empresa em que atuam. Isso os faz enxergar a importância de seu trabalho, melhorando a cada dia as tarefas realizadas.

Dessa forma, os negócios que investem em um escritório adequado aos seus colaboradores têm acesso a muitos benefícios, que se transformam em lucros ao longo do tempo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!