Gosta ou quer começar a praticar trekking? Então, confira 3 incríveis lugares para fazer trilhas no Brasil, com níveis de dificuldade de fácil a difícil. 


Quem gosta de aventura e estar na natureza, encontra no trekking tudo que precisa para se divertir e ter bons momentos de lazer. E as trilhas no Brasil são ótimas opções, e você pode se exercitar e curtir um passeio bacana em meio a belas paisagens.



Muitas pessoas gostam de fazer trilhas nacionais, outras têm vontade, mas não sabem por onde começar. Assim, o ideal é iniciar com trilhas leves e de fácil acesso, já para os mais avançados no trekking, outras trilhas podem ser realizadas. Assim, neste post, conheça 3 incríveis lugares para fazer trilhas no Brasil.


1. Trilhas no Brasil: Praia de Naufragados 

Uma das trilhas no Brasil que vale a pena conferir é a da Praia de Naufragados, no sul da ilha de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. O lugar faz parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.


Essa é uma trilha considerada de nível leve, ou seja, pode ser realizada por pessoas iniciantes até avançadas em trekking. 


Naufragados fica no extremo sul da ilha da magia, como é conhecida Florianópolis. O nome do lugar é devido a duas embarcações naufragadas em 1753 nesta praia.


Para chegar até o início da trilha, é necessário seguir pela Baldicero Filomeno, rodovia que chega até a Caieira da Barra do Sul. Apesar de ser um ponto distante do centro da cidade, a estrada é movimentada e segura, e um lugar que  a maioria dos nativos conhecem.


O trajeto até o início da trilha pode ser feito tanto por ônibus, saindo do terminal do Rio Tavares, de veículo próprio ou aplicativos de carros, que atendem na capital. 


O começo da trilha de Naufragados fica no final da Baldicero Filomeno. Se você for de veículo próprio, no local há estacionamentos e pequenos comércios, como lanchonetes e bares. 


Essa é uma das trilhas no Brasil de curta extensão, com 3 km. O percurso possui pouca dificuldade, uma pessoa em bom estado de saúde e com o mínimo de condicionamento físico consegue fazer essa trilha tranquilamente. 


O tempo até chegar à praia de Naufragados varia entre 30 a 40 minutos. A trilha costuma estar bem sinalizada e é mais frequentada no período de alta temporada, entre os meses de novembro a março. 


No local, você encontra poucos bares e restaurantes. Além da faixa de areia, você também pode ficar no rio que corta a praia e desemboca no mar. O riozinho da Praia de Naufragados é seguro, pode ser frequentado por famílias com crianças. 


No mar, sempre tenha cuidado, pois geralmente não há salva-vidas nessa praia. 


Durante a trilha, fique atento a lugares pouco sinalizados e escorregadios. Utilize sempre roupas adequadas, confortáveis e sapatos apropriados. Não se esqueça de itens básicos, como:


  • Protetor solar

  • Água

  • Alimentos de fácil consumo

  • Kit básico de primeiros socorros

  • Celular e números de telefones para contato com família, amigos, hotel, órgãos como 193 (Bombeiros) e 190 (Polícia Militar), garantindo sempre a comunicação e segurança durante a realização da trilha. 

2. Trilhas no Parque Estadual da Cantareira

Uma das trilhas no Brasil indicadas para quem está ou pretende visitar a região sudeste é a do Parque Estadual da Cantareira.


O Parque Estadual da Cantareira está localizado na capital paulista, na Zona Norte da cidade. A trilha mais conhecida do Parque Estadual da Cantareira é a da Pedra Grande, além dela há a do Engordador.


No Parque, há um abrigo de animais silvestres em extinção, como:

  • Bugio

  • Gavião-pomba

  • Gato-do-mato

  • Jaguatirica

  • Entre outros

Trilha da Pedra Grande 

Com nível de dificuldade médio, a trilha da Pedra Grande tem um percurso de 9,6 km e 2 horas de duração, aproximadamente. Essa é uma das trilhas no Brasil obrigatória para conhecer as belezas naturais dos remanescentes da Mata Atlântica.


Fique preparado para uma boa subida, porém, o local é bem asfaltado e possui árvores para descansar e se proteger do sol até chegar ao cume da Pedra Grande. Ao chegar é só aproveitar a vista e curtir ainda mais esse lugar.


Lembre-se: o local possui muitos animais silvestres, como macacos, então não se surpreenda ao encontrá-los pelo caminho. 

Trilha do Engordador

A trilha do Engordados é uma das trilhas no Brasil que faz parte Parque Estadual da Cantareira. Com 3 km de percurso, a sua duração é de 1 hora e 30 minutos, sendo considerada de nível leve.


A trilha do Engordador é circular e revela surpresas aos visitantes. No local, é possível avistar e aproveitar de diversas belezas naturais, como:

  • Cachoeira do Véu

  • Cachoeira do Tombo

  • Cachoeira do Engordador

  • Três quedas d’água


Essa é uma das trilhas no Brasil para quem não pode sair das grandes metrópoles, mas quer aproveitar bons momentos em meio a  natureza. 


Endereço Parque Estadual da Cantareira: R. do Horto, 1799 - Horto Florestal, São Paulo - SP, 02377-000. Abre de quarta-feira a domingo,  das 08h às 13h.

Telefone: (11) 2203-3266

Entrada: R$ 16,00. O valor pode sofrer alterações sem aviso prévio.

3. Cachoeira da Fumaça na Chapada Diamantina

O nordeste é outra região com diversas trilhas no Brasil. Uma delas é a da Cachoeira da Fumaça, localizada na Chapada Diamantina, no Estado da Bahia. O nome da cachoeira é por causa da sua extensa queda, dando a impressão de ser uma cortina de fumaça.


A Cachoeira da Fumaça é considerada a segunda maior queda d'água do país, com 400 metros. Por isso, muitos trilheiros não perdem a oportunidade de conhecer esse lugar inesquecível. 


Entretanto, essa é uma das extensas trilhas no Brasil, a duração pode levar até 3 dias.  O percurso completo da trilha da Cachoeira da Fumaça é de 20 km. 


Se quiser um percurso mais fácil, é possível fazer a trilha por outro percurso, com 6 km, acessando o local pela parte de cima da cachoeira. 


A trilha fica localizada no Parque Nacional da Chapada Diamantina. Por ser uma trilha considerada de nível muito difícil, é imprescindível o acompanhamento de um guia local e todos os cuidados de segurança necessários para um trekking pesado. 



Um bom preparo físico e boa saúde são essenciais para realizar a trilha da Cachoeira da Fumaça.


Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee