O Rio de Janeiro é uma das cidades mais visitadas do Brasil. Sendo considerado um berço da cultura, seus museus estão entre os mais atrativos e ajudam a manter toda a vida e a história carioca em foco. Além disso, muitos desses locais possuem importantes artigos históricos.

Ademais, é importante dizer que o Rio de Janeiro é conhecido como Cidade Maravilhosa por diversos motivos. Suas praias chamam a atenção do mundo inteiro, e monumentos como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar são imperdíveis.

Milhares de turistas visitam a cidade durante o ano todo, ávidos por conhecer mais do local e de sua cultura e arte, além de festas populares e eventos sazonais como o carnaval e o ano novo.

Inclusive, muitas pessoas se beneficiam desse circuito de museus, principalmente algumas empresas de prestação de serviços de limpeza e conservação, que os mantém em ordem.

Para aqueles que gostam de conhecer mais sobre a história de um local, existem diversos museus que chamam muita atenção dentro do Rio de Janeiro, desde locais com obras de arte até construções modernas e integração com a tecnologia.

Além disso, os museus são um ótimo passeio para fazer em família, servindo como uma atividade que ao mesmo tempo é divertida e cheia de informações úteis, servindo também como uma fonte de aprendizado e de desenvolvimento humano.

Entretanto, é interessante se informar sobre o museu que você está indo visitar, para saber o que esperar, bem como para procurar elementos que são importantes de conhecer em qualquer um destes lugares.

Assim, essa lista com alguns dos museus mais interessantes do Rio vai te ajudar no momento da visitação, seja para saber quais locais contam com tratamento de superfície ou quais obras você encontrará.

Conheça alguns dos museus do Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro tem muita influência na história do Brasil. Ponto importante desde o início da jornada do país, e antiga capital, os elementos históricos muitas vezes se misturam com os modernos.

Edifícios e construções clássicas dividem espaço com altos e modernos edifícios, enquanto nos museus se mantém viva a chama da história, apresentando para as gerações um pouco do que o país viveu desde a chegada dos colonizadores portugueses.

Isso não significa que não há espaço para o novo. Até mesmo museus com controle de acesso biométrico já são uma realidade na região.

Assim, os museus de arte moderna e de tecnologia são um espetáculo à parte, repletos de interatividade e ações que permitem que você entre em contato com um mundo do futuro, onde obras inovadoras são expostas.

Para conhecer melhor um pouco de toda essa história e cultura, alguns museus serão listados abaixo. Basta escolher aqueles que mais lhe interessam para iniciar sua jornada de conhecimento, explorando todo o potencial que os museus do Rio têm para proporcionar.

Museu do Amanhã

Este é um dos museus mais novos do Rio de Janeiro, com sua inauguração tendo sido realizada no ano de 2015. O primeiro destaque para o Museu do Amanhã está em sua estrutura ultra moderna, criada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

O local é tão impactante que se tornou um dos principais pontos de turismo, e um dos cartões postais da cidade, atraindo diariamente centenas de pessoas para conhecerem este museu.

A ideia do Museu do Amanhã não é recordar o passado, mas sim olhar para o futuro. Trata-se de um museu de ciência e inovação, que mostra toda a trajetória que o planeta percorreu até o momento, e todas as possibilidades de transformação que ele oferece.

A ideia do museu do amanhã é gerar uma reflexão acerca do ser humano, de onde viemos, como alcançamos o nosso patamar atual e até onde chegaremos, com questões importantes sobre a sustentabilidade, a proteção do ambiente e a preservação do ser humano.

Além das obras do museu, também é possível encontrar no local:

  • Exposições temporárias;

  • Mostras itinerantes;

  • Atividades culturais;

  • Loja de souvenires.

Alguns locais próximos possuem até tratamento acústico para oferecer eventos musicais de qualidade. Ademais, o museu tem um custo de manutenção para a entrada, exceto nos casos de crianças acima de 5 anos e de idosos a partir de 60 anos.

Entretanto, para disseminar a cultura e a arte, às terças-feiras o museu segue aberto gratuitamente, permitindo que qualquer pessoa tenha acesso ao acervo.

Além disso, estudantes e professores da rede pública também se beneficiam de gratuidade de quarta a sexta-feira, garantindo assim uma possibilidade mais extensa de conhecer o local.

Museu de Arte do Rio

O Museu de Arte do Rio de Janeiro possui um dos maiores acervos de arte do país, e sua estrutura se divide entre o novo e o clássico.

Um dos edifícios é moderno e arrojado, com uma estrutura muito diferente de sua contraparte clássica, que foi o antigo palacete de Dom João VI.  

Conhecido popularmente como MAR, o Museu de Arte do Rio possui um andar exclusivo para obras de artistas cariocas, e outro apenas para arte contemporânea. Além disso, o local costuma receber diversas exposições temporárias, atraindo público o ano todo.

Na cobertura do museu fica o Restaurante Mauá, um dos pontos turísticos da gastronomia no Rio de Janeiro, e ainda existe um espaço para empresas de organização de eventos no terraço.

Os valores são similares aos do Museu do Amanhã, tanto em gratuidade quanto em pagamento. Além disso, o acesso ao café no terraço e ao restaurante são gratuitas.

O local ainda oferece uma tarifa promocional para acesso ao MAR e ao Museu do Amanhã em conjunto.

Museu da República

Um dos museus mais importantes da história brasileira, a construção onde ele se encontra foi inaugurada em 1897.

Na época conhecido como Palácio Nova Friburgo, o edifício era do governo federal, que usou-o como sede da presidência da república enquanto o Rio era a capital do país. Nesse período, foi renomeado para Palácio do Catete.

A restauração e manutenção de estrutura, estilo e objetos da época é um dos elementos que mais chama atenção na visitação. Além disso, o local é protegido com tecnologia, como a de transmissor de temperatura para evitar o desgaste.

Além disso, alguns eventos históricos conhecidos, como o suicidio do ex-presidente Getúlio Vargas em 1954, se deram nesse local. Tanto a arma utilizada por ele quanto o pijama ficam expostos no museu, onde é possível ainda ver o furo da bala e manchas de sangue.

O espaço ainda conta com um grande jardim utilizado como área de lazer, com um espaço verde muito grande, uma lanchonete e um cinema de exibições culturais e alternativas. É comum neste espaço acontecerem eventos de músicas e feiras diversas também.

A entrada é gratuita às quartas e aos domingos, e no restante da semana possui uma taxa módica para a entrada. Além disso, há isenção para menores de 10 anos e maiores de 60, sendo que o acesso ao jardim é gratuito.

Importante ressaltar que o contador de fluxo de pessoas desse museu dificilmente fica parado, tamanha é a quantidade de visitantes.

Museu de Arte Urbana do Porto

Este é uma das mais recentes adições ao cenário cultural carioca. O local ficou famoso por conta das Olimpíadas do Rio de Janeiro, que ocorreram no ano de 2016 e teve o Porto Maravilha como Boulevard Olímpico.

Depois do evento ter se encerrado, o local se transformou em um grande museu a céu aberto, que engloba alguns bairros do Rio de Janeiro. Trata-se de um museu com mais de três quilômetros de extensão, e com painéis e grafittes variados.

Estas obras de arte podem ser vistas em dois roteiros diferentes, ambos a pé. Conhecido popularmente como MAUP, a ideia foi uma inspiração do bairro Wynkwook, na cidade de Miami, que possui efeito similar.

O objetivo deste museu é celebrar a arte urbana e a cultura do grafite, além de capacitar jovens moradores da região a encontrarem na arte sua própria voz. Alguns dos grandes nomes do grafite no Brasil e no exterior têm artes expostas no local.

Além disso, existe uma sede física do museu, no edifício Aqwa Corporate, e lá é possível agendar visitas guiadas, visitar uma galeria e até mesmo comprar souvenires em uma lojinha, como bolsas promocionais.

Por se tratar de um museu a céu aberto e na rua, não existe um horário de funcionamento, ficando disponível a todo momento para qualquer pessoa. Entretanto, as visitas guiadas possuem preço sob consulta, que deve ser acordado no momento do agendamento.

Considerações finais

O Rio de Janeiro é um polo cultural Brasileiro, e existe muito mais ainda a se explorar na Cidade Maravilhosa. Dentre os museus escolhidos, que costumam ser os mais populares entre os turistas, há diversas outras opções para todos os gostos.

Por isso, é fundamental identificar este como um dos principais pontos para visitar a cidade e explorar mais do que os pontos já conhecidos da maioria das pessoas. Esteja visitando novamente o Rio ou indo pela primeira vez, estes locais valem a visita.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee