Tempero comum na mesa dos brasileiros, fazendo par com o azeite no galheteiro, o vinagre muitas vezes é guardado de forma errada: embaixo da pia. Mas por que não se deve guardar dessa forma? Aqui te explicamos direitinho as razões e ainda te damos dicas de armazenamento, formas de fazer seu vinagre durar mais tempo e até outros usos desse tempero.


Para evitar que seu vinagre estrague antes do tempo, guarde-o sempre na geladeira.

O vinagre ? seja de maçã, balsâmico, de vinho, orgânico ou de arroz ? quando mantido fora da geladeira, em temperatura ambiente, pode sofrer a ação de microorganismos e estragar antes mesmo da sua validade chegar. O correto é guardá-lo em um local refrigerado, de preferência na porta do refrigerador. Com essa dica, seu vinagre durará mais tempo e não ficará azedo.

Indispensável no tempero de vários pratos, pode ser usado em conservas e como molho para carnes.

Velho conhecido dos brasileiros, o vinagre é, em muitos casos, indispensável para o tempero de alguns pratos. E não pense que seu uso se limita às saladas de folha ou legumes, porque ele vai muito além. Pode também ser utilizado, por exemplo, no preparo de conservas, de antepastos e como toque final de um saboroso ceviche (aquele prato típico peruano feito com peixe marinado).  Misturado com orégano e outras ervas, o vinagre vira um delicioso molho para carnes. Aliás, é muito usado também para amaciar carnes, frangos e peixes. E ainda ajuda o arroz a ficar soltinho, é só adicionar uma colher de sopa na água do cozimento.

Na hora de cozinhar, use o vinagre como substituto do sal
Por seu sabor forte e marcante e suas pouquíssimas calorias, o vinagre pode ser um excelente substituto do sal na cozinha. Bom para os hipertensos! Além disso, assim como o vinho, ele é rico em antioxidantes, o que favorece um envelhecimento mais saudável.

Confira outros usos do vinagre na cozinha
Sabia que o vinagre tem outras utilidades além de tempero de comidas? Conheça outras de suas vantagens:

– Queridinho de muitas donas de casa, ele funciona como um potente material de limpeza, pois contem ácido, o que lhe confere propriedades antissépticas.

– É um ótimo aliado para higienizar todo tipo de verdura ou legume. É só deixá-los de molho em uma solução com 1 colher  de sopa de vinagre e 1 litro de água, por aproximadamente 15 minutos.

– Também evita que as formas de alumínio fiquem pretas, quando usadas para fazer banho-maria. Lembre-se de pingar umas gotinhas na água, antes de começar o processo.

– Excelente para limpar panelas de inox ou alumínio. Encha o recipiente com água e adicione 4 colheres de sopa de vinagre. Leve ao fogo até ferver. Depois é só lavar normalmente com detergente e passar um paninho para dar um brilho.

– Sabe aquela gordura que fica agarrada na frigideira e nas grelhas do fogão? O vinagre tira, é só pingar algumas gotas, deixar de molho e depois passar um pano úmido.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee